Extension of the stimulus control produced by three procedures for teaching pseudowords discrimination

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo de Oliveira, Jonathan
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Seixas Hanna, Elenice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22202
Resumo: This study investigated the effect of a discrimination training of pseudowords with and without the requirement of selection responses upon the control by the elements and recombination of the elements, and upon stimulus observation. Eight undergraduates underwent two conditions with discriminative training and stimulus control test. The SEL condition required a selection response to S+, and the OBS condition, only observation. Test results suggest that the selection response was not determinant in the control by elements or by the recombination of elements. Four participants presented restricted control. This control was extended in the additional DOR condition, that required differential element observation, and was accompanied by increases in S+ observation. The broadening of stimulus control, promoted by DOR, still needs evaluation independent of previous teaching conditions.
id UNB-4_306e763f5074240c909fafa879180074
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22202
network_acronym_str UNB-4
network_name_str Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
repository_id_str
spelling Extension of the stimulus control produced by three procedures for teaching pseudowords discriminationEfeitos do treino discriminativo sobre a observação e o controle de estímulosExtensão do controle de estímulos produzida por três procedimentos de ensino de discriminações de pseudopalavrasPseudoword discrimination, Letter discrimination, Teaching procedure, Observing and selecting, Restricted stimulus control, College studentDiscriminação de pseudopalavras, Discriminação de letras, Procedimento de ensino, Selecionar e observar, Controle de estímulos restrito, UniversitáriosThis study investigated the effect of a discrimination training of pseudowords with and without the requirement of selection responses upon the control by the elements and recombination of the elements, and upon stimulus observation. Eight undergraduates underwent two conditions with discriminative training and stimulus control test. The SEL condition required a selection response to S+, and the OBS condition, only observation. Test results suggest that the selection response was not determinant in the control by elements or by the recombination of elements. Four participants presented restricted control. This control was extended in the additional DOR condition, that required differential element observation, and was accompanied by increases in S+ observation. The broadening of stimulus control, promoted by DOR, still needs evaluation independent of previous teaching conditions. Avaliou-se o efeito de diferentes treinos discriminativos com estímulos compostos sobre o controle pelos componentes e sobre as respostas de observação. Oito universitários realizaram três condições compostas por duas sessões de treino e teste de controle de estímulos. Na Condição Seleção, requeria-se uma resposta sobre a janela correspondente ao S+.  Na Condição Observação, requeria-se apenas observar a janela. Os desempenhos foram altos nas duas condições e as diferenças assistemáticas. Quatro participantes que apresentaram controle restrito realizaram uma condição adicional que requeria a observação diferencial dos elementos (TDE). No teste, a observação dos S+ e a acurácia do desempenho aumentaram. TDE modelou o comportamento de observação e ampliou o controle por características do estímulo composto.  Este estudo investigou o efeito de treino discriminativo de pseudopalavras com e sem a exigência de resposta de seleção sobre o controle por elementos e recombinações de elementos e sobre a observação dos estímulos. Oito universitários realizaram duas condições com treino discriminativo e teste de controle de estímulos. Na condição SEL, requeria-se uma resposta de seleção do S+; na condição OBS, apenas a observação. A resposta de seleção não foi determinante no controle pelos elementos e pela recombinação de elementos. Quatro participantes apresentaram controle restrito. Esse controle foi ampliado na condição adicional DOR, que requeria a observação diferencial dos elementos, e foi acompanhado por aumento da observação do S+. A ampliação do controle de estímulos, ocasionada pelo DOR, ainda requer avaliação independente de condições de ensino anteriores.Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília2020-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/2220210.1590/0102.3772e3625Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 36 (2020)Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 36 (2020)Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 36 (2020)Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 36 (2020)1806-34460102-3772reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22202/27268Copyright (c) 2020 Jonathan Melo de Oliveira, Elenice Seixas Hannahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo de Oliveira, JonathanSeixas Hanna, Elenice2020-08-25T15:07:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22202Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/oairevistaptp@gmail.com1806-34460102-3772opendoar:2020-08-25T15:07:26Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Extension of the stimulus control produced by three procedures for teaching pseudowords discrimination
Efeitos do treino discriminativo sobre a observação e o controle de estímulos
Extensão do controle de estímulos produzida por três procedimentos de ensino de discriminações de pseudopalavras
title Extension of the stimulus control produced by three procedures for teaching pseudowords discrimination
spellingShingle Extension of the stimulus control produced by three procedures for teaching pseudowords discrimination
Melo de Oliveira, Jonathan
Pseudoword discrimination, Letter discrimination, Teaching procedure, Observing and selecting, Restricted stimulus control, College student
Discriminação de pseudopalavras, Discriminação de letras, Procedimento de ensino, Selecionar e observar, Controle de estímulos restrito, Universitários
title_short Extension of the stimulus control produced by three procedures for teaching pseudowords discrimination
title_full Extension of the stimulus control produced by three procedures for teaching pseudowords discrimination
title_fullStr Extension of the stimulus control produced by three procedures for teaching pseudowords discrimination
title_full_unstemmed Extension of the stimulus control produced by three procedures for teaching pseudowords discrimination
title_sort Extension of the stimulus control produced by three procedures for teaching pseudowords discrimination
author Melo de Oliveira, Jonathan
author_facet Melo de Oliveira, Jonathan
Seixas Hanna, Elenice
author_role author
author2 Seixas Hanna, Elenice
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo de Oliveira, Jonathan
Seixas Hanna, Elenice
dc.subject.por.fl_str_mv Pseudoword discrimination, Letter discrimination, Teaching procedure, Observing and selecting, Restricted stimulus control, College student
Discriminação de pseudopalavras, Discriminação de letras, Procedimento de ensino, Selecionar e observar, Controle de estímulos restrito, Universitários
topic Pseudoword discrimination, Letter discrimination, Teaching procedure, Observing and selecting, Restricted stimulus control, College student
Discriminação de pseudopalavras, Discriminação de letras, Procedimento de ensino, Selecionar e observar, Controle de estímulos restrito, Universitários
description This study investigated the effect of a discrimination training of pseudowords with and without the requirement of selection responses upon the control by the elements and recombination of the elements, and upon stimulus observation. Eight undergraduates underwent two conditions with discriminative training and stimulus control test. The SEL condition required a selection response to S+, and the OBS condition, only observation. Test results suggest that the selection response was not determinant in the control by elements or by the recombination of elements. Four participants presented restricted control. This control was extended in the additional DOR condition, that required differential element observation, and was accompanied by increases in S+ observation. The broadening of stimulus control, promoted by DOR, still needs evaluation independent of previous teaching conditions.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22202
10.1590/0102.3772e3625
url https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22202
identifier_str_mv 10.1590/0102.3772e3625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22202/27268
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Jonathan Melo de Oliveira, Elenice Seixas Hanna
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Jonathan Melo de Oliveira, Elenice Seixas Hanna
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 36 (2020)
Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 36 (2020)
Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 36 (2020)
Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 36 (2020)
1806-3446
0102-3772
reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
collection Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv revistaptp@gmail.com
_version_ 1800211714753429504