Filosofia com crianças, autoformação e formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Allan de Carvalho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1518
Resumo: Numa perspectiva de pesquisa que acolhe a escuta da polifonia dos professores e sua experiência num projeto de “filosofia com crianças”, pergunto-me acerca dos impactos dessa experiência filosófica no cotidiano dos professores, assim como no meu processo de formação. Nesse percurso, uma pesquisa bibliográfica me levou a conhecer as potencialidades da filosofia por meio de duas práticas educativas - a “Filosofia para Crianças” e a “Filosofia com Crianças”. Em diálogo com os professores, destaco as imagens do “ser fazer professor” e suas estratégias políticas e práticas emancipatórias no contexto escolar. Conexões entre essa forma de compreender o professor, seu processo autoformativo e os sentidos do filosofar foram identificadas, a partir das narrativas dos professores envolvidos no projeto de “Filosofia com Crianças” realizado numa escola pública de Angra dos Reis-RJ. Implicado nesse processo, explicito minha própria “autoformação”. Assim, a monografia ora apresentada é uma emergência do encontro entre “Formação de Professores”, “Autoformação” e “Filosofia com Crianças”
id UFF-2_a3fc88c402a677c9bf588b9818d242f2
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1518
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Filosofia com crianças, autoformação e formação de professoresFormação de professoresAutoformaçãoFilosofia com criançasPedagogiaFormação de professorCriançaFilosofiaTeacher trainingSelf-trainingPhilosophy with childrenNuma perspectiva de pesquisa que acolhe a escuta da polifonia dos professores e sua experiência num projeto de “filosofia com crianças”, pergunto-me acerca dos impactos dessa experiência filosófica no cotidiano dos professores, assim como no meu processo de formação. Nesse percurso, uma pesquisa bibliográfica me levou a conhecer as potencialidades da filosofia por meio de duas práticas educativas - a “Filosofia para Crianças” e a “Filosofia com Crianças”. Em diálogo com os professores, destaco as imagens do “ser fazer professor” e suas estratégias políticas e práticas emancipatórias no contexto escolar. Conexões entre essa forma de compreender o professor, seu processo autoformativo e os sentidos do filosofar foram identificadas, a partir das narrativas dos professores envolvidos no projeto de “Filosofia com Crianças” realizado numa escola pública de Angra dos Reis-RJ. Implicado nesse processo, explicito minha própria “autoformação”. Assim, a monografia ora apresentada é uma emergência do encontro entre “Formação de Professores”, “Autoformação” e “Filosofia com Crianças”In a research perspective of listening of the polyphony of the teachers and of their experience in "philosophy with children", I wonder about the impact of this philosophical experience in the daily life of teachers, as well as in my formation. Along the way, a literature search led me to learn about the potential of philosophy through two educational practices - the "Philosophy for Children" and the "Philosophy with Children". In dialogue with teachers, I highlight images of the "to be and do teacher" and their political strategies and emancipatory practices in the school context. Connections between this way of understanding the teacher, his self-formative process and the way of philosophizing were identified from the narratives of the teachers involved in the "Philosophy with Children" project conducted in a public school in Angra dos Reis, RJ. Implicated in this process, I leave explicit the my own "self-training". Thus, the thesis presented here is an emergency of the meeting between "Teacher Training", "Self-training" and "Philosophy with Children"Angra dos ReisMarton, Silmara LídiaSilva, Dagmar de Mello eSüssekind, Maria LuizaGarcia, AlexandraRodrigues, Allan de Carvalho2016-03-18T14:59:36Z2016-03-18T14:59:36Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1518Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-10T15:55:28Zoai:app.uff.br:1/1518Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-10T15:55:28Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Filosofia com crianças, autoformação e formação de professores
title Filosofia com crianças, autoformação e formação de professores
spellingShingle Filosofia com crianças, autoformação e formação de professores
Rodrigues, Allan de Carvalho
Formação de professores
Autoformação
Filosofia com crianças
Pedagogia
Formação de professor
Criança
Filosofia
Teacher training
Self-training
Philosophy with children
title_short Filosofia com crianças, autoformação e formação de professores
title_full Filosofia com crianças, autoformação e formação de professores
title_fullStr Filosofia com crianças, autoformação e formação de professores
title_full_unstemmed Filosofia com crianças, autoformação e formação de professores
title_sort Filosofia com crianças, autoformação e formação de professores
author Rodrigues, Allan de Carvalho
author_facet Rodrigues, Allan de Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marton, Silmara Lídia
Silva, Dagmar de Mello e
Süssekind, Maria Luiza
Garcia, Alexandra
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Allan de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Autoformação
Filosofia com crianças
Pedagogia
Formação de professor
Criança
Filosofia
Teacher training
Self-training
Philosophy with children
topic Formação de professores
Autoformação
Filosofia com crianças
Pedagogia
Formação de professor
Criança
Filosofia
Teacher training
Self-training
Philosophy with children
description Numa perspectiva de pesquisa que acolhe a escuta da polifonia dos professores e sua experiência num projeto de “filosofia com crianças”, pergunto-me acerca dos impactos dessa experiência filosófica no cotidiano dos professores, assim como no meu processo de formação. Nesse percurso, uma pesquisa bibliográfica me levou a conhecer as potencialidades da filosofia por meio de duas práticas educativas - a “Filosofia para Crianças” e a “Filosofia com Crianças”. Em diálogo com os professores, destaco as imagens do “ser fazer professor” e suas estratégias políticas e práticas emancipatórias no contexto escolar. Conexões entre essa forma de compreender o professor, seu processo autoformativo e os sentidos do filosofar foram identificadas, a partir das narrativas dos professores envolvidos no projeto de “Filosofia com Crianças” realizado numa escola pública de Angra dos Reis-RJ. Implicado nesse processo, explicito minha própria “autoformação”. Assim, a monografia ora apresentada é uma emergência do encontro entre “Formação de Professores”, “Autoformação” e “Filosofia com Crianças”
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-03-18T14:59:36Z
2016-03-18T14:59:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/1518
Aluno de graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1518
identifier_str_mv Aluno de graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838764271140864