Concepções Pessoais de Competência e Rendimento Académico: Estudo Longitudinal no Ensino Secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stocker, Joana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Faria, Luisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/27759
Resumo: Concepções pessoais de competência (CPC) influenciam o rendimento escolar e/ou o rendimento influencia as CPC? Neste âmbito pretendeu-se analisar a relação entre CPC (concepções pessoais de inteligência, atribuições causais, autoconceito, autoeficácia e competência emocional) e rendimento escolar ao longo do ensino secundário Português. Com esse objetivo, administrou-se o Questionário Compósito de Competência Percebida (162 itens) a 433 alunos, 52,8% meninas, com idades entre 14 e 18 anos (M=15,3; DP=0,63), num desenho longitudinal com três momentos separados por um ano de intervalo. Globalmente, os resultados revelaram relações recíprocas: o rendimento de um ano influenciou as CPC no ano seguinte e o autoconceito e a autoeficácia foram os principais preditores do rendimento escolar.
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