Deficiência mental em sala de aula: para alem da naturalização de concepções e práticas
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Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas Críticas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3203 |
Resumo: | Os diferentes significados que a deficiência mental adquiriu através da história dependem da dinâmica da cultura. Este estudo tem por objetivo analisar as concepções de quatro professores sobre a inclusão de alunos com diagnóstico de deficiência mental na classe regular do ensino básico. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas e organizados em grupamentos temáticos, considerando a frequência e a disponibilidade das significações. Os resultados indicaram que o conceito complexo de inclusão de alunos com diagnóstico de deficiência mental leve pode estar organizado a partir dos seguintes temas: Expectativas, Hipóteses, Diagnóstico, Funcionamento Psíquico, Políticas Públicas/Inclusão, Exclusão, Interação e Transição. Indicaram também que, no contexto da escola pesquisada, a deficiência mental adquire uma expressão que se traduz por concepções dirigidas ora para os processos de culpabilização da criança e/ou de sua família pelo fracasso escolar, ora para a necessidade de se desenvolver mecanismos mais adequados de procedimentos e avaliação pedagógicos. |
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Deficiência mental em sala de aula: para alem da naturalização de concepções e práticasDeficiência mental;Perspectiva inclusiva;Fracasso escolarOs diferentes significados que a deficiência mental adquiriu através da história dependem da dinâmica da cultura. Este estudo tem por objetivo analisar as concepções de quatro professores sobre a inclusão de alunos com diagnóstico de deficiência mental na classe regular do ensino básico. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas e organizados em grupamentos temáticos, considerando a frequência e a disponibilidade das significações. Os resultados indicaram que o conceito complexo de inclusão de alunos com diagnóstico de deficiência mental leve pode estar organizado a partir dos seguintes temas: Expectativas, Hipóteses, Diagnóstico, Funcionamento Psíquico, Políticas Públicas/Inclusão, Exclusão, Interação e Transição. Indicaram também que, no contexto da escola pesquisada, a deficiência mental adquire uma expressão que se traduz por concepções dirigidas ora para os processos de culpabilização da criança e/ou de sua família pelo fracasso escolar, ora para a necessidade de se desenvolver mecanismos mais adequados de procedimentos e avaliação pedagógicos. Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2004-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/320310.26512/lc.v10i19.3203Linhas Críticas; Vol. 10 No. 19 (2004); 217-230Linhas Críticas; Vol. 10 Núm. 19 (2004); 217-230Linhas Críticas; v. 10 n. 19 (2004); 217-2301981-04311516-489610.26512/lc.v10i19reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3203/2890Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Julia Cristina CoelhoBarbato, Silviane Bonaccorsi2023-08-09T16:56:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3203Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br1981-04311516-4896opendoar:2023-08-09T16:56:27Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
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