Effects of Modeling and Positive Reinforcement on Children’s Fruit Consumption

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Makerley Stefanine Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Neves, Sonia Maria Mello, da Paz, Quezia Gonçalvez, Souza, Ana Carolina Gonçalves, Junior, Ivaldo Ferreira de Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22823
Resumo: This study evaluated the effects of modeling (videos) and consequences on fruit consumption of three preschool children. In Experiment 1, videos were presented, and subsequently, consequences. In Experiment 2, consequences were programmed, then videos and consequences were presented together. In Experiment 1, consumption was greater during presentation of consequences; in Experiment 2, videos and consequences together produced higher consumption than only consequences, suggesting an enhancing effect of videos. Gradual change in the intermittence of consequences reduced consumption for three participants in Experiment 1, but increased consumption for the two participants affected by the interventions in Experiment 2. Consumption was greater in BLII, compared to BLI, but it was lower than during interventions, indicating temporary effect of such interventions on consumption.
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spelling Effects of Modeling and Positive Reinforcement on Children’s Fruit ConsumptionComportamento Alimentar Infantil ”“ Efeitos de Intervenção Baseada em Modelação com uso de Mídia e Reforçamento Positivo no Consumo de FrutasComportamento Alimentar Infantil ”“ Efeitos de Intervenção Baseada em Modelação com uso de Mídia e Reforçamento Positivo no Consumo de FrutasEfeitos da Modelação e Reforçamento Positivo no Consumo de Frutas em Criançaseating habits; fruit; modeling; positive reinforcement; Behavior Analysishábitos alimentares; frutas; modelação; reforço positivo; Análise do ComportamentoThis study evaluated the effects of modeling (videos) and consequences on fruit consumption of three preschool children. In Experiment 1, videos were presented, and subsequently, consequences. In Experiment 2, consequences were programmed, then videos and consequences were presented together. In Experiment 1, consumption was greater during presentation of consequences; in Experiment 2, videos and consequences together produced higher consumption than only consequences, suggesting an enhancing effect of videos. Gradual change in the intermittence of consequences reduced consumption for three participants in Experiment 1, but increased consumption for the two participants affected by the interventions in Experiment 2. Consumption was greater in BLII, compared to BLI, but it was lower than during interventions, indicating temporary effect of such interventions on consumption.O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da modelação através do uso de mídias audiovisuais e de consequências no consumo de frutas em crianças no ambiente pré-escolar. Participaram 8 crianças com idade de 2 a 4 anos, separadas em 2 grupos experimentais. No experimento 1 foi investigado primeiro o efeito da exibição de vídeos. No experimento 2 foi investigado o efeito de consequências seguidas da modelação acompanhada de consequências. Os resultados mostraram efeitos em todas as manipulações experimentais para 6 participantes, em que a média de consumo foi maior que na Linha de Base inicial. Mostrou-se mais eficaz o uso de mídias audiovisuais combinado com a consequenciação do consumo.O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da modelação através do uso de mídias audiovisuais e de consequências no consumo de frutas em crianças no ambiente pré-escolar. Participaram 8 crianças com idade de 2 a 4 anos, separadas em 2 grupos experimentais. No experimento 1 foi investigado primeiro o efeito da exibição de vídeos. No experimento 2 foi investigado o efeito de consequências seguidas da modelação acompanhada de consequências. Os resultados mostraram efeitos em todas as manipulações experimentais para 6 participantes, em que a média de consumo foi maior que na Linha de Base inicial. Mostrou-se mais eficaz o uso de mídias audiovisuais combinado com a consequenciação do consumo.Este estudo avaliou o efeito da modelação (vídeos) e das consequências sobre o consumo de frutas em oito pré-escolares. No Experimento1 foram apresentados vídeos e, posteriormente, consequências. No Experimento 2 foram programadas consequências, em seguida, vídeos e consequências conjuntamente. No Experimento 1, o consumo foi maior durante apresentação de consequências; no Experimento 2, a apresentação conjunta de vídeos e consequências produziu maior consumo que consequências isoladamente, sugerindo efeito potencializador dos vídeos. Mudança gradual na intermitência das consequências reduziu consumo de três participantes do Experimento 1, mas aumentou consumo para os dois participantes afetados pelas intervenções no Experimento 2. O consumo foi maior na LBII comparada à LBI, porém menor que durante intervenções, indicando efeito temporário dessas intervenções sobre o consumo.Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília2021-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/2282310.1590/0102.3772e372516Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 37 (2021)1806-34460102-3772reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22823/33965https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22823/33966Copyright (c) 2021 Makerley Stefanine Silva Ferreira, Sonia Maria Mello Neves, Quezia Gonçalvez da Paz, Ana Carolina Gonçalves Souza, Ivaldo Ferreira de Melo Juniorhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Makerley Stefanine SilvaNeves, Sonia Maria Melloda Paz, Quezia GonçalvezSouza, Ana Carolina GonçalvesJunior, Ivaldo Ferreira de Melo2022-07-27T14:46:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22823Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/oairevistaptp@gmail.com1806-34460102-3772opendoar:2022-07-27T14:46:47Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
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