La temática indígena en las escuelas: experiencias de formación continuada de profesores en el estado de Minas Gerais/Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Isobe, Rogéria Moreira Rezende
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pedrosa, Neide Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3826
Resumo: Este trabalho objetiva relatar a experiência de capacitação docente desenvolvida em um curso de aperfeiçoamento realizado no período de 2014 a 2015 sob a coordenação de professores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).  O processo de formação buscou qualificar a abordagem sobre a cultura indígena nas escolas, conforme determinação da Lei nº 11.645/2008, e debater sobre a implementação de ambientes digitais nas comunidades indígenas, numa perspectiva de emancipação que enfatiza, sobretudo, a interação ativa do sujeito com as mídias digitais como consumidor e como produtor de seus conteúdos e processos. O curso – preconizado pela Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública (RENAFORM) – foi estruturado em duas atividades articuladas: aulas presenciais e à distância, e seminários temáticos com a participação de representantes de comunidades indígenas localizadas em Ji-Paraná/Rondônia, que palestraram sobre a inclusão digital nas aldeias Arara (Karo) e Gavião (Ikólóéhj). A experiência evidenciou a potencialidade das ações de formação continuada para o desenvolvimento de uma educação intercultural e demonstrou, por sua vez, que ainda são muitos os desafios a serem enfrentados para efetividade dos processos de inclusão digital no Brasil.
id UNIR-3_728502fe110579b0c9a65d6f3f122141
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/3826
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling La temática indígena en las escuelas: experiencias de formación continuada de profesores en el estado de Minas Gerais/BrasilThe thematics of indigenous people in schools: continuing teacher training experiences in the state of Minas Gerais/BrazilA temática indígena nas escolas: experiências de formação continuada de professores em Minas GeraisFormação docente. Inclusão digital. Interculturalidade.Formación docente. Inclusión digital. Interculturalidad.Teacher training. Digital inclusion. Interculturality.Este trabalho objetiva relatar a experiência de capacitação docente desenvolvida em um curso de aperfeiçoamento realizado no período de 2014 a 2015 sob a coordenação de professores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).  O processo de formação buscou qualificar a abordagem sobre a cultura indígena nas escolas, conforme determinação da Lei nº 11.645/2008, e debater sobre a implementação de ambientes digitais nas comunidades indígenas, numa perspectiva de emancipação que enfatiza, sobretudo, a interação ativa do sujeito com as mídias digitais como consumidor e como produtor de seus conteúdos e processos. O curso – preconizado pela Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública (RENAFORM) – foi estruturado em duas atividades articuladas: aulas presenciais e à distância, e seminários temáticos com a participação de representantes de comunidades indígenas localizadas em Ji-Paraná/Rondônia, que palestraram sobre a inclusão digital nas aldeias Arara (Karo) e Gavião (Ikólóéhj). A experiência evidenciou a potencialidade das ações de formação continuada para o desenvolvimento de uma educação intercultural e demonstrou, por sua vez, que ainda são muitos os desafios a serem enfrentados para efetividade dos processos de inclusão digital no Brasil.This study aims at reporting the experience of teacher training developed at an improvement course conducted from 2014 to 2015 under the coordination of teachers of the Federal University of the “Triângulo Mineiro” (UFTM).The training process sought to qualify the approach to indigenous people’s culture in schools, as determined by Brazilian Law nº 11.645/2008 and to discuss the implementation of digital environments on indigenous communities from the perspective of emancipation that emphasizes, above all, the active interaction of the subject with the digital media as a consumer and as a producer of its contents and processes. The course - recommended by the National Network of Continuing Training of Teachers of the Basic Public Education System (RENAFORM) - was structured in two articulated activities: face-to-face and distance learning, and thematic seminars with the participation of representatives of indigenous communities located in Ji-Paraná (Estate of Rondônia/Brazil), who spoke about digital inclusion in the villages of “Arara” (Karo) and “Gavião” (Ikólóéhj). The experience emphasized the potential of the actions of continuing teacher training for the development of an intercultural education and demonstrated, in turn, that there are still many challenges to be faced for the effectiveness of the digital inclusion processes in Brazil. Este trabajo objetiva relatar la experiencia de capacitación docente desarrollada en un curso de perfeccionamiento realizado en el período de 2014 a 2015 bajo la coordinación de profesores de la Universidad Federal del Triángulo Minero (UFTM). El proceso de formación buscó calificar el enfoque sobre la cultura indígena en las escuelas, conforme a la determinación de la Ley brasileña nº 11.645/2008 y debatir sobre la implementación de ambientes digitales en las comunidades indígenas, en una