Posicionamentos em formação profissional continuada: um estudo multimétodo longitudinal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Forcione, Thais Lanutti
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Barbato, Silviane Bonaccorsi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8228
Resumo: This article presents a longitudinal case study aimed at analyzing the production of meanings in positions of a professional in service continued education. Qualitative multi methods were applied in 3 annual sets with 3 interviews ”“ open, mediated by object or image and episodic, and the writing of letters. Data were submitted to dialogic-thematic. Results indicated she organized herself, studied and applied knowledge, acting as part of a team with dedication and responsibility and oriented towards the future. Interpretations of herself, the other and situations were actualized in qualified contextualized dynamogenic actions.
id UNB-32_bccd6d1c154e022c177fad2e3e608715
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8228
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Posicionamentos em formação profissional continuada: um estudo multimétodo longitudinalPosicionamentosProdução de significadosFormação Continuada em serviçoMultimétodosPosicionesProdución de significadosEducación continuada en el TtrabajoMultimétodosPositionsMeaning productionIn service educationMultimethodsThis article presents a longitudinal case study aimed at analyzing the production of meanings in positions of a professional in service continued education. Qualitative multi methods were applied in 3 annual sets with 3 interviews ”“ open, mediated by object or image and episodic, and the writing of letters. Data were submitted to dialogic-thematic. Results indicated she organized herself, studied and applied knowledge, acting as part of a team with dedication and responsibility and oriented towards the future. Interpretations of herself, the other and situations were actualized in qualified contextualized dynamogenic actions.El estudio de caso longitudinal tuvo como objetivo analizar la producción de significados de una profesional en formación continuada en el trabajo. Multimétodos cualitativos fueron aplicados en tres bloques anuales con entrevista abierta, mediada por objeto o imagen y episódica, y escritura de cartas. Los datos fueran sometidos a análisis dialógico-temático y pragmático discursivo. Los resultados indicaron que se organiza, estudia y aplica conocimientos, actuando en equipo con dedicación y responsabilidad, con la orientación direccionada hacia el futuro. Las interpretaciones de sí, del otro y de situaciones se actualizaron en acciones cualificadas y contextualizadas dinamogénicas.Este estudo de caso longitudinal teve por objetivo analisar a produção de significados em posicionamentos de profissional em formação continuada em serviço. Utilizou-se multimétodos qualitativos aplicados em 3 blocos anuais com entrevista aberta, mediada por objeto ou imagem e episódica, e escrita de cartas, submetidos às análises dialógico-temática. Os resultados indicaram que o participante se organiza, estuda e aplica conhecimentos, atuando em equipe, com dedicação e responsabilidade, direcionada para o futuro. As interpretações de si, do outro e das situações são atualizadas em ações dinamogênicas qualificadas contextualizadas.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2018-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/822810.26512/lc.v23i51.8228Linhas Críticas; Vol. 23 No. 51 (2017): Educação, desenvolvimento humano e narrativas de formação - Metodologias de pesquisa; 351-368Linhas Críticas; Vol. 23 Núm. 51 (2017): Educação, desenvolvimento humano e narrativas de formação - Metodologias de pesquisa; 351-368Linhas Crí­ticas; v. 23 n. 51 (2017): Educação, desenvolvimento humano e narrativas de formação - Metodologias de pesquisa; 351-3681981-04311516-489610.26512/lc.v23i51reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8228/6740Copyright (c) 2018 LChttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessForcione, Thais LanuttiBarbato, Silviane Bonaccorsi2021-09-14T23:18:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8228Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2021-09-14T23:18:47Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Posicionamentos em formação profissional continuada: um estudo multimétodo longitudinal
title Posicionamentos em formação profissional continuada: um estudo multimétodo longitudinal
spellingShingle Posicionamentos em formação profissional continuada: um estudo multimétodo longitudinal
Forcione, Thais Lanutti
Posicionamentos
Produção de significados
Formação Continuada em serviço
Multimétodos
Posiciones
Produción de significados
Educación continuada en el Ttrabajo
Multimétodos
Positions
Meaning production
In service education
Multimethods
title_short Posicionamentos em formação profissional continuada: um estudo multimétodo longitudinal
title_full Posicionamentos em formação profissional continuada: um estudo multimétodo longitudinal
title_fullStr Posicionamentos em formação profissional continuada: um estudo multimétodo longitudinal
title_full_unstemmed Posicionamentos em formação profissional continuada: um estudo multimétodo longitudinal
title_sort Posicionamentos em formação profissional continuada: um estudo multimétodo longitudinal
author Forcione, Thais Lanutti
author_facet Forcione, Thais Lanutti
Barbato, Silviane Bonaccorsi
author_role author
author2 Barbato, Silviane Bonaccorsi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Forcione, Thais Lanutti
Barbato, Silviane Bonaccorsi
dc.subject.por.fl_str_mv Posicionamentos
Produção de significados
Formação Continuada em serviço
Multimétodos
Posiciones
Produción de significados
Educación continuada en el Ttrabajo
Multimétodos
Positions
Meaning production
In service education
Multimethods
topic Posicionamentos
Produção de significados
Formação Continuada em serviço
Multimétodos
Posiciones
Produción de significados
Educación continuada en el Ttrabajo
Multimétodos
Positions
Meaning production
In service education
Multimethods
description This article presents a longitudinal case study aimed at analyzing the production of meanings in positions of a professional in service continued education. Qualitative multi methods were applied in 3 annual sets with 3 interviews ”“ open, mediated by object or image and episodic, and the writing of letters. Data were submitted to dialogic-thematic. Results indicated she organized herself, studied and applied knowledge, acting as part of a team with dedication and responsibility and oriented towards the future. Interpretations of herself, the other and situations were actualized in qualified contextualized dynamogenic actions.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8228
10.26512/lc.v23i51.8228
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8228
identifier_str_mv 10.26512/lc.v23i51.8228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8228/6740
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 LC
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 LC
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 23 No. 51 (2017): Educação, desenvolvimento humano e narrativas de formação - Metodologias de pesquisa; 351-368
Linhas Críticas; Vol. 23 Núm. 51 (2017): Educação, desenvolvimento humano e narrativas de formação - Metodologias de pesquisa; 351-368
Linhas Crí­ticas; v. 23 n. 51 (2017): Educação, desenvolvimento humano e narrativas de formação - Metodologias de pesquisa; 351-368
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v23i51
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309286873563136