Filosofia com crianças, autoformação e formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1518 |
Resumo: | Numa perspectiva de pesquisa que acolhe a escuta da polifonia dos professores e sua experiência num projeto de “filosofia com crianças”, pergunto-me acerca dos impactos dessa experiência filosófica no cotidiano dos professores, assim como no meu processo de formação. Nesse percurso, uma pesquisa bibliográfica me levou a conhecer as potencialidades da filosofia por meio de duas práticas educativas - a “Filosofia para Crianças” e a “Filosofia com Crianças”. Em diálogo com os professores, destaco as imagens do “ser fazer professor” e suas estratégias políticas e práticas emancipatórias no contexto escolar. Conexões entre essa forma de compreender o professor, seu processo autoformativo e os sentidos do filosofar foram identificadas, a partir das narrativas dos professores envolvidos no projeto de “Filosofia com Crianças” realizado numa escola pública de Angra dos Reis-RJ. Implicado nesse processo, explicito minha própria “autoformação”. Assim, a monografia ora apresentada é uma emergência do encontro entre “Formação de Professores”, “Autoformação” e “Filosofia com Crianças” |
id |
UFF-2_a3fc88c402a677c9bf588b9818d242f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/1518 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Filosofia com crianças, autoformação e formação de professoresFormação de professoresAutoformaçãoFilosofia com criançasPedagogiaFormação de professorCriançaFilosofiaTeacher trainingSelf-trainingPhilosophy with childrenNuma perspectiva de pesquisa que acolhe a escuta da polifonia dos professores e sua experiência num projeto de “filosofia com crianças”, pergunto-me acerca dos impactos dessa experiência filosófica no cotidiano dos professores, assim como no meu processo de formação. Nesse percurso, uma pesquisa bibliográfica me levou a conhecer as potencialidades da filosofia por meio de duas práticas educativas - a “Filosofia para Crianças” e a “Filosofia com Crianças”. Em diálogo com os professores, destaco as imagens do “ser fazer professor” e suas estratégias políticas e práticas emancipatórias no contexto escolar. Conexões entre essa forma de compreender o professor, seu processo autoformativo e os sentidos do filosofar foram identificadas, a partir das narrativas dos professores envolvidos no projeto de “Filosofia com Crianças” realizado numa escola pública de Angra dos Reis-RJ. Implicado nesse processo, explicito minha própria “autoformação”. Assim, a monografia ora apresentada é uma emergência do encontro entre “Formação de Professores”, “Autoformação” e “Filosofia com Crianças”In a research perspective of listening of the polyphony of the teachers and of their experience in "philosophy with children", I wonder about the impact of this philosophical experience in the daily life of teachers, as well as in my formation. Along the way, a literature search led me to learn about the potential of philosophy through two educational practices - the "Philosophy for Children" and the "Philosophy with Children". In dialogue with teachers, I highlight images of the "to be and do teacher" and their political strategies and emancipatory practices in the school context. Connections between this way of understanding the teacher, his self-formative process and the way of philosophizing were identified from the narratives of the teachers involved in the "Philosophy with Children" project conducted in a public school in Angra dos Reis, RJ. Implicated in this process, I leave explicit the my own "self-training". Thus, the thesis presented here is an emergency of the meeting between "Teacher Training", "Self-training" and "Philosophy with Children"Angra dos ReisMarton, Silmara LídiaSilva, Dagmar de Mello eSüssekind, Maria LuizaGarcia, AlexandraRodrigues, Allan de Carvalho2016-03-18T14:59:36Z2016-03-18T14:59:36Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1518Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-10T15:55:28Zoai:app.uff.br:1/1518Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-10T15:55:28Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Filosofia com crianças, autoformação e formação de professores |
title |
Filosofia com crianças, autoformação e formação de professores |
spellingShingle |
Filosofia com crianças, autoformação e formação de professores Rodrigues, Allan de Carvalho Formação de professores Autoformação Filosofia com crianças Pedagogia Formação de professor Criança Filosofia Teacher training Self-training Philosophy with children |
title_short |
Filosofia com crianças, autoformação e formação de professores |
title_full |
Filosofia com crianças, autoformação e formação de professores |
title_fullStr |
Filosofia com crianças, autoformação e formação de professores |
title_full_unstemmed |
Filosofia com crianças, autoformação e formação de professores |
title_sort |
Filosofia com crianças, autoformação e formação de professores |
author |
Rodrigues, Allan de Carvalho |
author_facet |
Rodrigues, Allan de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marton, Silmara Lídia Silva, Dagmar de Mello e Süssekind, Maria Luiza Garcia, Alexandra |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Allan de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Autoformação Filosofia com crianças Pedagogia Formação de professor Criança Filosofia Teacher training Self-training Philosophy with children |
topic |
Formação de professores Autoformação Filosofia com crianças Pedagogia Formação de professor Criança Filosofia Teacher training Self-training Philosophy with children |
description |
Numa perspectiva de pesquisa que acolhe a escuta da polifonia dos professores e sua experiência num projeto de “filosofia com crianças”, pergunto-me acerca dos impactos dessa experiência filosófica no cotidiano dos professores, assim como no meu processo de formação. Nesse percurso, uma pesquisa bibliográfica me levou a conhecer as potencialidades da filosofia por meio de duas práticas educativas - a “Filosofia para Crianças” e a “Filosofia com Crianças”. Em diálogo com os professores, destaco as imagens do “ser fazer professor” e suas estratégias políticas e práticas emancipatórias no contexto escolar. Conexões entre essa forma de compreender o professor, seu processo autoformativo e os sentidos do filosofar foram identificadas, a partir das narrativas dos professores envolvidos no projeto de “Filosofia com Crianças” realizado numa escola pública de Angra dos Reis-RJ. Implicado nesse processo, explicito minha própria “autoformação”. Assim, a monografia ora apresentada é uma emergência do encontro entre “Formação de Professores”, “Autoformação” e “Filosofia com Crianças” |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-03-18T14:59:36Z 2016-03-18T14:59:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1518 Aluno de graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1518 |
identifier_str_mv |
Aluno de graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Angra dos Reis |
publisher.none.fl_str_mv |
Angra dos Reis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838764271140864 |