Concepções Pessoais de Competência e Rendimento Académico: Estudo Longitudinal no Ensino Secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/27759 |
Resumo: | Concepções pessoais de competência (CPC) influenciam o rendimento escolar e/ou o rendimento influencia as CPC? Neste âmbito pretendeu-se analisar a relação entre CPC (concepções pessoais de inteligência, atribuições causais, autoconceito, autoeficácia e competência emocional) e rendimento escolar ao longo do ensino secundário Português. Com esse objetivo, administrou-se o Questionário Compósito de Competência Percebida (162 itens) a 433 alunos, 52,8% meninas, com idades entre 14 e 18 anos (M=15,3; DP=0,63), num desenho longitudinal com três momentos separados por um ano de intervalo. Globalmente, os resultados revelaram relações recíprocas: o rendimento de um ano influenciou as CPC no ano seguinte e o autoconceito e a autoeficácia foram os principais preditores do rendimento escolar. |
id |
UNB-4_d42d2cda95e8594a128475bbebb41e5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27759 |
network_acronym_str |
UNB-4 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções Pessoais de Competência e Rendimento Académico: Estudo Longitudinal no Ensino SecundárioConcepções pessoais de competência (CPC) influenciam o rendimento escolar e/ou o rendimento influencia as CPC? Neste âmbito pretendeu-se analisar a relação entre CPC (concepções pessoais de inteligência, atribuições causais, autoconceito, autoeficácia e competência emocional) e rendimento escolar ao longo do ensino secundário Português. Com esse objetivo, administrou-se o Questionário Compósito de Competência Percebida (162 itens) a 433 alunos, 52,8% meninas, com idades entre 14 e 18 anos (M=15,3; DP=0,63), num desenho longitudinal com três momentos separados por um ano de intervalo. Globalmente, os resultados revelaram relações recíprocas: o rendimento de um ano influenciou as CPC no ano seguinte e o autoconceito e a autoeficácia foram os principais preditores do rendimento escolar.Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília2019-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/27759Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 34 (2018)Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 34 (2018)Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 34 (2018)Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 34 (2018)1806-34460102-3772reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/27759/23989Copyright (c) 2019 Joana Stocker, Luisa Fariainfo:eu-repo/semantics/openAccessStocker, JoanaFaria, Luisa2019-10-24T21:56:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/27759Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/oairevistaptp@gmail.com1806-34460102-3772opendoar:2019-10-24T21:56:04Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções Pessoais de Competência e Rendimento Académico: Estudo Longitudinal no Ensino Secundário |
title |
Concepções Pessoais de Competência e Rendimento Académico: Estudo Longitudinal no Ensino Secundário |
spellingShingle |
Concepções Pessoais de Competência e Rendimento Académico: Estudo Longitudinal no Ensino Secundário Stocker, Joana |
title_short |
Concepções Pessoais de Competência e Rendimento Académico: Estudo Longitudinal no Ensino Secundário |
title_full |
Concepções Pessoais de Competência e Rendimento Académico: Estudo Longitudinal no Ensino Secundário |
title_fullStr |
Concepções Pessoais de Competência e Rendimento Académico: Estudo Longitudinal no Ensino Secundário |
title_full_unstemmed |
Concepções Pessoais de Competência e Rendimento Académico: Estudo Longitudinal no Ensino Secundário |
title_sort |
Concepções Pessoais de Competência e Rendimento Académico: Estudo Longitudinal no Ensino Secundário |
author |
Stocker, Joana |
author_facet |
Stocker, Joana Faria, Luisa |
author_role |
author |
author2 |
Faria, Luisa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stocker, Joana Faria, Luisa |
description |
Concepções pessoais de competência (CPC) influenciam o rendimento escolar e/ou o rendimento influencia as CPC? Neste âmbito pretendeu-se analisar a relação entre CPC (concepções pessoais de inteligência, atribuições causais, autoconceito, autoeficácia e competência emocional) e rendimento escolar ao longo do ensino secundário Português. Com esse objetivo, administrou-se o Questionário Compósito de Competência Percebida (162 itens) a 433 alunos, 52,8% meninas, com idades entre 14 e 18 anos (M=15,3; DP=0,63), num desenho longitudinal com três momentos separados por um ano de intervalo. Globalmente, os resultados revelaram relações recíprocas: o rendimento de um ano influenciou as CPC no ano seguinte e o autoconceito e a autoeficácia foram os principais preditores do rendimento escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/27759 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/27759 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/27759/23989 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Joana Stocker, Luisa Faria info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Joana Stocker, Luisa Faria |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 34 (2018) Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 34 (2018) Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 34 (2018) Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 34 (2018) 1806-3446 0102-3772 reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaptp@gmail.com |
_version_ |
1800211715833462784 |