Uma crítica às teorias clássicas da aprendizagem e à sua expressão no campo educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tunes, Elizabeth
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Tacca, Maria Carmen, Martínez, Albertina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3285
Resumo: Neste trabalho, tem-se o intuito de buscar compreender modos de interpenetração da psicologia e da educação. A reflexão é tecida tomando-se as teorias da aprendizagem como o cenário de um ciclo de produção teórica da psicologia, buscando-se fios das meadas em modos concretos com que professores e estudantes afirmam suas práticas no campo da educação. Tendo como fundamento a perspectiva histórico-cultural da psicologia, é feito um exame crítico das teorias de aprendizagem mais conhecidas, procurando-se demonstrar seus pontos de convergência e seus limites para tratar da diversidade das formas de aprendizagem humanas, especialmente as que acontecem no âmbito da instituição escolar.
id UNB-32_6048661e929d9d33c8a39ad735f7c0d8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3285
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Uma crítica às teorias clássicas da aprendizagem e à sua expressão no campo educativoPsicologia;Educação;Teorias da aprendizagemNeste trabalho, tem-se o intuito de buscar compreender modos de interpenetração da psicologia e da educação. A reflexão é tecida tomando-se as teorias da aprendizagem como o cenário de um ciclo de produção teórica da psicologia, buscando-se fios das meadas em modos concretos com que professores e estudantes afirmam suas práticas no campo da educação. Tendo como fundamento a perspectiva histórico-cultural da psicologia, é feito um exame crítico das teorias de aprendizagem mais conhecidas, procurando-se demonstrar seus pontos de convergência e seus limites para tratar da diversidade das formas de aprendizagem humanas, especialmente as que acontecem no âmbito da instituição escolar.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2006-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/328510.26512/lc.v12i22.3285Linhas Críticas; Vol. 12 No. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 109-130Linhas Críticas; Vol. 12 Núm. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 109-130Linhas Crí­ticas; v. 12 n. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 109-1301981-04311516-489610.26512/lc.v12i22reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3285/2969Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTunes, ElizabethTacca, Maria CarmenMartínez, Albertina2022-09-09T15:48:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3285Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T15:48:17Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma crítica às teorias clássicas da aprendizagem e à sua expressão no campo educativo
title Uma crítica às teorias clássicas da aprendizagem e à sua expressão no campo educativo
spellingShingle Uma crítica às teorias clássicas da aprendizagem e à sua expressão no campo educativo
Tunes, Elizabeth
Psicologia;
Educação;
Teorias da aprendizagem
title_short Uma crítica às teorias clássicas da aprendizagem e à sua expressão no campo educativo
title_full Uma crítica às teorias clássicas da aprendizagem e à sua expressão no campo educativo
title_fullStr Uma crítica às teorias clássicas da aprendizagem e à sua expressão no campo educativo
title_full_unstemmed Uma crítica às teorias clássicas da aprendizagem e à sua expressão no campo educativo
title_sort Uma crítica às teorias clássicas da aprendizagem e à sua expressão no campo educativo
author Tunes, Elizabeth
author_facet Tunes, Elizabeth
Tacca, Maria Carmen
Martínez, Albertina
author_role author
author2 Tacca, Maria Carmen
Martínez, Albertina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tunes, Elizabeth
Tacca, Maria Carmen
Martínez, Albertina
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia;
Educação;
Teorias da aprendizagem
topic Psicologia;
Educação;
Teorias da aprendizagem
description Neste trabalho, tem-se o intuito de buscar compreender modos de interpenetração da psicologia e da educação. A reflexão é tecida tomando-se as teorias da aprendizagem como o cenário de um ciclo de produção teórica da psicologia, buscando-se fios das meadas em modos concretos com que professores e estudantes afirmam suas práticas no campo da educação. Tendo como fundamento a perspectiva histórico-cultural da psicologia, é feito um exame crítico das teorias de aprendizagem mais conhecidas, procurando-se demonstrar seus pontos de convergência e seus limites para tratar da diversidade das formas de aprendizagem humanas, especialmente as que acontecem no âmbito da instituição escolar.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3285
10.26512/lc.v12i22.3285
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3285
identifier_str_mv 10.26512/lc.v12i22.3285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3285/2969
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 12 No. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 109-130
Linhas Críticas; Vol. 12 Núm. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 109-130
Linhas Crí­ticas; v. 12 n. 22 (2006): Educação, Formação e Aprendizagem; 109-130
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v12i22
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309285317476352