Posicionamentos em formação profissional continuada: um estudo multimétodo longitudinal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8228 |
Resumo: | This article presents a longitudinal case study aimed at analyzing the production of meanings in positions of a professional in service continued education. Qualitative multi methods were applied in 3 annual sets with 3 interviews ”“ open, mediated by object or image and episodic, and the writing of letters. Data were submitted to dialogic-thematic. Results indicated she organized herself, studied and applied knowledge, acting as part of a team with dedication and responsibility and oriented towards the future. Interpretations of herself, the other and situations were actualized in qualified contextualized dynamogenic actions. |
id |
UNB-32_bccd6d1c154e022c177fad2e3e608715 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8228 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Posicionamentos em formação profissional continuada: um estudo multimétodo longitudinalPosicionamentosProdução de significadosFormação Continuada em serviçoMultimétodosPosicionesProdución de significadosEducación continuada en el TtrabajoMultimétodosPositionsMeaning productionIn service educationMultimethodsThis article presents a longitudinal case study aimed at analyzing the production of meanings in positions of a professional in service continued education. Qualitative multi methods were applied in 3 annual sets with 3 interviews ”“ open, mediated by object or image and episodic, and the writing of letters. Data were submitted to dialogic-thematic. Results indicated she organized herself, studied and applied knowledge, acting as part of a team with dedication and responsibility and oriented towards the future. Interpretations of herself, the other and situations were actualized in qualified contextualized dynamogenic actions.El estudio de caso longitudinal tuvo como objetivo analizar la producción de significados de una profesional en formación continuada en el trabajo. Multimétodos cualitativos fueron aplicados en tres bloques anuales con entrevista abierta, mediada por objeto o imagen y episódica, y escritura de cartas. Los datos fueran sometidos a análisis dialógico-temático y pragmático discursivo. Los resultados indicaron que se organiza, estudia y aplica conocimientos, actuando en equipo con dedicación y responsabilidad, con la orientación direccionada hacia el futuro. Las interpretaciones de sí, del otro y de situaciones se actualizaron en acciones cualificadas y contextualizadas dinamogénicas.Este estudo de caso longitudinal teve por objetivo analisar a produção de significados em posicionamentos de profissional em formação continuada em serviço. Utilizou-se multimétodos qualitativos aplicados em 3 blocos anuais com entrevista aberta, mediada por objeto ou imagem e episódica, e escrita de cartas, submetidos às análises dialógico-temática. Os resultados indicaram que o participante se organiza, estuda e aplica conhecimentos, atuando em equipe, com dedicação e responsabilidade, direcionada para o futuro. As interpretações de si, do outro e das situações são atualizadas em ações dinamogênicas qualificadas contextualizadas.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2018-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/822810.26512/lc.v23i51.8228Linhas Críticas; Vol. 23 No. 51 (2017): Educação, desenvolvimento humano e narrativas de formação - Metodologias de pesquisa; 351-368Linhas Críticas; Vol. 23 Núm. 51 (2017): Educação, desenvolvimento humano e narrativas de formação - Metodologias de pesquisa; 351-368Linhas Críticas; v. 23 n. 51 (2017): Educação, desenvolvimento humano e narrativas de formação - Metodologias de pesquisa; 351-3681981-04311516-489610.26512/lc.v23i51reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8228/6740Copyright (c) 2018 LChttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessForcione, Thais LanuttiBarbato, Silviane Bonaccorsi2021-09-14T23:18:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8228Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2021-09-14T23:18:47Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Posicionamentos em formação profissional continuada: um estudo multimétodo longitudinal |
title |
Posicionamentos em formação profissional continuada: um estudo multimétodo longitudinal |
spellingShingle |
Posicionamentos em formação profissional continuada: um estudo multimétodo longitudinal Forcione, Thais Lanutti Posicionamentos Produção de significados Formação Continuada em serviço Multimétodos Posiciones Produción de significados Educación continuada en el Ttrabajo Multimétodos Positions Meaning production In service education Multimethods |
title_short |
Posicionamentos em formação profissional continuada: um estudo multimétodo longitudinal |
title_full |
Posicionamentos em formação profissional continuada: um estudo multimétodo longitudinal |
title_fullStr |
Posicionamentos em formação profissional continuada: um estudo multimétodo longitudinal |
title_full_unstemmed |
Posicionamentos em formação profissional continuada: um estudo multimétodo longitudinal |
title_sort |
Posicionamentos em formação profissional continuada: um estudo multimétodo longitudinal |
author |
Forcione, Thais Lanutti |
author_facet |
Forcione, Thais Lanutti Barbato, Silviane Bonaccorsi |
author_role |
author |
author2 |
Barbato, Silviane Bonaccorsi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Forcione, Thais Lanutti Barbato, Silviane Bonaccorsi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Posicionamentos Produção de significados Formação Continuada em serviço Multimétodos Posiciones Produción de significados Educación continuada en el Ttrabajo Multimétodos Positions Meaning production In service education Multimethods |
topic |
Posicionamentos Produção de significados Formação Continuada em serviço Multimétodos Posiciones Produción de significados Educación continuada en el Ttrabajo Multimétodos Positions Meaning production In service education Multimethods |
description |
This article presents a longitudinal case study aimed at analyzing the production of meanings in positions of a professional in service continued education. Qualitative multi methods were applied in 3 annual sets with 3 interviews ”“ open, mediated by object or image and episodic, and the writing of letters. Data were submitted to dialogic-thematic. Results indicated she organized herself, studied and applied knowledge, acting as part of a team with dedication and responsibility and oriented towards the future. Interpretations of herself, the other and situations were actualized in qualified contextualized dynamogenic actions. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8228 10.26512/lc.v23i51.8228 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8228 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v23i51.8228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8228/6740 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 LC http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 LC http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 23 No. 51 (2017): Educação, desenvolvimento humano e narrativas de formação - Metodologias de pesquisa; 351-368 Linhas Críticas; Vol. 23 Núm. 51 (2017): Educação, desenvolvimento humano e narrativas de formação - Metodologias de pesquisa; 351-368 Linhas Críticas; v. 23 n. 51 (2017): Educação, desenvolvimento humano e narrativas de formação - Metodologias de pesquisa; 351-368 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v23i51 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309286873563136 |