O ensino com pesquisa: realidade, desafios e perspectivas na universidade brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lampert, Ernâni
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3439
Resumo: O ensino com pesquisa, abordado neste artigo, é uma proposta metodológica inovadora e que tem repercussão na qualidade do ensino. Numa primeira instância, o autor localizará e contextualizará a problemática. Durante o discurso, deixará claro que a pesquisa é a principal função da universidade e analisará a sua importância. Fará uma série de indagações sobre esta problemática, pois uma das características dos investigadores contemporâneos é o questionamento. Na segunda parte, analisará a pesquisa com ensino como uma das possibilidades metodológicas que o professor da educação superior poderá utilizar. Destacará o significado, a importância, o respaldo teórico, as mudanças que esta metodologia provoca no papel do professor e do aluno. Como culminância, tecerá algumas ponderações para reflexão sobre a realidade, os desafios e perspectivas do ensino com pesquisa na universidade brasileira.
id UNB-32_5e20eba96963335381ed6fcf0d8adb4b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3439
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling O ensino com pesquisa: realidade, desafios e perspectivas na universidade brasileiraEnsino com pesquisa;Educação superior;Metodologia do ensino;PesquisaO ensino com pesquisa, abordado neste artigo, é uma proposta metodológica inovadora e que tem repercussão na qualidade do ensino. Numa primeira instância, o autor localizará e contextualizará a problemática. Durante o discurso, deixará claro que a pesquisa é a principal função da universidade e analisará a sua importância. Fará uma série de indagações sobre esta problemática, pois uma das características dos investigadores contemporâneos é o questionamento. Na segunda parte, analisará a pesquisa com ensino como uma das possibilidades metodológicas que o professor da educação superior poderá utilizar. Destacará o significado, a importância, o respaldo teórico, as mudanças que esta metodologia provoca no papel do professor e do aluno. Como culminância, tecerá algumas ponderações para reflexão sobre a realidade, os desafios e perspectivas do ensino com pesquisa na universidade brasileira.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2008-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/343910.26512/lc.v14i26.3439Linhas Críticas; Vol. 14 No. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 131-150Linhas Críticas; Vol. 14 Núm. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 131-150Linhas Crí­ticas; v. 14 n. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 131-1501981-04311516-489610.26512/lc.v14i26reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3439/3125Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLampert, Ernâni2022-09-09T16:12:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3439Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:12:50Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino com pesquisa: realidade, desafios e perspectivas na universidade brasileira
title O ensino com pesquisa: realidade, desafios e perspectivas na universidade brasileira
spellingShingle O ensino com pesquisa: realidade, desafios e perspectivas na universidade brasileira
Lampert, Ernâni
Ensino com pesquisa;
Educação superior;
Metodologia do ensino;
Pesquisa
title_short O ensino com pesquisa: realidade, desafios e perspectivas na universidade brasileira
title_full O ensino com pesquisa: realidade, desafios e perspectivas na universidade brasileira
title_fullStr O ensino com pesquisa: realidade, desafios e perspectivas na universidade brasileira
title_full_unstemmed O ensino com pesquisa: realidade, desafios e perspectivas na universidade brasileira
title_sort O ensino com pesquisa: realidade, desafios e perspectivas na universidade brasileira
author Lampert, Ernâni
author_facet Lampert, Ernâni
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lampert, Ernâni
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino com pesquisa;
Educação superior;
Metodologia do ensino;
Pesquisa
topic Ensino com pesquisa;
Educação superior;
Metodologia do ensino;
Pesquisa
description O ensino com pesquisa, abordado neste artigo, é uma proposta metodológica inovadora e que tem repercussão na qualidade do ensino. Numa primeira instância, o autor localizará e contextualizará a problemática. Durante o discurso, deixará claro que a pesquisa é a principal função da universidade e analisará a sua importância. Fará uma série de indagações sobre esta problemática, pois uma das características dos investigadores contemporâneos é o questionamento. Na segunda parte, analisará a pesquisa com ensino como uma das possibilidades metodológicas que o professor da educação superior poderá utilizar. Destacará o significado, a importância, o respaldo teórico, as mudanças que esta metodologia provoca no papel do professor e do aluno. Como culminância, tecerá algumas ponderações para reflexão sobre a realidade, os desafios e perspectivas do ensino com pesquisa na universidade brasileira.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3439
10.26512/lc.v14i26.3439
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3439
identifier_str_mv 10.26512/lc.v14i26.3439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3439/3125
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 14 No. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 131-150
Linhas Críticas; Vol. 14 Núm. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 131-150
Linhas Crí­ticas; v. 14 n. 26 (2008): Docência na Educação Superior; 131-150
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v14i26
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309285376196608