Dinâmicas de Produção da Identidade Docente na EJA: um Estudo Multimétodos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gois,Danyelle Natacha dos Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Barbato,Silviane Bonaccorsi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932018000300480
Resumo: Resumo Este estudo tem como objetivo analisar as dinâmicas de produção da identidade docente na Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos primeiros anos de docência nas cidades de Aracaju e Brasília. Participaram quatro professores atuantes na EJA da rede pública de ensino. Foram realizadas duas sessões de entrevistas aberta e episódica, seguida por entrevista mediada por objeto ou fotografia. Em seguida, foi solicitado aos participantes que escrevessem duas cartas a serem enviadas à pesquisadora por e-mail: a primeira em posicionamento-eu com o tema Ser Docente da EJA e a segunda, com alternância para posicionamento-outro, escrevendo como Secretário de Educação, com o tema perspectivas futuras da EJA. Os dados foram transcritos e a produção obtida com o uso dos multimétodos foi organizada um único texto. Todas as informações, entrevistas e cartas, foram submetidas à análise dialógica temática e análise pragmática do discurso. Os resultados indicaram que as dinâmicas de produção da identidade docente foram construídas em três temas centrais: Família, Formação Acadêmica e Mercado de Trabalho. Este estudo indicou que a produção da identidade docente e profissional na educação de jovens e adultos nos primeiros anos de docência está em transição e é marcada por ambivalências geradas na dinâmica de permanências e mudanças em conflitos e incertezas, no presente, e expectativas de futuro relacionadas à continuidade da formação, a novas oportunidades de trabalho docente e uma educação mais significativa para o outro e para si.
id CFP-1_282f08af617d622cf48f919ef3ab2021
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-98932018000300480
network_acronym_str CFP-1
network_name_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository_id_str
spelling Dinâmicas de Produção da Identidade Docente na EJA: um Estudo MultimétodosSelfPosicionamentoIdentidade DocenteMultimétodosEducação de Jovens e AdultosResumo Este estudo tem como objetivo analisar as dinâmicas de produção da identidade docente na Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos primeiros anos de docência nas cidades de Aracaju e Brasília. Participaram quatro professores atuantes na EJA da rede pública de ensino. Foram realizadas duas sessões de entrevistas aberta e episódica, seguida por entrevista mediada por objeto ou fotografia. Em seguida, foi solicitado aos participantes que escrevessem duas cartas a serem enviadas à pesquisadora por e-mail: a primeira em posicionamento-eu com o tema Ser Docente da EJA e a segunda, com alternância para posicionamento-outro, escrevendo como Secretário de Educação, com o tema perspectivas futuras da EJA. Os dados foram transcritos e a produção obtida com o uso dos multimétodos foi organizada um único texto. Todas as informações, entrevistas e cartas, foram submetidas à análise dialógica temática e análise pragmática do discurso. Os resultados indicaram que as dinâmicas de produção da identidade docente foram construídas em três temas centrais: Família, Formação Acadêmica e Mercado de Trabalho. Este estudo indicou que a produção da identidade docente e profissional na educação de jovens e adultos nos primeiros anos de docência está em transição e é marcada por ambivalências geradas na dinâmica de permanências e mudanças em conflitos e incertezas, no presente, e expectativas de futuro relacionadas à continuidade da formação, a novas oportunidades de trabalho docente e uma educação mais significativa para o outro e para si.Conselho Federal de Psicologia2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932018000300480Psicologia: Ciência e Profissão v.38 n.3 2018reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)instacron:CFP10.1590/1982-37030000492017info:eu-repo/semantics/openAccessGois,Danyelle Natacha dos SantosBarbato,Silviane Bonaccorsipor2018-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S1414-98932018000300480Revistahttps://www.scielo.br/j/pcp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@cfp.org.br1982-37031414-9893opendoar:2018-10-09T00:00Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dinâmicas de Produção da Identidade Docente na EJA: um Estudo Multimétodos
title Dinâmicas de Produção da Identidade Docente na EJA: um Estudo Multimétodos
spellingShingle Dinâmicas de Produção da Identidade Docente na EJA: um Estudo Multimétodos
Gois,Danyelle Natacha dos Santos
Self
Posicionamento
Identidade Docente
Multimétodos
Educação de Jovens e Adultos
title_short Dinâmicas de Produção da Identidade Docente na EJA: um Estudo Multimétodos
title_full Dinâmicas de Produção da Identidade Docente na EJA: um Estudo Multimétodos
title_fullStr Dinâmicas de Produção da Identidade Docente na EJA: um Estudo Multimétodos
title_full_unstemmed Dinâmicas de Produção da Identidade Docente na EJA: um Estudo Multimétodos
title_sort Dinâmicas de Produção da Identidade Docente na EJA: um Estudo Multimétodos
author Gois,Danyelle Natacha dos Santos
author_facet Gois,Danyelle Natacha dos Santos
Barbato,Silviane Bonaccorsi
author_role author
author2 Barbato,Silviane Bonaccorsi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gois,Danyelle Natacha dos Santos
Barbato,Silviane Bonaccorsi
dc.subject.por.fl_str_mv Self
Posicionamento
Identidade Docente
Multimétodos
Educação de Jovens e Adultos
topic Self
Posicionamento
Identidade Docente
Multimétodos
Educação de Jovens e Adultos
description Resumo Este estudo tem como objetivo analisar as dinâmicas de produção da identidade docente na Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos primeiros anos de docência nas cidades de Aracaju e Brasília. Participaram quatro professores atuantes na EJA da rede pública de ensino. Foram realizadas duas sessões de entrevistas aberta e episódica, seguida por entrevista mediada por objeto ou fotografia. Em seguida, foi solicitado aos participantes que escrevessem duas cartas a serem enviadas à pesquisadora por e-mail: a primeira em posicionamento-eu com o tema Ser Docente da EJA e a segunda, com alternância para posicionamento-outro, escrevendo como Secretário de Educação, com o tema perspectivas futuras da EJA. Os dados foram transcritos e a produção obtida com o uso dos multimétodos foi organizada um único texto. Todas as informações, entrevistas e cartas, foram submetidas à análise dialógica temática e análise pragmática do discurso. Os resultados indicaram que as dinâmicas de produção da identidade docente foram construídas em três temas centrais: Família, Formação Acadêmica e Mercado de Trabalho. Este estudo indicou que a produção da identidade docente e profissional na educação de jovens e adultos nos primeiros anos de docência está em transição e é marcada por ambivalências geradas na dinâmica de permanências e mudanças em conflitos e incertezas, no presente, e expectativas de futuro relacionadas à continuidade da formação, a novas oportunidades de trabalho docente e uma educação mais significativa para o outro e para si.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932018000300480
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932018000300480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1982-37030000492017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Ciência e Profissão v.38 n.3 2018
reponame:Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
instname:Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron:CFP
instname_str Conselho Federal de Psicologia (CFP)
instacron_str CFP
institution CFP
reponame_str Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
collection Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Conselho Federal de Psicologia. Online) - Conselho Federal de Psicologia (CFP)
repository.mail.fl_str_mv revista@cfp.org.br
_version_ 1754122431314788352