Mídias na educação e formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teruya, Teresa Kazuko
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Moraes, Raquel de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3552
Resumo: Este artigo trata das mídias interativas e dos ambientes virtuais de aprendizagem. Apresenta um breve histórico da política de informática na educação e do programa de formação continuada em mídias na educação, criado em 2005, pelo Ministério da Educação e Secretaria de Educação a Distância ”“ MEC/Seed. A metodologia utilizada foi a análise documental e a observação direta dos portais do MEC. Discute a problemática da formação docente online. Analisa a contribuição desse programa ofertado a distância, por várias universidades brasileiras, aos professores da rede pública do ensino básico para utilizar as diferentes mídias (impressa, eletrônica e digital) na prática de ensino escolar. Conclui que a formação de leitores críticos das mídias é condição necessária para combater a superficialidade e a fragmentação do discurso hegemônico da cultura dominante, a fim de favorecer uma educação de qualidade para todos.
id UNB-32_afbf1eb729bff93842a4830e85f283c6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3552
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Mídias na educação e formação docenteFormação docente;Mídias na educação;Educação à distânciaEste artigo trata das mídias interativas e dos ambientes virtuais de aprendizagem. Apresenta um breve histórico da política de informática na educação e do programa de formação continuada em mídias na educação, criado em 2005, pelo Ministério da Educação e Secretaria de Educação a Distância ”“ MEC/Seed. A metodologia utilizada foi a análise documental e a observação direta dos portais do MEC. Discute a problemática da formação docente online. Analisa a contribuição desse programa ofertado a distância, por várias universidades brasileiras, aos professores da rede pública do ensino básico para utilizar as diferentes mídias (impressa, eletrônica e digital) na prática de ensino escolar. Conclui que a formação de leitores críticos das mídias é condição necessária para combater a superficialidade e a fragmentação do discurso hegemônico da cultura dominante, a fim de favorecer uma educação de qualidade para todos.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2009-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/355210.26512/lc.v15i29.3552Linhas Críticas; Vol. 15 No. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 327-343Linhas Críticas; Vol. 15 Núm. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 327-343Linhas Crí­ticas; v. 15 n. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 327-3431981-04311516-489610.26512/lc.v15i29reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3552/3237Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeruya, Teresa KazukoMoraes, Raquel de Almeida2022-09-09T16:26:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3552Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:26:47Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Mídias na educação e formação docente
title Mídias na educação e formação docente
spellingShingle Mídias na educação e formação docente
Teruya, Teresa Kazuko
Formação docente;
Mídias na educação;
Educação à distância
title_short Mídias na educação e formação docente
title_full Mídias na educação e formação docente
title_fullStr Mídias na educação e formação docente
title_full_unstemmed Mídias na educação e formação docente
title_sort Mídias na educação e formação docente
author Teruya, Teresa Kazuko
author_facet Teruya, Teresa Kazuko
Moraes, Raquel de Almeida
author_role author
author2 Moraes, Raquel de Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teruya, Teresa Kazuko
Moraes, Raquel de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente;
Mídias na educação;
Educação à distância
topic Formação docente;
Mídias na educação;
Educação à distância
description Este artigo trata das mídias interativas e dos ambientes virtuais de aprendizagem. Apresenta um breve histórico da política de informática na educação e do programa de formação continuada em mídias na educação, criado em 2005, pelo Ministério da Educação e Secretaria de Educação a Distância ”“ MEC/Seed. A metodologia utilizada foi a análise documental e a observação direta dos portais do MEC. Discute a problemática da formação docente online. Analisa a contribuição desse programa ofertado a distância, por várias universidades brasileiras, aos professores da rede pública do ensino básico para utilizar as diferentes mídias (impressa, eletrônica e digital) na prática de ensino escolar. Conclui que a formação de leitores críticos das mídias é condição necessária para combater a superficialidade e a fragmentação do discurso hegemônico da cultura dominante, a fim de favorecer uma educação de qualidade para todos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3552
10.26512/lc.v15i29.3552
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3552
identifier_str_mv 10.26512/lc.v15i29.3552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3552/3237
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 15 No. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 327-343
Linhas Críticas; Vol. 15 Núm. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 327-343
Linhas Crí­ticas; v. 15 n. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 327-343
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v15i29
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309285418139648