A teoria crítica de Gramsci nas pedagogias alternativas de educação do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Claudemiro
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3376
Resumo: Este artigo busca refletir sobre a contribuição do pensamento de Gramsci na elaboração e aplicação das pedagogias alternativas de educação do campo, em especial, a dos Centros de Formação em Alternância, que trabalham com a Pedagogia da Alternância no Brasil. As discussões sobre educação do campo no Brasil são bem recentes e há dez anos vêm se fortalecendo enquanto espaço de construção do conhecimento e de saberes que se confirmam a partir das próprias experiências de sujeitos coletivos que constroem espaços pedagógicos alternativos, na concepção gramsciana, contra a hegemonia estabelecida.
id UNB-32_e1b6933b5aec76e08d507c1e28fb8dbc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3376
network_acronym_str UNB-32
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling A teoria crítica de Gramsci nas pedagogias alternativas de educação do campoEducação do campo;Pedagogias alternativas;Gramsci;Teoria críticaEste artigo busca refletir sobre a contribuição do pensamento de Gramsci na elaboração e aplicação das pedagogias alternativas de educação do campo, em especial, a dos Centros de Formação em Alternância, que trabalham com a Pedagogia da Alternância no Brasil. As discussões sobre educação do campo no Brasil são bem recentes e há dez anos vêm se fortalecendo enquanto espaço de construção do conhecimento e de saberes que se confirmam a partir das próprias experiências de sujeitos coletivos que constroem espaços pedagógicos alternativos, na concepção gramsciana, contra a hegemonia estabelecida.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2008-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/337610.26512/lc.v13i25.3376Linhas Críticas; Vol. 13 No. 25 (2007); 185-202Linhas Críticas; Vol. 13 Núm. 25 (2007); 185-202Linhas Crí­ticas; v. 13 n. 25 (2007); 185-2021981-04311516-489610.26512/lc.v13i25reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3376/3060Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Claudemiro2022-09-09T16:04:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3376Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:04:18Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A teoria crítica de Gramsci nas pedagogias alternativas de educação do campo
title A teoria crítica de Gramsci nas pedagogias alternativas de educação do campo
spellingShingle A teoria crítica de Gramsci nas pedagogias alternativas de educação do campo
Nascimento, Claudemiro
Educação do campo;
Pedagogias alternativas;
Gramsci;
Teoria crítica
title_short A teoria crítica de Gramsci nas pedagogias alternativas de educação do campo
title_full A teoria crítica de Gramsci nas pedagogias alternativas de educação do campo
title_fullStr A teoria crítica de Gramsci nas pedagogias alternativas de educação do campo
title_full_unstemmed A teoria crítica de Gramsci nas pedagogias alternativas de educação do campo
title_sort A teoria crítica de Gramsci nas pedagogias alternativas de educação do campo
author Nascimento, Claudemiro
author_facet Nascimento, Claudemiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Claudemiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo;
Pedagogias alternativas;
Gramsci;
Teoria crítica
topic Educação do campo;
Pedagogias alternativas;
Gramsci;
Teoria crítica
description Este artigo busca refletir sobre a contribuição do pensamento de Gramsci na elaboração e aplicação das pedagogias alternativas de educação do campo, em especial, a dos Centros de Formação em Alternância, que trabalham com a Pedagogia da Alternância no Brasil. As discussões sobre educação do campo no Brasil são bem recentes e há dez anos vêm se fortalecendo enquanto espaço de construção do conhecimento e de saberes que se confirmam a partir das próprias experiências de sujeitos coletivos que constroem espaços pedagógicos alternativos, na concepção gramsciana, contra a hegemonia estabelecida.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3376
10.26512/lc.v13i25.3376
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3376
identifier_str_mv 10.26512/lc.v13i25.3376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3376/3060
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 13 No. 25 (2007); 185-202
Linhas Críticas; Vol. 13 Núm. 25 (2007); 185-202
Linhas Crí­ticas; v. 13 n. 25 (2007); 185-202
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v13i25
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br
_version_ 1805309285353127936