“Ôh! Tu nasceu! Vai ter que ir pra escola!” : perspectivas de famílias do campo sobre a obrigatoriedade de matrícula na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boito, Crisliane
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102983
Resumo: Este trabalho resulta de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico realizada no assentamento de Trabalhadores Rurais Sem Terra – Integração Gaúcha/IRGA, localizado na cidade de Eldorado do Sul/RS. O local da pesquisa foi selecionado por possuir uma escola de Educação Infantil que atende crianças de 0 a 6 anos, filhas de famílias assentadas. O trabalho insere-se no campo das Políticas Públicas para Educação Infantil, e busca conhecer as perspectivas das famílias a respeito da Lei 12.796/13, que regulamenta a obrigatoriedade de matrícula de crianças a partir de quatro anos na Educação Infantil. Como estratégias metodológicas, foram utilizadas observações, entrevistas nas residências das famílias, registros fotográficos e diário de campo. O foco da análise deu-se principalmente através de entrevistas realizadas com seis famílias selecionadas por critérios pré-estabelecidos. A partir das análises, é possível afirmar que, no contexto pesquisado, o direito à Educação Infantil é reconhecido como fundamental para o desenvolvimento e cuidado das crianças, bem como para o trabalho das famílias no campo. Também foram identificadas recorrências quanto ao desejo de que as crianças participem da vida familiar no contexto cultural em que vivem e de que a matrícula na Educação seja opção da família.
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