La temática indígena en las escuelas: experiencias de formación continuada de profesores en el estado de Minas Gerais/Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3826 |
Resumo: | Este trabalho objetiva relatar a experiência de capacitação docente desenvolvida em um curso de aperfeiçoamento realizado no período de 2014 a 2015 sob a coordenação de professores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). O processo de formação buscou qualificar a abordagem sobre a cultura indígena nas escolas, conforme determinação da Lei nº 11.645/2008, e debater sobre a implementação de ambientes digitais nas comunidades indígenas, numa perspectiva de emancipação que enfatiza, sobretudo, a interação ativa do sujeito com as mídias digitais como consumidor e como produtor de seus conteúdos e processos. O curso – preconizado pela Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública (RENAFORM) – foi estruturado em duas atividades articuladas: aulas presenciais e à distância, e seminários temáticos com a participação de representantes de comunidades indígenas localizadas em Ji-Paraná/Rondônia, que palestraram sobre a inclusão digital nas aldeias Arara (Karo) e Gavião (Ikólóéhj). A experiência evidenciou a potencialidade das ações de formação continuada para o desenvolvimento de uma educação intercultural e demonstrou, por sua vez, que ainda são muitos os desafios a serem enfrentados para efetividade dos processos de inclusão digital no Brasil. |
id |
UNIR-3_728502fe110579b0c9a65d6f3f122141 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/3826 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
La temática indígena en las escuelas: experiencias de formación continuada de profesores en el estado de Minas Gerais/BrasilThe thematics of indigenous people in schools: continuing teacher training experiences in the state of Minas Gerais/BrazilA temática indígena nas escolas: experiências de formação continuada de professores em Minas GeraisFormação docente. Inclusão digital. Interculturalidade.Formación docente. Inclusión digital. Interculturalidad.Teacher training. Digital inclusion. Interculturality.Este trabalho objetiva relatar a experiência de capacitação docente desenvolvida em um curso de aperfeiçoamento realizado no período de 2014 a 2015 sob a coordenação de professores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). O processo de formação buscou qualificar a abordagem sobre a cultura indígena nas escolas, conforme determinação da Lei nº 11.645/2008, e debater sobre a implementação de ambientes digitais nas comunidades indígenas, numa perspectiva de emancipação que enfatiza, sobretudo, a interação ativa do sujeito com as mídias digitais como consumidor e como produtor de seus conteúdos e processos. O curso – preconizado pela Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública (RENAFORM) – foi estruturado em duas atividades articuladas: aulas presenciais e à distância, e seminários temáticos com a participação de representantes de comunidades indígenas localizadas em Ji-Paraná/Rondônia, que palestraram sobre a inclusão digital nas aldeias Arara (Karo) e Gavião (Ikólóéhj). A experiência evidenciou a potencialidade das ações de formação continuada para o desenvolvimento de uma educação intercultural e demonstrou, por sua vez, que ainda são muitos os desafios a serem enfrentados para efetividade dos processos de inclusão digital no Brasil.This study aims at reporting the experience of teacher training developed at an improvement course conducted from 2014 to 2015 under the coordination of teachers of the Federal University of the “Triângulo Mineiro” (UFTM).The training process sought to qualify the approach to indigenous people’s culture in schools, as determined by Brazilian Law nº 11.645/2008 and to discuss the implementation of digital environments on indigenous communities from the perspective of emancipation that emphasizes, above all, the active interaction of the subject with the digital media as a consumer and as a producer of its contents and processes. The course - recommended by the National Network of Continuing Training of Teachers of the Basic Public Education System (RENAFORM) - was structured in two articulated activities: face-to-face and distance learning, and thematic seminars with the participation of representatives of indigenous communities located in Ji-Paraná (Estate of Rondônia/Brazil), who spoke about digital inclusion in the villages of “Arara” (Karo) and “Gavião” (Ikólóéhj). The experience emphasized the potential of the actions of continuing teacher training for the development of an intercultural education and demonstrated, in turn, that there are still many challenges to be faced for the effectiveness of the digital inclusion processes in Brazil. Este trabajo objetiva relatar la experiencia de capacitación docente desarrollada en un curso de perfeccionamiento realizado en el período de 2014 a 2015 bajo la coordinación de profesores de la Universidad Federal del Triángulo Minero (UFTM). El proceso de formación buscó calificar el enfoque sobre la cultura indígena en las escuelas, conforme a la determinación de la Ley brasileña nº 11.645/2008 y debatir sobre la implementación de ambientes digitales en las comunidades indígenas, en una perspectiva de emancipación que enfatiza, sobre todo, la interacción activa del sujeto con las medios digitales como consumidor y como productor de sus contenidos y procesos. El curso - preconizado por la Red Nacional de Formación Continuada de los Profesionales de la Enseñanza de la Educación Básica Pública (RENAFORM) - fue estructurado en dos actividades articuladas: clases presenciales y a distancia, y seminarios temáticos con la participación de representantes de comunidades indígenas ubicadas en Ji-Paraná (estado de Rondônia/Brasil) que hablaron sobre la inclusión digital en las aldeas “Arara” (Karo) y “Gavião” (Ikólóéhj). La experiencia evidenció la potencialidad de las acciones de formación continuada para el desarrollo de una educación intercultural y demostró a su vez que aún son muchos los desafíos a ser enfrentados para la efectividad de los procesos de inclusión digital en Brasil.