Impacto da formação em filosofia com crianças e jovens nas práticas pedagógicas dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Elsa Biscaia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Amado, João, Freire, Isabel P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19420
Resumo: O presente artigo resulta de um estudo de caso de um programa de formação de professores em filosofia com crianças e jovens. A finalidade foi identificar os saberes que os professores transferem da formação para as suas práticas pedagógicas quotidianas e perceber o modo como o fazem. Os resultados mostram mudanças na adaptação e reinvenção das técnicas utilizadas na formação e na consolidação do trabalho em sala de aula. Os professores valorizam a técnica de questionamento, do diálogo como construção conjunta de conhecimentos e de exploração de conceitos. Utilizam ainda estas práticas na gestão do comportamento e na educação emocional das crianças e dos jovens.
id UNB-32_aa4d9dba81842ffd3fcaa35932b11969
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19420
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Impacto da formação em filosofia com crianças e jovens nas práticas pedagógicas dos professoresFilosofia com crianças e jovensPráticas pedagógicasFormação de professores em filosofia com crianças e jovensO presente artigo resulta de um estudo de caso de um programa de formação de professores em filosofia com crianças e jovens. A finalidade foi identificar os saberes que os professores transferem da formação para as suas práticas pedagógicas quotidianas e perceber o modo como o fazem. Os resultados mostram mudanças na adaptação e reinvenção das técnicas utilizadas na formação e na consolidação do trabalho em sala de aula. Os professores valorizam a técnica de questionamento, do diálogo como construção conjunta de conhecimentos e de exploração de conceitos. Utilizam ainda estas práticas na gestão do comportamento e na educação emocional das crianças e dos jovens.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2018-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/1942010.26512/lc.v23i52.19420Linhas Críticas; Vol. 23 No. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educaçãoLinhas Críticas; Vol. 23 Núm. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educaçãoLinhas Crí­ticas; v. 23 n. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação1981-04311516-489610.26512/lc.v23i52reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19420/17974Copyright (c) 2018 Revista Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Elsa BiscaiaAmado, JoãoFreire, Isabel P.2021-09-13T18:02:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19420Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2021-09-13T18:02:51Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto da formação em filosofia com crianças e jovens nas práticas pedagógicas dos professores
title Impacto da formação em filosofia com crianças e jovens nas práticas pedagógicas dos professores
spellingShingle Impacto da formação em filosofia com crianças e jovens nas práticas pedagógicas dos professores
Machado, Elsa Biscaia
Filosofia com crianças e jovens
Práticas pedagógicas
Formação de professores em filosofia com crianças e jovens
title_short Impacto da formação em filosofia com crianças e jovens nas práticas pedagógicas dos professores
title_full Impacto da formação em filosofia com crianças e jovens nas práticas pedagógicas dos professores
title_fullStr Impacto da formação em filosofia com crianças e jovens nas práticas pedagógicas dos professores
title_full_unstemmed Impacto da formação em filosofia com crianças e jovens nas práticas pedagógicas dos professores
title_sort Impacto da formação em filosofia com crianças e jovens nas práticas pedagógicas dos professores
author Machado, Elsa Biscaia
author_facet Machado, Elsa Biscaia
Amado, João
Freire, Isabel P.
author_role author
author2 Amado, João
Freire, Isabel P.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Elsa Biscaia
Amado, João
Freire, Isabel P.
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia com crianças e jovens
Práticas pedagógicas
Formação de professores em filosofia com crianças e jovens
topic Filosofia com crianças e jovens
Práticas pedagógicas
Formação de professores em filosofia com crianças e jovens
description O presente artigo resulta de um estudo de caso de um programa de formação de professores em filosofia com crianças e jovens. A finalidade foi identificar os saberes que os professores transferem da formação para as suas práticas pedagógicas quotidianas e perceber o modo como o fazem. Os resultados mostram mudanças na adaptação e reinvenção das técnicas utilizadas na formação e na consolidação do trabalho em sala de aula. Os professores valorizam a técnica de questionamento, do diálogo como construção conjunta de conhecimentos e de exploração de conceitos. Utilizam ainda estas práticas na gestão do comportamento e na educação emocional das crianças e dos jovens.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19420
10.26512/lc.v23i52.19420
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19420
identifier_str_mv 10.26512/lc.v23i52.19420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19420/17974
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 23 No. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação
Linhas Críticas; Vol. 23 Núm. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação
Linhas Crí­ticas; v. 23 n. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v23i52
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309287261536256