Impacto da formação em filosofia com crianças e jovens nas práticas pedagógicas dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19420 |
Resumo: | O presente artigo resulta de um estudo de caso de um programa de formação de professores em filosofia com crianças e jovens. A finalidade foi identificar os saberes que os professores transferem da formação para as suas práticas pedagógicas quotidianas e perceber o modo como o fazem. Os resultados mostram mudanças na adaptação e reinvenção das técnicas utilizadas na formação e na consolidação do trabalho em sala de aula. Os professores valorizam a técnica de questionamento, do diálogo como construção conjunta de conhecimentos e de exploração de conceitos. Utilizam ainda estas práticas na gestão do comportamento e na educação emocional das crianças e dos jovens. |
id |
UNB-32_aa4d9dba81842ffd3fcaa35932b11969 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19420 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Impacto da formação em filosofia com crianças e jovens nas práticas pedagógicas dos professoresFilosofia com crianças e jovensPráticas pedagógicasFormação de professores em filosofia com crianças e jovensO presente artigo resulta de um estudo de caso de um programa de formação de professores em filosofia com crianças e jovens. A finalidade foi identificar os saberes que os professores transferem da formação para as suas práticas pedagógicas quotidianas e perceber o modo como o fazem. Os resultados mostram mudanças na adaptação e reinvenção das técnicas utilizadas na formação e na consolidação do trabalho em sala de aula. Os professores valorizam a técnica de questionamento, do diálogo como construção conjunta de conhecimentos e de exploração de conceitos. Utilizam ainda estas práticas na gestão do comportamento e na educação emocional das crianças e dos jovens.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2018-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/1942010.26512/lc.v23i52.19420Linhas Críticas; Vol. 23 No. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educaçãoLinhas Críticas; Vol. 23 Núm. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educaçãoLinhas Críticas; v. 23 n. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação1981-04311516-489610.26512/lc.v23i52reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19420/17974Copyright (c) 2018 Revista Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Elsa BiscaiaAmado, JoãoFreire, Isabel P.2021-09-13T18:02:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/19420Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2021-09-13T18:02:51Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto da formação em filosofia com crianças e jovens nas práticas pedagógicas dos professores |
title |
Impacto da formação em filosofia com crianças e jovens nas práticas pedagógicas dos professores |
spellingShingle |
Impacto da formação em filosofia com crianças e jovens nas práticas pedagógicas dos professores Machado, Elsa Biscaia Filosofia com crianças e jovens Práticas pedagógicas Formação de professores em filosofia com crianças e jovens |
title_short |
Impacto da formação em filosofia com crianças e jovens nas práticas pedagógicas dos professores |
title_full |
Impacto da formação em filosofia com crianças e jovens nas práticas pedagógicas dos professores |
title_fullStr |
Impacto da formação em filosofia com crianças e jovens nas práticas pedagógicas dos professores |
title_full_unstemmed |
Impacto da formação em filosofia com crianças e jovens nas práticas pedagógicas dos professores |
title_sort |
Impacto da formação em filosofia com crianças e jovens nas práticas pedagógicas dos professores |
author |
Machado, Elsa Biscaia |
author_facet |
Machado, Elsa Biscaia Amado, João Freire, Isabel P. |
author_role |
author |
author2 |
Amado, João Freire, Isabel P. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Elsa Biscaia Amado, João Freire, Isabel P. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia com crianças e jovens Práticas pedagógicas Formação de professores em filosofia com crianças e jovens |
topic |
Filosofia com crianças e jovens Práticas pedagógicas Formação de professores em filosofia com crianças e jovens |
description |
O presente artigo resulta de um estudo de caso de um programa de formação de professores em filosofia com crianças e jovens. A finalidade foi identificar os saberes que os professores transferem da formação para as suas práticas pedagógicas quotidianas e perceber o modo como o fazem. Os resultados mostram mudanças na adaptação e reinvenção das técnicas utilizadas na formação e na consolidação do trabalho em sala de aula. Os professores valorizam a técnica de questionamento, do diálogo como construção conjunta de conhecimentos e de exploração de conceitos. Utilizam ainda estas práticas na gestão do comportamento e na educação emocional das crianças e dos jovens. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19420 10.26512/lc.v23i52.19420 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19420 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v23i52.19420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19420/17974 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 23 No. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação Linhas Críticas; Vol. 23 Núm. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação Linhas Críticas; v. 23 n. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v23i52 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309287261536256 |