Compreendendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre pedagogia universitária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3424 |
Resumo: | Esse artigo decorre de pesquisas que as autoras vêm desenvolvendo em especial sobre a temática dos ciclos de vida profissional de professores do ensino superior. Discute os possíveis movimentos construtivos na trajetória docente de professores universitários. Essa discussão se dá a partir da busca pela compreensão dos movimentos construtivos da docência, bem como do delineamento de possíveis ciclos de vida profissional desses sujeitos. Os participantes da pesquisa foram agrupados considerando-se o tempo de experiência no magistério superior, com a finalidade de narrarem suas biografias. Nesta análise encontramos quatro movimentos construtivos da docência: preparação à carreira docente; entrada efetiva no magistério superior; marcas da pós-graduação na docência superior; professoralidade docente. Os achados permitem-nos especular que os fios das concepções de docência são tecidos a partir dos movimentos construtivos ao longo da trajetória docente, demarcando-os como um processo contínuo de aprendizagem docente. |
id |
UNB-32_39d33bc425b7626fed19cfdb4f7da513 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3424 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Compreendendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre pedagogia universitáriaPedagogia universitária;Movimentos construtivos;Docência superiorEsse artigo decorre de pesquisas que as autoras vêm desenvolvendo em especial sobre a temática dos ciclos de vida profissional de professores do ensino superior. Discute os possíveis movimentos construtivos na trajetória docente de professores universitários. Essa discussão se dá a partir da busca pela compreensão dos movimentos construtivos da docência, bem como do delineamento de possíveis ciclos de vida profissional desses sujeitos. Os participantes da pesquisa foram agrupados considerando-se o tempo de experiência no magistério superior, com a finalidade de narrarem suas biografias. Nesta análise encontramos quatro movimentos construtivos da docência: preparação à carreira docente; entrada efetiva no magistério superior; marcas da pós-graduação na docência superior; professoralidade docente. Os achados permitem-nos especular que os fios das concepções de docência são tecidos a partir dos movimentos construtivos ao longo da trajetória docente, demarcando-os como um processo contínuo de aprendizagem docente.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2008-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/342410.26512/lc.v14i26.3424Linhas Críticas; Vol. 14 No. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 43-60Linhas Críticas; Vol. 14 Núm. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 43-60Linhas Críticas; v. 14 n. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 43-601981-04311516-489610.26512/lc.v14i26reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3424/3112Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessIsaia, Silvia MariaBolzan, Doris2022-09-09T16:12:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3424Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:12:47Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreendendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre pedagogia universitária |
title |
Compreendendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre pedagogia universitária |
spellingShingle |
Compreendendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre pedagogia universitária Isaia, Silvia Maria Pedagogia universitária; Movimentos construtivos; Docência superior |
title_short |
Compreendendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre pedagogia universitária |
title_full |
Compreendendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre pedagogia universitária |
title_fullStr |
Compreendendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre pedagogia universitária |
title_full_unstemmed |
Compreendendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre pedagogia universitária |
title_sort |
Compreendendo os movimentos construtivos da docência superior: construções sobre pedagogia universitária |
author |
Isaia, Silvia Maria |
author_facet |
Isaia, Silvia Maria Bolzan, Doris |
author_role |
author |
author2 |
Bolzan, Doris |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Isaia, Silvia Maria Bolzan, Doris |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia universitária; Movimentos construtivos; Docência superior |
topic |
Pedagogia universitária; Movimentos construtivos; Docência superior |
description |
Esse artigo decorre de pesquisas que as autoras vêm desenvolvendo em especial sobre a temática dos ciclos de vida profissional de professores do ensino superior. Discute os possíveis movimentos construtivos na trajetória docente de professores universitários. Essa discussão se dá a partir da busca pela compreensão dos movimentos construtivos da docência, bem como do delineamento de possíveis ciclos de vida profissional desses sujeitos. Os participantes da pesquisa foram agrupados considerando-se o tempo de experiência no magistério superior, com a finalidade de narrarem suas biografias. Nesta análise encontramos quatro movimentos construtivos da docência: preparação à carreira docente; entrada efetiva no magistério superior; marcas da pós-graduação na docência superior; professoralidade docente. Os achados permitem-nos especular que os fios das concepções de docência são tecidos a partir dos movimentos construtivos ao longo da trajetória docente, demarcando-os como um processo contínuo de aprendizagem docente. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3424 10.26512/lc.v14i26.3424 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3424 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v14i26.3424 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3424/3112 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 14 No. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 43-60 Linhas Críticas; Vol. 14 Núm. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 43-60 Linhas Críticas; v. 14 n. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 43-60 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v14i26 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309285368856576 |