Primary School Children’s Multiples Intelligences Assessment

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pocinho, Margarida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mendes, Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22053
Resumo: This study aims to evaluate Portuguese primary school children multiple intelligences. The participants were 112 children from public Portuguese schools, aged from six to ten years old, 61% male. The instrument used was the Portuguese adaptation of Laura Candler Multiple Intelligence Survey for Kids. After translation and retro translation, the scale was applied to the children, individually or in small groups. The results show that visuospatial, kinesthetic, naturalistic and interpersonal are the intelligences with higher values. There are no differences between gender except on linguistic-verbal and musical intelligences, with the girls presenting higher values. Data show the existence of all intelligences proposed by Howard Gardner, with variations among the children.  
id UNB-4_9a665422817e066fd4d4191adb7d08d1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22053
network_acronym_str UNB-4
network_name_str Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
repository_id_str
spelling Primary School Children’s Multiples Intelligences AssessmentAvaliação das inteligências múltiplas em crianças do ensino fundamentalAvaliação das inteligências múltiplas em crianças do ensino fundamentalAvaliação das Inteligências Múltiplas em Crianças do Ensino FundamentalMultiple Intelligences; Primary School; assessmentInteligências Múltiplas; Ensino Fundamental; avaliaçãoThis study aims to evaluate Portuguese primary school children multiple intelligences. The participants were 112 children from public Portuguese schools, aged from six to ten years old, 61% male. The instrument used was the Portuguese adaptation of Laura Candler Multiple Intelligence Survey for Kids. After translation and retro translation, the scale was applied to the children, individually or in small groups. The results show that visuospatial, kinesthetic, naturalistic and interpersonal are the intelligences with higher values. There are no differences between gender except on linguistic-verbal and musical intelligences, with the girls presenting higher values. Data show the existence of all intelligences proposed by Howard Gardner, with variations among the children.   Este estudo pretende avaliar as inteligências múltiplas das crianças portuguesas em idade escolar através do Multiple Intelligence Survey for Kids de Laura Candler. Após tradução e retrotradução e da respetiva validação junto de experts, o instrumento foi aplicado a 112 crianças do ensino fundamental público (1.º ciclo do ensino básico), dos 6 aos 10 anos, 61% do sexo masculino. Os resultados indicam que as inteligências com valores mais elevados são a visuo-espacial, corporal-cinestésica, naturalística e interpessoal. Não existem diferenças de género exceto nas inteligências linguístico-verbal e musical, com as meninas a apresentarem valores superiores aos meninos. Os dados mostram a existência de todas as inteligências propostas por Howard Gardner e os perfis variam de criança para criança. Este estudo pretende avaliar as inteligências múltiplas das crianças portuguesas em idade escolar através do Multiple Intelligence Survey for Kids de Laura Candler. Após tradução e retrotradução e da respetiva validação junto de experts, o instrumento foi aplicado a 112 crianças do ensino fundamental público (1.º ciclo do ensino básico), dos 6 aos 10 anos, 61% do sexo masculino. Os resultados indicam que as inteligências com valores mais elevados são a visuo-espacial, corporal-cinestésica, naturalística e interpessoal. Não existem diferenças de género exceto nas inteligências linguístico-verbal e musical, com as meninas a apresentarem valores superiores aos meninos. Os dados mostram a existência de todas as inteligências propostas por Howard Gardner e os perfis variam de criança para criança. Este estudo pretende avaliar as inteligências múltiplas das crianças portuguesas em idade escolar através do Multiple Intelligence Survey for Kids de Laura Candler. Após tradução e retrotradução e da respetiva validação junto de experts, o instrumento foi aplicado a 112 crianças do ensino fundamental público (1° ciclo do ensino básico), dos 6 aos 10 anos, 61% do sexo masculino. Os resultados indicam que as inteligências com valores mais elevados são a visuo-espacial, corporal-cinestésica, naturalística e interpessoal. Não existem diferenças de género exceto nas inteligências linguístico-verbal e musical, com as meninas a apresentarem valores superiores aos meninos. Os dados mostram a existência de todas as inteligências propostas por Howard Gardner e os perfis variam de criança para criança.Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília2021-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/2205310.1590/0102.3772e37304Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 37 (2021)1806-34460102-3772reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22053/34196https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22053/34197Copyright (c) 2021 Margarida Pocinho, Cristina Mendeshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPocinho, MargaridaMendes, Cristina2022-08-05T14:57:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22053Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/oairevistaptp@gmail.com1806-34460102-3772opendoar:2022-08-05T14:57:17Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Primary School Children’s Multiples Intelligences Assessment
Avaliação das inteligências múltiplas em crianças do ensino fundamental
Avaliação das inteligências múltiplas em crianças do ensino fundamental
Avaliação das Inteligências Múltiplas em Crianças do Ensino Fundamental
title Primary School Children’s Multiples Intelligences Assessment
spellingShingle Primary School Children’s Multiples Intelligences Assessment
Pocinho, Margarida
Multiple Intelligences; Primary School; assessment
Inteligências Múltiplas; Ensino Fundamental; avaliação
title_short Primary School Children’s Multiples Intelligences Assessment
title_full Primary School Children’s Multiples Intelligences Assessment
title_fullStr Primary School Children’s Multiples Intelligences Assessment
title_full_unstemmed Primary School Children’s Multiples Intelligences Assessment
title_sort Primary School Children’s Multiples Intelligences Assessment
author Pocinho, Margarida
author_facet Pocinho, Margarida
Mendes, Cristina
author_role author
author2 Mendes, Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pocinho, Margarida
Mendes, Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Multiple Intelligences; Primary School; assessment
Inteligências Múltiplas; Ensino Fundamental; avaliação
topic Multiple Intelligences; Primary School; assessment
Inteligências Múltiplas; Ensino Fundamental; avaliação
description This study aims to evaluate Portuguese primary school children multiple intelligences. The participants were 112 children from public Portuguese schools, aged from six to ten years old, 61% male. The instrument used was the Portuguese adaptation of Laura Candler Multiple Intelligence Survey for Kids. After translation and retro translation, the scale was applied to the children, individually or in small groups. The results show that visuospatial, kinesthetic, naturalistic and interpersonal are the intelligences with higher values. There are no differences between gender except on linguistic-verbal and musical intelligences, with the girls presenting higher values. Data show the existence of all intelligences proposed by Howard Gardner, with variations among the children.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22053
10.1590/0102.3772e37304
url https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22053
identifier_str_mv 10.1590/0102.3772e37304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22053/34196
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22053/34197
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Margarida Pocinho, Cristina Mendes
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Margarida Pocinho, Cristina Mendes
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)
Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)
Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)
Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 37 (2021)
1806-3446
0102-3772
reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
collection Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv revistaptp@gmail.com
_version_ 1800211714421030912