Mídias na educação e formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3552 |
Resumo: | Este artigo trata das mídias interativas e dos ambientes virtuais de aprendizagem. Apresenta um breve histórico da política de informática na educação e do programa de formação continuada em mídias na educação, criado em 2005, pelo Ministério da Educação e Secretaria de Educação a Distância ”“ MEC/Seed. A metodologia utilizada foi a análise documental e a observação direta dos portais do MEC. Discute a problemática da formação docente online. Analisa a contribuição desse programa ofertado a distância, por várias universidades brasileiras, aos professores da rede pública do ensino básico para utilizar as diferentes mídias (impressa, eletrônica e digital) na prática de ensino escolar. Conclui que a formação de leitores críticos das mídias é condição necessária para combater a superficialidade e a fragmentação do discurso hegemônico da cultura dominante, a fim de favorecer uma educação de qualidade para todos. |
id |
UNB-32_afbf1eb729bff93842a4830e85f283c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3552 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mídias na educação e formação docenteFormação docente;Mídias na educação;Educação à distânciaEste artigo trata das mídias interativas e dos ambientes virtuais de aprendizagem. Apresenta um breve histórico da política de informática na educação e do programa de formação continuada em mídias na educação, criado em 2005, pelo Ministério da Educação e Secretaria de Educação a Distância ”“ MEC/Seed. A metodologia utilizada foi a análise documental e a observação direta dos portais do MEC. Discute a problemática da formação docente online. Analisa a contribuição desse programa ofertado a distância, por várias universidades brasileiras, aos professores da rede pública do ensino básico para utilizar as diferentes mídias (impressa, eletrônica e digital) na prática de ensino escolar. Conclui que a formação de leitores críticos das mídias é condição necessária para combater a superficialidade e a fragmentação do discurso hegemônico da cultura dominante, a fim de favorecer uma educação de qualidade para todos.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2009-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/355210.26512/lc.v15i29.3552Linhas Críticas; Vol. 15 No. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 327-343Linhas Críticas; Vol. 15 Núm. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 327-343Linhas Críticas; v. 15 n. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 327-3431981-04311516-489610.26512/lc.v15i29reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3552/3237Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeruya, Teresa KazukoMoraes, Raquel de Almeida2022-09-09T16:26:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3552Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:26:47Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mídias na educação e formação docente |
title |
Mídias na educação e formação docente |
spellingShingle |
Mídias na educação e formação docente Teruya, Teresa Kazuko Formação docente; Mídias na educação; Educação à distância |
title_short |
Mídias na educação e formação docente |
title_full |
Mídias na educação e formação docente |
title_fullStr |
Mídias na educação e formação docente |
title_full_unstemmed |
Mídias na educação e formação docente |
title_sort |
Mídias na educação e formação docente |
author |
Teruya, Teresa Kazuko |
author_facet |
Teruya, Teresa Kazuko Moraes, Raquel de Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Moraes, Raquel de Almeida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teruya, Teresa Kazuko Moraes, Raquel de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente; Mídias na educação; Educação à distância |
topic |
Formação docente; Mídias na educação; Educação à distância |
description |
Este artigo trata das mídias interativas e dos ambientes virtuais de aprendizagem. Apresenta um breve histórico da política de informática na educação e do programa de formação continuada em mídias na educação, criado em 2005, pelo Ministério da Educação e Secretaria de Educação a Distância ”“ MEC/Seed. A metodologia utilizada foi a análise documental e a observação direta dos portais do MEC. Discute a problemática da formação docente online. Analisa a contribuição desse programa ofertado a distância, por várias universidades brasileiras, aos professores da rede pública do ensino básico para utilizar as diferentes mídias (impressa, eletrônica e digital) na prática de ensino escolar. Conclui que a formação de leitores críticos das mídias é condição necessária para combater a superficialidade e a fragmentação do discurso hegemônico da cultura dominante, a fim de favorecer uma educação de qualidade para todos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3552 10.26512/lc.v15i29.3552 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3552 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v15i29.3552 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3552/3237 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Linhas Críticas https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 15 No. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 327-343 Linhas Críticas; Vol. 15 Núm. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 327-343 Linhas Críticas; v. 15 n. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 327-343 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v15i29 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309285418139648 |