O ensino com pesquisa: realidade, desafios e perspectivas na universidade brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3439 |
Resumo: | O ensino com pesquisa, abordado neste artigo, é uma proposta metodológica inovadora e que tem repercussão na qualidade do ensino. Numa primeira instância, o autor localizará e contextualizará a problemática. Durante o discurso, deixará claro que a pesquisa é a principal função da universidade e analisará a sua importância. Fará uma série de indagações sobre esta problemática, pois uma das características dos investigadores contemporâneos é o questionamento. Na segunda parte, analisará a pesquisa com ensino como uma das possibilidades metodológicas que o professor da educação superior poderá utilizar. Destacará o significado, a importância, o respaldo teórico, as mudanças que esta metodologia provoca no papel do professor e do aluno. Como culminância, tecerá algumas ponderações para reflexão sobre a realidade, os desafios e perspectivas do ensino com pesquisa na universidade brasileira. |
id |
UNB-32_5e20eba96963335381ed6fcf0d8adb4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3439 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino com pesquisa: realidade, desafios e perspectivas na universidade brasileiraEnsino com pesquisa;Educação superior;Metodologia do ensino;PesquisaO ensino com pesquisa, abordado neste artigo, é uma proposta metodológica inovadora e que tem repercussão na qualidade do ensino. Numa primeira instância, o autor localizará e contextualizará a problemática. Durante o discurso, deixará claro que a pesquisa é a principal função da universidade e analisará a sua importância. Fará uma série de indagações sobre esta problemática, pois uma das características dos investigadores contemporâneos é o questionamento. Na segunda parte, analisará a pesquisa com ensino como uma das possibilidades metodológicas que o professor da educação superior poderá utilizar. Destacará o significado, a importância, o respaldo teórico, as mudanças que esta metodologia provoca no papel do professor e do aluno. Como culminância, tecerá algumas ponderações para reflexão sobre a realidade, os desafios e perspectivas do ensino com pesquisa na universidade brasileira.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2008-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/343910.26512/lc.v14i26.3439Linhas Críticas; Vol. 14 No. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 131-150Linhas Críticas; Vol. 14 Núm. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 131-150Linhas Críticas; v. 14 n. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 131-1501981-04311516-489610.26512/lc.v14i26reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3439/3125Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLampert, Ernâni2022-09-09T16:12:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3439Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:12:50Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino com pesquisa: realidade, desafios e perspectivas na universidade brasileira |
title |
O ensino com pesquisa: realidade, desafios e perspectivas na universidade brasileira |
spellingShingle |
O ensino com pesquisa: realidade, desafios e perspectivas na universidade brasileira Lampert, Ernâni Ensino com pesquisa; Educação superior; Metodologia do ensino; Pesquisa |
title_short |
O ensino com pesquisa: realidade, desafios e perspectivas na universidade brasileira |
title_full |
O ensino com pesquisa: realidade, desafios e perspectivas na universidade brasileira |
title_fullStr |
O ensino com pesquisa: realidade, desafios e perspectivas na universidade brasileira |
title_full_unstemmed |
O ensino com pesquisa: realidade, desafios e perspectivas na universidade brasileira |
title_sort |
O ensino com pesquisa: realidade, desafios e perspectivas na universidade brasileira |
author |
Lampert, Ernâni |
author_facet |
Lampert, Ernâni |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lampert, Ernâni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino com pesquisa; Educação superior; Metodologia do ensino; Pesquisa |
topic |
Ensino com pesquisa; Educação superior; Metodologia do ensino; Pesquisa |
description |
O ensino com pesquisa, abordado neste artigo, é uma proposta metodológica inovadora e que tem repercussão na qualidade do ensino. Numa primeira instância, o autor localizará e contextualizará a problemática. Durante o discurso, deixará claro que a pesquisa é a principal função da universidade e analisará a sua importância. Fará uma série de indagações sobre esta problemática, pois uma das características dos investigadores contemporâneos é o questionamento. Na segunda parte, analisará a pesquisa com ensino como uma das possibilidades metodológicas que o professor da educação superior poderá utilizar. Destacará o significado, a importância, o respaldo teórico, as mudanças que esta metodologia provoca no papel do professor e do aluno. Como culminância, tecerá algumas ponderações para reflexão sobre a realidade, os desafios e perspectivas do ensino com pesquisa na universidade brasileira. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3439 10.26512/lc.v14i26.3439 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3439 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v14i26.3439 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3439/3125 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 14 No. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 131-150 Linhas Críticas; Vol. 14 Núm. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 131-150 Linhas Críticas; v. 14 n. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 131-150 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v14i26 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309285376196608 |