Banco Mundial, formação de professores e informática na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Raquel de Almeida
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2889
Resumo: O artigo apresenta dados iniciais da pesquisa efetuada sobre: Banco Mundial (BIRD), formação de professores e informática na educação no período 1998-1999. A pesquisa propõe-se a investigar as seguintes questões: Quais são os projetos desenvolvidos em informática na educação que o BIRD financiou e/ou está financiando? Quando e por que os tem financiado? O que a equipe que está recebendo o financiamento conseguiu/está conseguindo como resultados? Que dificuldades tem encontrado? E resistências (dos professores, da equipe, da comunidade)? O artigo destaca o andamento de uma experiência em particular: o PROFORMAÇÃO. Programa de Formação de Professores em Exercício, o qual é financiado pelo FUNDESCOLA, Fundo de Desenvolvimento da Escola, com recursos provenientes do FUNDEF e do BIRD. Ele combina tecnologia de educação à distância com partes presenciais em que os participantes têm aulas nas agências formadoras ”” em geral, escolas normais ”” e são acompanhados por tutores do programa, estudam em livros especiais e assistem à TV Escola. Apesar da existência de tecnologias mais modernas como a Internet, os organizadores julgam que ainda é prematuro o uso da educação à distância via telemática. Ao final, o artigo questiona o modo como a informática é tratada na gestão, a qual poderá estar sendo utilizada para administrar o ensino no sentido de uniformizar procedimentos e controlar o fluxo das informações para facilitar o gerenciamento do BIRD numa região que é geopoliticamente estratégica e de segurança nacional.   
id UNB-32_be6657330274cfc662cfbffea4eb59bb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2889
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Banco Mundial, formação de professores e informática na educaçãoNovas tecnologias e educação;Política e formação de professores;Informática na educação;Financiamento da educação;Banco Mundial;ProformaçãoO artigo apresenta dados iniciais da pesquisa efetuada sobre: Banco Mundial (BIRD), formação de professores e informática na educação no período 1998-1999. A pesquisa propõe-se a investigar as seguintes questões: Quais são os projetos desenvolvidos em informática na educação que o BIRD financiou e/ou está financiando? Quando e por que os tem financiado? O que a equipe que está recebendo o financiamento conseguiu/está conseguindo como resultados? Que dificuldades tem encontrado? E resistências (dos professores, da equipe, da comunidade)? O artigo destaca o andamento de uma experiência em particular: o PROFORMAÇÃO. Programa de Formação de Professores em Exercício, o qual é financiado pelo FUNDESCOLA, Fundo de Desenvolvimento da Escola, com recursos provenientes do FUNDEF e do BIRD. Ele combina tecnologia de educação à distância com partes presenciais em que os participantes têm aulas nas agências formadoras ”” em geral, escolas normais ”” e são acompanhados por tutores do programa, estudam em livros especiais e assistem à TV Escola. Apesar da existência de tecnologias mais modernas como a Internet, os organizadores julgam que ainda é prematuro o uso da educação à distância via telemática. Ao final, o artigo questiona o modo como a informática é tratada na gestão, a qual poderá estar sendo utilizada para administrar o ensino no sentido de uniformizar procedimentos e controlar o fluxo das informações para facilitar o gerenciamento do BIRD numa região que é geopoliticamente estratégica e de segurança nacional.   Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2002-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/288910.26512/lc.v7i12.2889Linhas Críticas; Vol. 7 No. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 99-112Linhas Críticas; Vol. 7 Núm. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 99-112Linhas Crí­ticas; v. 7 n. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 99-1121981-04311516-489610.26512/lc.v7i12reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2889/2594Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Raquel de Almeida2022-09-09T14:05:52Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2889Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T14:05:52Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Banco Mundial, formação de professores e informática na educação
title Banco Mundial, formação de professores e informática na educação
spellingShingle Banco Mundial, formação de professores e informática na educação
Moraes, Raquel de Almeida
Novas tecnologias e educação;
Política e formação de professores;
Informática na educação;
Financiamento da educação;
Banco Mundial;
Proformação
title_short Banco Mundial, formação de professores e informática na educação
title_full Banco Mundial, formação de professores e informática na educação
title_fullStr Banco Mundial, formação de professores e informática na educação
title_full_unstemmed Banco Mundial, formação de professores e informática na educação
title_sort Banco Mundial, formação de professores e informática na educação
author Moraes, Raquel de Almeida
author_facet Moraes, Raquel de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Raquel de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Novas tecnologias e educação;
Política e formação de professores;
Informática na educação;
Financiamento da educação;
Banco Mundial;
Proformação
topic Novas tecnologias e educação;
Política e formação de professores;
Informática na educação;
Financiamento da educação;
Banco Mundial;
Proformação
description O artigo apresenta dados iniciais da pesquisa efetuada sobre: Banco Mundial (BIRD), formação de professores e informática na educação no período 1998-1999. A pesquisa propõe-se a investigar as seguintes questões: Quais são os projetos desenvolvidos em informática na educação que o BIRD financiou e/ou está financiando? Quando e por que os tem financiado? O que a equipe que está recebendo o financiamento conseguiu/está conseguindo como resultados? Que dificuldades tem encontrado? E resistências (dos professores, da equipe, da comunidade)? O artigo destaca o andamento de uma experiência em particular: o PROFORMAÇÃO. Programa de Formação de Professores em Exercício, o qual é financiado pelo FUNDESCOLA, Fundo de Desenvolvimento da Escola, com recursos provenientes do FUNDEF e do BIRD. Ele combina tecnologia de educação à distância com partes presenciais em que os participantes têm aulas nas agências formadoras ”” em geral, escolas normais ”” e são acompanhados por tutores do programa, estudam em livros especiais e assistem à TV Escola. Apesar da existência de tecnologias mais modernas como a Internet, os organizadores julgam que ainda é prematuro o uso da educação à distância via telemática. Ao final, o artigo questiona o modo como a informática é tratada na gestão, a qual poderá estar sendo utilizada para administrar o ensino no sentido de uniformizar procedimentos e controlar o fluxo das informações para facilitar o gerenciamento do BIRD numa região que é geopoliticamente estratégica e de segurança nacional.   
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2889
10.26512/lc.v7i12.2889
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2889
identifier_str_mv 10.26512/lc.v7i12.2889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2889/2594
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 7 No. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 99-112
Linhas Críticas; Vol. 7 Núm. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 99-112
Linhas Crí­ticas; v. 7 n. 12 (2001): A formação dos profissionais da educação; 99-112
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v7i12
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309284628561920