Primary School Children’s Multiples Intelligences Assessment
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22053 |
Resumo: | This study aims to evaluate Portuguese primary school children multiple intelligences. The participants were 112 children from public Portuguese schools, aged from six to ten years old, 61% male. The instrument used was the Portuguese adaptation of Laura Candler Multiple Intelligence Survey for Kids. After translation and retro translation, the scale was applied to the children, individually or in small groups. The results show that visuospatial, kinesthetic, naturalistic and interpersonal are the intelligences with higher values. There are no differences between gender except on linguistic-verbal and musical intelligences, with the girls presenting higher values. Data show the existence of all intelligences proposed by Howard Gardner, with variations among the children. |
id |
UNB-4_9a665422817e066fd4d4191adb7d08d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22053 |
network_acronym_str |
UNB-4 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Primary School Children’s Multiples Intelligences AssessmentAvaliação das inteligências múltiplas em crianças do ensino fundamentalAvaliação das inteligências múltiplas em crianças do ensino fundamentalAvaliação das Inteligências Múltiplas em Crianças do Ensino FundamentalMultiple Intelligences; Primary School; assessmentInteligências Múltiplas; Ensino Fundamental; avaliaçãoThis study aims to evaluate Portuguese primary school children multiple intelligences. The participants were 112 children from public Portuguese schools, aged from six to ten years old, 61% male. The instrument used was the Portuguese adaptation of Laura Candler Multiple Intelligence Survey for Kids. After translation and retro translation, the scale was applied to the children, individually or in small groups. The results show that visuospatial, kinesthetic, naturalistic and interpersonal are the intelligences with higher values. There are no differences between gender except on linguistic-verbal and musical intelligences, with the girls presenting higher values. Data show the existence of all intelligences proposed by Howard Gardner, with variations among the children. Este estudo pretende avaliar as inteligências múltiplas das crianças portuguesas em idade escolar através do Multiple Intelligence Survey for Kids de Laura Candler. Após tradução e retrotradução e da respetiva validação junto de experts, o instrumento foi aplicado a 112 crianças do ensino fundamental público (1.º ciclo do ensino básico), dos 6 aos 10 anos, 61% do sexo masculino. Os resultados indicam que as inteligências com valores mais elevados são a visuo-espacial, corporal-cinestésica, naturalística e interpessoal. Não existem diferenças de género exceto nas inteligências linguístico-verbal e musical, com as meninas a apresentarem valores superiores aos meninos. Os dados mostram a existência de todas as inteligências propostas por Howard Gardner e os perfis variam de criança para criança. Este estudo pretende avaliar as inteligências múltiplas das crianças portuguesas em idade escolar através do Multiple Intelligence Survey for Kids de Laura Candler. Após tradução e retrotradução e da respetiva validação junto de experts, o instrumento foi aplicado a 112 crianças do ensino fundamental público (1.º ciclo do ensino básico), dos 6 aos 10 anos, 61% do sexo masculino. Os resultados indicam que as inteligências com valores mais elevados são a visuo-espacial, corporal-cinestésica, naturalística e interpessoal. Não existem diferenças de género exceto nas inteligências linguístico-verbal e musical, com as meninas a apresentarem valores superiores aos meninos. Os dados mostram a existência de todas as inteligências propostas por Howard Gardner e os perfis variam de criança para criança. Este estudo pretende avaliar as inteligências múltiplas das crianças portuguesas em idade escolar através do Multiple Intelligence Survey for Kids de Laura Candler. Após tradução e retrotradução e da respetiva validação junto de experts, o instrumento foi aplicado a 112 crianças do ensino fundamental público (1° ciclo do ensino básico), dos 6 aos 10 anos, 61% do sexo masculino. Os resultados indicam que as inteligências com valores mais elevados são a visuo-espacial, corporal-cinestésica, naturalística e interpessoal. Não existem diferenças de género exceto nas inteligências linguístico-verbal e musical, com as meninas a apresentarem valores superiores aos meninos. Os dados mostram a existência de todas as inteligências propostas por Howard Gardner e os perfis variam de criança para criança.Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília2021-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/2205310.1590/0102.3772e37304Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 37 (2021)1806-34460102-3772reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22053/34196https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22053/34197Copyright (c) 2021 Margarida Pocinho, Cristina Mendeshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPocinho, MargaridaMendes, Cristina2022-08-05T14:57:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22053Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/oairevistaptp@gmail.com1806-34460102-3772opendoar:2022-08-05T14:57:17Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Primary School Children’s Multiples Intelligences Assessment Avaliação das inteligências múltiplas em crianças do ensino fundamental Avaliação das inteligências múltiplas em crianças do ensino fundamental Avaliação das Inteligências Múltiplas em Crianças do Ensino Fundamental |
title |
Primary School Children’s Multiples Intelligences Assessment |
spellingShingle |
Primary School Children’s Multiples Intelligences Assessment Pocinho, Margarida Multiple Intelligences; Primary School; assessment Inteligências Múltiplas; Ensino Fundamental; avaliação |
title_short |
Primary School Children’s Multiples Intelligences Assessment |
title_full |
Primary School Children’s Multiples Intelligences Assessment |
title_fullStr |
Primary School Children’s Multiples Intelligences Assessment |
title_full_unstemmed |
Primary School Children’s Multiples Intelligences Assessment |
title_sort |
Primary School Children’s Multiples Intelligences Assessment |
author |
Pocinho, Margarida |
author_facet |
Pocinho, Margarida Mendes, Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Mendes, Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pocinho, Margarida Mendes, Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multiple Intelligences; Primary School; assessment Inteligências Múltiplas; Ensino Fundamental; avaliação |
topic |
Multiple Intelligences; Primary School; assessment Inteligências Múltiplas; Ensino Fundamental; avaliação |
description |
This study aims to evaluate Portuguese primary school children multiple intelligences. The participants were 112 children from public Portuguese schools, aged from six to ten years old, 61% male. The instrument used was the Portuguese adaptation of Laura Candler Multiple Intelligence Survey for Kids. After translation and retro translation, the scale was applied to the children, individually or in small groups. The results show that visuospatial, kinesthetic, naturalistic and interpersonal are the intelligences with higher values. There are no differences between gender except on linguistic-verbal and musical intelligences, with the girls presenting higher values. Data show the existence of all intelligences proposed by Howard Gardner, with variations among the children. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22053 10.1590/0102.3772e37304 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22053 |
identifier_str_mv |
10.1590/0102.3772e37304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22053/34196 https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22053/34197 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Margarida Pocinho, Cristina Mendes http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Margarida Pocinho, Cristina Mendes http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021) Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021) Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021) Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 37 (2021) 1806-3446 0102-3772 reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaptp@gmail.com |
_version_ |
1800211714421030912 |