Uma política de certificação profissional orientada para inclusão social
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3563 |
Resumo: | O artigo contém a reconstrução e análise das experiências recentes levadas a efeito pelo Departamento de Certificação e Orientação Profissional da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego ”“ MTE/2003-2007, voltadas para a construção de políticas inclusivas de qualificação, certificação e orientação profissional. O modelo de certificação profissional desenvolvido foi construído de forma participativa e negociada. Conceitualmente, pretende ser um contraponto a algumas orientações hegemônicas. Do ponto de vista jurídico-institucional visou à construção do Sistema Nacional de Certificação Profissional. O projeto pautou-se numa perspectiva inclusiva, pois pretendia ser, além de um mecanismo de credenciamento para o trabalho, uma passarela de ingresso/retorno ao sistema escolar formal ou de inserção em percursos formativos de natureza continuada. O modelo elaborado foi testado com duas categorias profissionais e tais experiências piloto também são retratadas no presente artigo. |
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Uma política de certificação profissional orientada para inclusão socialTrabalho;Educação;Qualificação;Certificação profissional;Políticas públicasO artigo contém a reconstrução e análise das experiências recentes levadas a efeito pelo Departamento de Certificação e Orientação Profissional da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego ”“ MTE/2003-2007, voltadas para a construção de políticas inclusivas de qualificação, certificação e orientação profissional. O modelo de certificação profissional desenvolvido foi construído de forma participativa e negociada. Conceitualmente, pretende ser um contraponto a algumas orientações hegemônicas. Do ponto de vista jurídico-institucional visou à construção do Sistema Nacional de Certificação Profissional. O projeto pautou-se numa perspectiva inclusiva, pois pretendia ser, além de um mecanismo de credenciamento para o trabalho, uma passarela de ingresso/retorno ao sistema escolar formal ou de inserção em percursos formativos de natureza continuada. O modelo elaborado foi testado com duas categorias profissionais e tais experiências piloto também são retratadas no presente artigo.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2010-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/356310.26512/lc.v16i30.3563Linhas Críticas; Vol. 16 No. 30 (2010): Educação profissional e tecnológica; 27-48Linhas Críticas; Vol. 16 Núm. 30 (2010): Educação profissional e tecnológica; 27-48Linhas Críticas; v. 16 n. 30 (2010): Educação profissional e tecnológica; 27-481981-04311516-489610.26512/lc.v16i30reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3563/3249Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessManfredi, Silvia Maria2022-09-09T16:29:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3563Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:29:33Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
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