Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: limites e possibilidades
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3568 |
Resumo: | Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia criados pela Lei nº 11.892, em 29 de dezembro de 2008, representam a nova face da Educação Profissional e Tecnológica brasileira. Neste artigo, são analisados alguns elementos do contexto histórico e político de sua criação, assim como os aspectos mais relevantes e considerados estruturantes dessa nova instituição do campo educacional brasileiro, tais como o seu lugar nas políticas públicas do governo Lula, a sua relação com o mundo produtivo e do trabalho, a sua contribuição para o fortalecimento da democracia e da cidadania, para o desenvolvimento nacional, regional, local, sua proposta curricular e a relação ensino”“ciência”“tecnologia. |
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Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: limites e possibilidadesEducação tecnológica;Ciência;Tecnologia;Formação profissional;Institutos federaisOs Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia criados pela Lei nº 11.892, em 29 de dezembro de 2008, representam a nova face da Educação Profissional e Tecnológica brasileira. Neste artigo, são analisados alguns elementos do contexto histórico e político de sua criação, assim como os aspectos mais relevantes e considerados estruturantes dessa nova instituição do campo educacional brasileiro, tais como o seu lugar nas políticas públicas do governo Lula, a sua relação com o mundo produtivo e do trabalho, a sua contribuição para o fortalecimento da democracia e da cidadania, para o desenvolvimento nacional, regional, local, sua proposta curricular e a relação ensino”“ciência”“tecnologia.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2010-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/356810.26512/lc.v16i30.3568Linhas Críticas; Vol. 16 No. 30 (2010): Educação profissional e tecnológica; 71-88Linhas Críticas; Vol. 16 Núm. 30 (2010): Educação profissional e tecnológica; 71-88Linhas Críticas; v. 16 n. 30 (2010): Educação profissional e tecnológica; 71-881981-04311516-489610.26512/lc.v16i30reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3568/3254Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPacheco, Eliezer MoreiraPereira, Luiz Augusto CaldasSobrinho, Moisés Domingos2022-09-09T16:29:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3568Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:29:34Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
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