he Sense of Belonging and the Development of Morality in Schools
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22125 |
Resumo: | This article discusses the importance of school offering a “space to play” for children who face serious moral conflicts. Through the presentation of vignettes, it analyzes some dialogues exchanges, during classroom playtime, between a child and a grant-holder participating in the PIBID/Capes Institutional Teacher Training Grant Program. In the light of psychoanalytical concepts, the study demonstrates how play promotes a good-enough environment that, with the help of a significant adult, is vital for moral aspects to be dealt without moralism or rationalizations, and for the feeling of belonging to allow a child to have a deeper enjoyment of the school environment. |
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he Sense of Belonging and the Development of Morality in SchoolsSentimento de pertencimento e desenvolvimento da moralidade na escolaSentimento de pertencimento e desenvolvimento da moralidade na escolaSentimento de Pertencimento e Desenvolvimento da Moralidade na EscolaThis article discusses the importance of school offering a “space to play” for children who face serious moral conflicts. Through the presentation of vignettes, it analyzes some dialogues exchanges, during classroom playtime, between a child and a grant-holder participating in the PIBID/Capes Institutional Teacher Training Grant Program. In the light of psychoanalytical concepts, the study demonstrates how play promotes a good-enough environment that, with the help of a significant adult, is vital for moral aspects to be dealt without moralism or rationalizations, and for the feeling of belonging to allow a child to have a deeper enjoyment of the school environment.Algumas crianças não usufruem do ambiente escolar. Muitas estão alheias à s atividades de aprendizagem, e outras não se sentem em comunhão com a instituição. Pode-se dizer que em tais crianças está ausente o sentimento de pertencimento. Apoiando-se em teorias da psicanálise, e mediante a apresentação de vinhetas, o presente artigo discute a importância de oferecer um “espaço para o brincar” para essas crianças. O caso escolhido evidencia o tema da moralidade, aqui considerada como aspecto do desenvolvimento emocional dos sujeitos. A discussão busca compreender quão significativa para alunos que enfrentam conflitos morais sérios pode ser a escola, quando se converte em ambiente suficientemente bom, permitindo o desenvolvimento do sentimento de pertencimento.Algumas crianças não usufruem do ambiente escolar. Muitas estão alheias à s atividades de aprendizagem, e outras não se sentem em comunhão com a instituição. Pode-se dizer que em tais crianças está ausente o sentimento de pertencimento. Apoiando-se em teorias da psicanálise, e mediante a apresentação de vinhetas, o presente artigo discute a importância de oferecer um “espaço para o brincar” para essas crianças. O caso escolhido evidencia o tema da moralidade, aqui considerada como aspecto do desenvolvimento emocional dos sujeitos. A discussão busca compreender quão significativa para alunos que enfrentam conflitos morais sérios pode ser a escola, quando se converte em ambiente suficientemente bom, permitindo o desenvolvimento do sentimento de pertencimento.O presente artigo discute a importância de a escola oferecer um “espaço para o brincar” para crianças que enfrentam conflitos morais sérios. Mediante a apresentação de vinhetas, analisa alguns diálogos travados durante o brincar em uma sala de aula, entre uma criança e uma bolsista participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/Capes. À luz de conceitos da psicanálise, o estudo demonstra como o brincar promove um ambiente suficientemente bom que, com a ajuda de um adulto significativo, é vital para que aspectos morais sejam abordados sem moralismos ou racionalizações e para que o sentimento de pertencimento permita à criança usufruir mais profundamente do ambiente escolar.Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília2021-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/2212510.1590/0102.3772e372115Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 37 (2021)1806-34460102-3772reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22125/33976https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22125/33977Copyright (c) 2021 Claudia Regina Campanaro, Ana Archangelo, Tagiane Maria Rocha Luz, Isabela Angeli Rodrigueshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCampanaro, Claudia ReginaArchangelo, Ana Maria Rocha Luz, TagianeAngeli Rodrigues, Isabela2022-07-27T16:01:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22125Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/oairevistaptp@gmail.com1806-34460102-3772opendoar:2022-07-27T16:01:43Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
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