Racionalidade administrativa na educação à luz da teoria da ação comunicativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Arilene Maria Soares de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3249
Resumo: O objetivo deste artigo consiste em apresentar, à luz da teoria da ação comunicativa, uma proposição crítica de racionalidade administrativa para a educação, que possa consolidar-se em parâmetros democráticos e emancipatórios, como forma de reestruturação organizacional interna da escola. Esta proposição enfrenta dificuldades que merecem ser devidamente analisadas, para não assumir uma dimensão simplesmente utópica, sem a menor repercussão prática no cotidiano da escola. As dificuldades político-institucionais refletem a relação que se estabelece entre o Estado e a administração escolar. As dificuldades organizacionais dizem respeito ao funcionamento da escola por meio do Regimento Escolar, Conselho Escolar e Projeto Político-Pedagógico. Com esta análise, pretende-se demonstrar que a administração escolar reflete uma tensão entre as políticas e as práticas, entre o externo e o interno, possibilitando alterações e inovações na escola.
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