Obrigatoriedade de matrícula na pré-escola: análise do ponto de vista das famílias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
DOI: | 10.26512/lc.v25.2019.26433 |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/26433 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo problematizar a obrigatoriedade de matrícula na pré-escola para crianças de 4 e 5 anos de idade, proposta pela Lei 12.796, e compreender qual a percepção dos pais com relação aos encaminhamentos envoltos no cumprimento da lei. A pesquisa é de cunho qualitativo, partindo de referencial teórico e análise documental, e entrevistas com os responsáveis pelas crianças matriculadas na pré-escola. Foi possível reconhecer que a obrigatoriedade não necessariamente significa uma pré-escola de qualidade, e que os responsáveis interpretam a implementação da lei como direito ‘de aprender’ mais cedo, a despeito das condições de atendimento. |
id |
UNB-32_5c92994454f63965a818aaf0812b391d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/26433 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
spelling |
Obrigatoriedade de matrícula na pré-escola: análise do ponto de vista das famíliasObrigatoriedadeEducação InfantilFamília O artigo tem como objetivo problematizar a obrigatoriedade de matrícula na pré-escola para crianças de 4 e 5 anos de idade, proposta pela Lei 12.796, e compreender qual a percepção dos pais com relação aos encaminhamentos envoltos no cumprimento da lei. A pesquisa é de cunho qualitativo, partindo de referencial teórico e análise documental, e entrevistas com os responsáveis pelas crianças matriculadas na pré-escola. Foi possível reconhecer que a obrigatoriedade não necessariamente significa uma pré-escola de qualidade, e que os responsáveis interpretam a implementação da lei como direito ‘de aprender’ mais cedo, a despeito das condições de atendimento. Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2020-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2643310.26512/lc.v25.2019.26433Linhas Críticas; Vol. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (jan-dez); e26433Linhas Críticas; Vol. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (ene-dic); e26433Linhas Críticas; v. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (jan-dez); e264331981-04311516-489610.26512/lc.v25.2019reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/26433/25047https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/26433/31695Copyright (c) 2019 Linhas Criticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLira, Aliandra Cristina MesomoMachado, Leandra Souza2022-02-08T21:39:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/26433Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-02-08T21:39:52Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Obrigatoriedade de matrícula na pré-escola: análise do ponto de vista das famílias |
title |
Obrigatoriedade de matrícula na pré-escola: análise do ponto de vista das famílias |
spellingShingle |
Obrigatoriedade de matrícula na pré-escola: análise do ponto de vista das famílias Obrigatoriedade de matrícula na pré-escola: análise do ponto de vista das famílias Lira, Aliandra Cristina Mesomo Obrigatoriedade Educação Infantil Família Lira, Aliandra Cristina Mesomo Obrigatoriedade Educação Infantil Família |
title_short |
Obrigatoriedade de matrícula na pré-escola: análise do ponto de vista das famílias |
title_full |
Obrigatoriedade de matrícula na pré-escola: análise do ponto de vista das famílias |
title_fullStr |
Obrigatoriedade de matrícula na pré-escola: análise do ponto de vista das famílias Obrigatoriedade de matrícula na pré-escola: análise do ponto de vista das famílias |
title_full_unstemmed |
Obrigatoriedade de matrícula na pré-escola: análise do ponto de vista das famílias Obrigatoriedade de matrícula na pré-escola: análise do ponto de vista das famílias |
title_sort |
Obrigatoriedade de matrícula na pré-escola: análise do ponto de vista das famílias |
author |
Lira, Aliandra Cristina Mesomo |
author_facet |
Lira, Aliandra Cristina Mesomo Lira, Aliandra Cristina Mesomo Machado, Leandra Souza Machado, Leandra Souza |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Leandra Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lira, Aliandra Cristina Mesomo Machado, Leandra Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Obrigatoriedade Educação Infantil Família |
topic |
Obrigatoriedade Educação Infantil Família |
description |
O artigo tem como objetivo problematizar a obrigatoriedade de matrícula na pré-escola para crianças de 4 e 5 anos de idade, proposta pela Lei 12.796, e compreender qual a percepção dos pais com relação aos encaminhamentos envoltos no cumprimento da lei. A pesquisa é de cunho qualitativo, partindo de referencial teórico e análise documental, e entrevistas com os responsáveis pelas crianças matriculadas na pré-escola. Foi possível reconhecer que a obrigatoriedade não necessariamente significa uma pré-escola de qualidade, e que os responsáveis interpretam a implementação da lei como direito ‘de aprender’ mais cedo, a despeito das condições de atendimento. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/26433 10.26512/lc.v25.2019.26433 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/26433 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v25.2019.26433 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/26433/25047 https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/26433/31695 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Linhas Criticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Linhas Criticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (jan-dez); e26433 Linhas Críticas; Vol. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (ene-dic); e26433 Linhas Críticas; v. 25 (2019): Revista Linhas Críticas v. 25 (jan-dez); e26433 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v25.2019 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1822178787627892736 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.26512/lc.v25.2019.26433 |