Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: limites e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Eliezer Moreira
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Pereira, Luiz Augusto Caldas, Sobrinho, Moisés Domingos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3568
Resumo: Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia criados pela Lei nº 11.892, em 29 de dezembro de 2008, representam a nova face da Educação Profissional e Tecnológica brasileira. Neste artigo, são analisados alguns elementos do contexto histórico e político de sua criação, assim como os aspectos mais relevantes e considerados estruturantes dessa nova instituição do campo educacional brasileiro, tais como o seu lugar nas políticas públicas do governo Lula, a sua relação com o mundo produtivo e do trabalho, a sua contribuição para o fortalecimento da democracia e da cidadania, para o desenvolvimento nacional, regional, local, sua proposta curricular e a relação ensino”“ciência”“tecnologia.
id UNB-32_9c7306a0f71fad4eb9ae9d657ba80ea1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3568
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: limites e possibilidadesEducação tecnológica;Ciência;Tecnologia;Formação profissional;Institutos federaisOs Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia criados pela Lei nº 11.892, em 29 de dezembro de 2008, representam a nova face da Educação Profissional e Tecnológica brasileira. Neste artigo, são analisados alguns elementos do contexto histórico e político de sua criação, assim como os aspectos mais relevantes e considerados estruturantes dessa nova instituição do campo educacional brasileiro, tais como o seu lugar nas políticas públicas do governo Lula, a sua relação com o mundo produtivo e do trabalho, a sua contribuição para o fortalecimento da democracia e da cidadania, para o desenvolvimento nacional, regional, local, sua proposta curricular e a relação ensino”“ciência”“tecnologia.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2010-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/356810.26512/lc.v16i30.3568Linhas Críticas; Vol. 16 No. 30 (2010): Educação profissional e tecnológica; 71-88Linhas Críticas; Vol. 16 Núm. 30 (2010): Educação profissional e tecnológica; 71-88Linhas Crí­ticas; v. 16 n. 30 (2010): Educação profissional e tecnológica; 71-881981-04311516-489610.26512/lc.v16i30reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3568/3254Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPacheco, Eliezer MoreiraPereira, Luiz Augusto CaldasSobrinho, Moisés Domingos2022-09-09T16:29:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3568Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:29:34Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: limites e possibilidades
title Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: limites e possibilidades
spellingShingle Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: limites e possibilidades
Pacheco, Eliezer Moreira
Educação tecnológica;
Ciência;
Tecnologia;
Formação profissional;
Institutos federais
title_short Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: limites e possibilidades
title_full Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: limites e possibilidades
title_fullStr Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: limites e possibilidades
title_full_unstemmed Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: limites e possibilidades
title_sort Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: limites e possibilidades
author Pacheco, Eliezer Moreira
author_facet Pacheco, Eliezer Moreira
Pereira, Luiz Augusto Caldas
Sobrinho, Moisés Domingos
author_role author
author2 Pereira, Luiz Augusto Caldas
Sobrinho, Moisés Domingos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Eliezer Moreira
Pereira, Luiz Augusto Caldas
Sobrinho, Moisés Domingos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação tecnológica;
Ciência;
Tecnologia;
Formação profissional;
Institutos federais
topic Educação tecnológica;
Ciência;
Tecnologia;
Formação profissional;
Institutos federais
description Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia criados pela Lei nº 11.892, em 29 de dezembro de 2008, representam a nova face da Educação Profissional e Tecnológica brasileira. Neste artigo, são analisados alguns elementos do contexto histórico e político de sua criação, assim como os aspectos mais relevantes e considerados estruturantes dessa nova instituição do campo educacional brasileiro, tais como o seu lugar nas políticas públicas do governo Lula, a sua relação com o mundo produtivo e do trabalho, a sua contribuição para o fortalecimento da democracia e da cidadania, para o desenvolvimento nacional, regional, local, sua proposta curricular e a relação ensino”“ciência”“tecnologia.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3568
10.26512/lc.v16i30.3568
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3568
identifier_str_mv 10.26512/lc.v16i30.3568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3568/3254
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 16 No. 30 (2010): Educação profissional e tecnológica; 71-88
Linhas Críticas; Vol. 16 Núm. 30 (2010): Educação profissional e tecnológica; 71-88
Linhas Crí­ticas; v. 16 n. 30 (2010): Educação profissional e tecnológica; 71-88
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v16i30
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309285426528256