perspectiva de emancipación que enfatiza, sobre todo, la interacción activa del sujeto con las medios digitales como consumidor y como productor de sus contenidos y procesos. El curso - preconizado por la Red Nacional de Formación Continuada de los Profesionales de la Enseñanza de la Educación Básica Pública (RENAFORM) - fue estructurado en dos actividades articuladas: clases presenciales y a distancia, y seminarios temáticos con la participación de representantes de comunidades indígenas ubicadas en Ji-Paraná (estado de Rondônia/Brasil) que hablaron sobre la inclusión digital en las aldeas “Arara” (Karo) y “Gavião” (Ikólóéhj). La experiencia evidenció la potencialidad de las acciones de formación continuada para el desarrollo de una educación intercultural y demostró a su vez que aún son muchos los desafíos a ser enfrentados para la efectividad de los procesos de inclusión digital en Brasil.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2018-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/382610.26568/2359-2087.2018.3826EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 5 n. 12 (2018); 193-2062359-20872359-208710.26568/educa.v5i12reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3826/2589Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessIsobe, Rogéria Moreira RezendePedrosa, Neide Borges2018-12-27T04:42:22Zoai:periodicos.unir.br:article/3826Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2018-12-27T04:42:22Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv La temática indígena en las escuelas: experiencias de formación continuada de profesores en el estado de Minas Gerais/Brasil
The thematics of indigenous people in schools: continuing teacher training experiences in the state of Minas Gerais/Brazil
A temática indígena nas escolas: experiências de formação continuada de professores em Minas Gerais
title La temática indígena en las escuelas: experiencias de formación continuada de profesores en el estado de Minas Gerais/Brasil
spellingShingle La temática indígena en las escuelas: experiencias de formación continuada de profesores en el estado de Minas Gerais/Brasil
Isobe, Rogéria Moreira Rezende
Formação docente. Inclusão digital. Interculturalidade.
Formación docente. Inclusión digital. Interculturalidad.
Teacher training. Digital inclusion. Interculturality.
title_short La temática indígena en las escuelas: experiencias de formación continuada de profesores en el estado de Minas Gerais/Brasil
title_full La temática indígena en las escuelas: experiencias de formación continuada de profesores en el estado de Minas Gerais/Brasil
title_fullStr La temática indígena en las escuelas: experiencias de formación continuada de profesores en el estado de Minas Gerais/Brasil
title_full_unstemmed La temática indígena en las escuelas: experiencias de formación continuada de profesores en el estado de Minas Gerais/Brasil
title_sort La temática indígena en las escuelas: experiencias de formación continuada de profesores en el estado de Minas Gerais/Brasil
author Isobe, Rogéria Moreira Rezende
author_facet Isobe, Rogéria Moreira Rezende
Pedrosa, Neide Borges
author_role author
author2 Pedrosa, Neide Borges
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Isobe, Rogéria Moreira Rezende
Pedrosa, Neide Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente. Inclusão digital. Interculturalidade.
Formación docente. Inclusión digital. Interculturalidad.
Teacher training. Digital inclusion. Interculturality.
topic Formação docente. Inclusão digital. Interculturalidade.
Formación docente. Inclusión digital. Interculturalidad.
Teacher training. Digital inclusion. Interculturality.
description Este trabalho objetiva relatar a experiência de capacitação docente desenvolvida em um curso de aperfeiçoamento realizado no período de 2014 a 2015 sob a coordenação de professores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).  O processo de formação buscou qualificar a abordagem sobre a cultura indígena nas escolas, conforme determinação da Lei nº 11.645/2008, e debater sobre a implementação de ambientes digitais nas comunidades indígenas, numa perspectiva de emancipação que enfatiza, sobretudo, a interação ativa do sujeito com as mídias digitais como consumidor e como produtor de seus conteúdos e processos. O curso – preconizado pela Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública (RENAFORM) – foi estruturado em duas atividades articuladas: aulas presenciais e à distância, e seminários temáticos com a participação de representantes de comunidades indígenas localizadas em Ji-Paraná/Rondônia, que palestraram sobre a inclusão digital nas aldeias Arara (Karo) e Gavião (Ikólóéhj). A experiência evidenciou a potencialidade das ações de formação continuada para o desenvolvimento de uma educação intercultural e demonstrou, por sua vez, que ainda são muitos os desafios a serem enfrentados para efetividade dos processos de inclusão digital no Brasil.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3826
10.26568/2359-2087.2018.3826
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3826
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2018.3826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3826/2589
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 5 n. 12 (2018); 193-206
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v5i12
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174542708244480