Identidade de Escola Técnica vs Vontade de Universidade nos Institutos Federais: Uma abordagem histórica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/22884 |
Resumo: | Os Institutos Federais vêm enfrentando um processo conflituoso na construção de suas novas institucionalidades, sendo palco de um tensionamento constante entre a secular identidade de escola técnica, representada pela oferta de formação técnica, e a vontade de universidade, representada pela defesa de um direcionamento da oferta para os cursos superiores e pela tentativa de implantação de um modelo de pesquisa pautado na experiência universitária. Com a finalidade de compreender as raízes deste tensionamento, este artigo traz uma abordagem histórica desse processo. |
id |
UNB-32_ccea1090aea1b3f09dac25fce656b588 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22884 |
network_acronym_str |
UNB-32 |
network_name_str |
Linhas Críticas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Identidade de Escola Técnica vs Vontade de Universidade nos Institutos Federais: Uma abordagem históricaInstitutos Federais de EducaçãoCiência e TecnologiaEducação Profissional e TecnológicaIdentidade de Escola TécnicaVontade de UniversidadeNova InstitucionalidadeOs Institutos Federais vêm enfrentando um processo conflituoso na construção de suas novas institucionalidades, sendo palco de um tensionamento constante entre a secular identidade de escola técnica, representada pela oferta de formação técnica, e a vontade de universidade, representada pela defesa de um direcionamento da oferta para os cursos superiores e pela tentativa de implantação de um modelo de pesquisa pautado na experiência universitária. Com a finalidade de compreender as raízes deste tensionamento, este artigo traz uma abordagem histórica desse processo.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2018-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2288410.26512/lc.v23i52.22884Linhas Críticas; Vol. 23 No. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educaçãoLinhas Críticas; Vol. 23 Núm. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educaçãoLinhas Críticas; v. 23 n. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação1981-04311516-489610.26512/lc.v23i52reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/22884/20603Copyright (c) 2018 Revista Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Gustavo HenriqueKipnis, Bernardo2021-09-13T19:11:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22884Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2021-09-13T19:11:56Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidade de Escola Técnica vs Vontade de Universidade nos Institutos Federais: Uma abordagem histórica |
title |
Identidade de Escola Técnica vs Vontade de Universidade nos Institutos Federais: Uma abordagem histórica |
spellingShingle |
Identidade de Escola Técnica vs Vontade de Universidade nos Institutos Federais: Uma abordagem histórica Moraes, Gustavo Henrique Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia Educação Profissional e Tecnológica Identidade de Escola Técnica Vontade de Universidade Nova Institucionalidade |
title_short |
Identidade de Escola Técnica vs Vontade de Universidade nos Institutos Federais: Uma abordagem histórica |
title_full |
Identidade de Escola Técnica vs Vontade de Universidade nos Institutos Federais: Uma abordagem histórica |
title_fullStr |
Identidade de Escola Técnica vs Vontade de Universidade nos Institutos Federais: Uma abordagem histórica |
title_full_unstemmed |
Identidade de Escola Técnica vs Vontade de Universidade nos Institutos Federais: Uma abordagem histórica |
title_sort |
Identidade de Escola Técnica vs Vontade de Universidade nos Institutos Federais: Uma abordagem histórica |
author |
Moraes, Gustavo Henrique |
author_facet |
Moraes, Gustavo Henrique Kipnis, Bernardo |
author_role |
author |
author2 |
Kipnis, Bernardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Gustavo Henrique Kipnis, Bernardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia Educação Profissional e Tecnológica Identidade de Escola Técnica Vontade de Universidade Nova Institucionalidade |
topic |
Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia Educação Profissional e Tecnológica Identidade de Escola Técnica Vontade de Universidade Nova Institucionalidade |
description |
Os Institutos Federais vêm enfrentando um processo conflituoso na construção de suas novas institucionalidades, sendo palco de um tensionamento constante entre a secular identidade de escola técnica, representada pela oferta de formação técnica, e a vontade de universidade, representada pela defesa de um direcionamento da oferta para os cursos superiores e pela tentativa de implantação de um modelo de pesquisa pautado na experiência universitária. Com a finalidade de compreender as raízes deste tensionamento, este artigo traz uma abordagem histórica desse processo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/22884 10.26512/lc.v23i52.22884 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/22884 |
identifier_str_mv |
10.26512/lc.v23i52.22884 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/22884/20603 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Linhas Críticas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linhas Críticas; Vol. 23 No. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação Linhas Críticas; Vol. 23 Núm. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação Linhas Críticas; v. 23 n. 52 (2017): Currículos e Práticas educativas em espaços formais de educação 1981-0431 1516-4896 10.26512/lc.v23i52 reponame:Linhas Críticas (Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UnB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UnB |
institution |
UnB |
reponame_str |
Linhas Críticas (Online) |
collection |
Linhas Críticas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvlinhas@unb.br |
_version_ |
1805309287366393856 |