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2018-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/382610.26568/2359-2087.2018.3826EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 5 n. 12 (2018); 193-2062359-20872359-208710.26568/educa.v5i12reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3826/2589Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessIsobe, Rogéria Moreira RezendePedrosa, Neide Borges2018-12-27T04:42:22Zoai:periodicos.unir.br:article/3826Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2018-12-27T04:42:22Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
La temática indígena en las escuelas: experiencias de formación continuada de profesores en el estado de Minas Gerais/Brasil The thematics of indigenous people in schools: continuing teacher training experiences in the state of Minas Gerais/Brazil A temática indígena nas escolas: experiências de formação continuada de professores em Minas Gerais |
title |
La temática indígena en las escuelas: experiencias de formación continuada de profesores en el estado de Minas Gerais/Brasil |
spellingShingle |
La temática indígena en las escuelas: experiencias de formación continuada de profesores en el estado de Minas Gerais/Brasil Isobe, Rogéria Moreira Rezende Formação docente. Inclusão digital. Interculturalidade. Formación docente. Inclusión digital. Interculturalidad. Teacher training. Digital inclusion. Interculturality. |
title_short |
La temática indígena en las escuelas: experiencias de formación continuada de profesores en el estado de Minas Gerais/Brasil |
title_full |
La temática indígena en las escuelas: experiencias de formación continuada de profesores en el estado de Minas Gerais/Brasil |
title_fullStr |
La temática indígena en las escuelas: experiencias de formación continuada de profesores en el estado de Minas Gerais/Brasil |
title_full_unstemmed |
La temática indígena en las escuelas: experiencias de formación continuada de profesores en el estado de Minas Gerais/Brasil |
title_sort |
La temática indígena en las escuelas: experiencias de formación continuada de profesores en el estado de Minas Gerais/Brasil |
author |
Isobe, Rogéria Moreira Rezende |
author_facet |
Isobe, Rogéria Moreira Rezende Pedrosa, Neide Borges |
author_role |
author |
author2 |
Pedrosa, Neide Borges |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Isobe, Rogéria Moreira Rezende Pedrosa, Neide Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente. Inclusão digital. Interculturalidade. Formación docente. Inclusión digital. Interculturalidad. Teacher training. Digital inclusion. Interculturality. |
topic |
Formação docente. Inclusão digital. Interculturalidade. Formación docente. Inclusión digital. Interculturalidad. Teacher training. Digital inclusion. Interculturality. |
description |
Este trabalho objetiva relatar a experiência de capacitação docente desenvolvida em um curso de aperfeiçoamento realizado no período de 2014 a 2015 sob a coordenação de professores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). O processo de formação buscou qualificar a abordagem sobre a cultura indígena nas escolas, conforme determinação da Lei nº 11.645/2008, e debater sobre a implementação de ambientes digitais nas comunidades indígenas, numa perspectiva de emancipação que enfatiza, sobretudo, a interação ativa do sujeito com as mídias digitais como consumidor e como produtor de seus conteúdos e processos. O curso – preconizado pela Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública (RENAFORM) – foi estruturado em duas atividades articuladas: aulas presenciais e à distância, e seminários temáticos com a participação de representantes de comunidades indígenas localizadas em Ji-Paraná/Rondônia, que palestraram sobre a inclusão digital nas aldeias Arara (Karo) e Gavião (Ikólóéhj). A experiência evidenciou a potencialidade das ações de formação continuada para o desenvolvimento de uma educação intercultural e demonstrou, por sua vez, que ainda são muitos os desafios a serem enfrentados para efetividade dos processos de inclusão digital no Brasil. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3826 10.26568/2359-2087.2018.3826 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3826 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2018.3826 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3826/2589 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 5 n. 12 (2018); 193-206 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v5i12 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174542708244480 |