Self-Efficacy and Memory Assessment in Elderly: An Exploratory Analysis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sacramento, Angela Maria
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Chariglione, Isabelle Patriciá Freitas Soares, Melo, Gislane Ferreira de, de Cárdenas, Carmen Jansen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22199
Resumo: It is an exploratory, cross-sectional and quantitative study whose objective was to verify memory and self-efficacy alterations in 110 older adults, with a mean of 70.50 years. We used a sociodemographic questionnaire, a subjective memory perception test, the Prospective and Retrospective Memory Questionnaire, and The Rey Auditory-Verbal Learning Test. The seniors were evaluated in a single moment, individually, for about 60 minutes. The results of the memory test were within the expected standards for age and schooling, with a slightly inferior performance in working memory and negative perception of memory self-efficacy (82.70%). Such performance was associated with subjective memory complaints (99.10%), which can be explained by socio-cultural paradigms negatively linked to the aging process.
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spelling Self-Efficacy and Memory Assessment in Elderly: An Exploratory AnalysisAutoeficácia e Memória em Idosos: percepção subjetiva e medidas de desempenhoAutoeficácia e Memória em Idosos: percepção subjetiva e medidas de desempenhoAvaliação da Autoeficácia e da Memória em Idosos: Uma Análise ExploratóriaMemory, Self-Efficacy, AgedMemória, Autoeficácia, IdososIt is an exploratory, cross-sectional and quantitative study whose objective was to verify memory and self-efficacy alterations in 110 older adults, with a mean of 70.50 years. We used a sociodemographic questionnaire, a subjective memory perception test, the Prospective and Retrospective Memory Questionnaire, and The Rey Auditory-Verbal Learning Test. The seniors were evaluated in a single moment, individually, for about 60 minutes. The results of the memory test were within the expected standards for age and schooling, with a slightly inferior performance in working memory and negative perception of memory self-efficacy (82.70%). Such performance was associated with subjective memory complaints (99.10%), which can be explained by socio-cultural paradigms negatively linked to the aging process. Trata-se de um estudo transversal e quantitativo cujo objetivo foi verificar as alterações de memória e da autoeficácia em 110 idosos, com média de 70,50 anos. Foram utilizados um questionário sociodemográfico, um teste de percepção subjetiva de memória, o questionário de memória Prospectiva e Retrospectiva e a Lista de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey. Os idosos foram avaliados em um único momento, individualmente, por cerca de 60 minutos. Os resultados do teste de memória apresentaram-se dentro dos padrões esperados para a idade e escolaridade, com leve desempenho inferior na memória de trabalho e percepção negativa da autoeficácia da memória (82,70%), associadas às queixas subjetivas de memória (99,10%), o que pode ser explicado por paradigmas socioculturais atrelados negativamente ao processo de envelhecer.   Trata-se de um estudo transversal e quantitativo cujo objetivo foi verificar as alterações de memória e da autoeficácia em 110 idosos, com média de 70,50 anos. Foram utilizados um questionário sociodemográfico, um teste de percepção subjetiva de memória, o questionário de memória Prospectiva e Retrospectiva e a Lista de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey. Os idosos foram avaliados em um único momento, individualmente, por cerca de 60 minutos. Os resultados do teste de memória apresentaram-se dentro dos padrões esperados para a idade e escolaridade, com leve desempenho inferior na memória de trabalho e percepção negativa da autoeficácia da memória (82,70%), associadas às queixas subjetivas de memória (99,10%), o que pode ser explicado por paradigmas socioculturais atrelados negativamente ao processo de envelhecer.  Trata-se de um estudo exploratório, transversal e quantitativo, cujo objetivo foi verificar as alterações da memória e da autoeficácia em 110 idosos, com média de 70,5 anos. Foram utilizados um questionário sociodemográfico, um teste de percepção subjetiva de memória, o questionário de memória Prospectiva e Retrospectiva e a Lista de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey. Os idosos foram avaliados em um único momento, individualmente, por cerca de 60 minutos. Os resultados do teste de memória apresentaram-se dentro dos padrões esperados para a idade e a escolaridade, com leve desempenho inferior na memória de trabalho e percepção negativa da autoeficácia da memória (82,70%). Tal desempenho foi associado às queixas subjetivas de memória (99,10%), o que pode ser explicado por paradigmas socioculturais atrelados negativamente ao processo de envelhecer.Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília2021-11-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/2219910.1590/0102.3772e373113Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 37 (2021)1806-34460102-3772reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. 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