Extension of the stimulus control produced by three procedures for teaching pseudowords discrimination
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22202 |
Resumo: | This study investigated the effect of a discrimination training of pseudowords with and without the requirement of selection responses upon the control by the elements and recombination of the elements, and upon stimulus observation. Eight undergraduates underwent two conditions with discriminative training and stimulus control test. The SEL condition required a selection response to S+, and the OBS condition, only observation. Test results suggest that the selection response was not determinant in the control by elements or by the recombination of elements. Four participants presented restricted control. This control was extended in the additional DOR condition, that required differential element observation, and was accompanied by increases in S+ observation. The broadening of stimulus control, promoted by DOR, still needs evaluation independent of previous teaching conditions. |
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Extension of the stimulus control produced by three procedures for teaching pseudowords discriminationEfeitos do treino discriminativo sobre a observação e o controle de estímulosExtensão do controle de estímulos produzida por três procedimentos de ensino de discriminações de pseudopalavrasPseudoword discrimination, Letter discrimination, Teaching procedure, Observing and selecting, Restricted stimulus control, College studentDiscriminação de pseudopalavras, Discriminação de letras, Procedimento de ensino, Selecionar e observar, Controle de estímulos restrito, UniversitáriosThis study investigated the effect of a discrimination training of pseudowords with and without the requirement of selection responses upon the control by the elements and recombination of the elements, and upon stimulus observation. Eight undergraduates underwent two conditions with discriminative training and stimulus control test. The SEL condition required a selection response to S+, and the OBS condition, only observation. Test results suggest that the selection response was not determinant in the control by elements or by the recombination of elements. Four participants presented restricted control. This control was extended in the additional DOR condition, that required differential element observation, and was accompanied by increases in S+ observation. The broadening of stimulus control, promoted by DOR, still needs evaluation independent of previous teaching conditions. Avaliou-se o efeito de diferentes treinos discriminativos com estímulos compostos sobre o controle pelos componentes e sobre as respostas de observação. Oito universitários realizaram três condições compostas por duas sessões de treino e teste de controle de estímulos. Na Condição Seleção, requeria-se uma resposta sobre a janela correspondente ao S+. Na Condição Observação, requeria-se apenas observar a janela. Os desempenhos foram altos nas duas condições e as diferenças assistemáticas. Quatro participantes que apresentaram controle restrito realizaram uma condição adicional que requeria a observação diferencial dos elementos (TDE). No teste, a observação dos S+ e a acurácia do desempenho aumentaram. TDE modelou o comportamento de observação e ampliou o controle por características do estímulo composto. Este estudo investigou o efeito de treino discriminativo de pseudopalavras com e sem a exigência de resposta de seleção sobre o controle por elementos e recombinações de elementos e sobre a observação dos estímulos. Oito universitários realizaram duas condições com treino discriminativo e teste de controle de estímulos. Na condição SEL, requeria-se uma resposta de seleção do S+; na condição OBS, apenas a observação. A resposta de seleção não foi determinante no controle pelos elementos e pela recombinação de elementos. Quatro participantes apresentaram controle restrito. Esse controle foi ampliado na condição adicional DOR, que requeria a observação diferencial dos elementos, e foi acompanhado por aumento da observação do S+. A ampliação do controle de estímulos, ocasionada pelo DOR, ainda requer avaliação independente de condições de ensino anteriores.Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília2020-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/2220210.1590/0102.3772e3625Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 36 (2020)Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 36 (2020)Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 36 (2020)Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 36 (2020)1806-34460102-3772reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22202/27268Copyright (c) 2020 Jonathan Melo de Oliveira, Elenice Seixas Hannahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMelo de Oliveira, JonathanSeixas Hanna, Elenice2020-08-25T15:07:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22202Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/oairevistaptp@gmail.com1806-34460102-3772opendoar:2020-08-25T15:07:26Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
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