Effect of Words Highlighting in School Tasks upon Typical ADHD Behaviors

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Waleska Mascarenhas
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Albuquerque, Alessandra Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22201
Resumo: Behavioral interventions in classroom are relevant to the educational process of students with ADHD. It is in this context that typical disorder’s behaviors are especially problematic and contribute to high rates of school failure and dropout. The aim of the present study was to analyze the effect of word highlighting on inattention and hyperactivity/impulsivity of three elementary students with ADHD. A multiple baseline design combined with a reversal design was used. Reduction in the frequency of the behaviors of interest and higher frequency of correct answers in school tasks were observed when words were highlighted. The results replicate and extend data of previous studies. The application of the intervention with different contents and tasks is proposed.
id UNB-4_f70fbca3fd52540626cb61789f1d03b0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22201
network_acronym_str UNB-4
network_name_str Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
repository_id_str
spelling Effect of Words Highlighting in School Tasks upon Typical ADHD BehaviorsIntervenção Comportamental em Sala de Aula: Efeitos na Atenção e Hiperatividade/Impulsividade de Estudantes com TDAHIntervenção Comportamental em Sala de Aula: Efeitos na Atenção e Hiperatividade/Impulsividade de Estudantes com TDAHEfeito do Destaque de Palavras em Tarefas Escolares sobre Comportamentos Típicos do TDAHADHD; school interventions; behavioral interventions; classroomTDAH; intervenções escolares; intervenções comportamentais; sala de aulaBehavioral interventions in classroom are relevant to the educational process of students with ADHD. It is in this context that typical disorder’s behaviors are especially problematic and contribute to high rates of school failure and dropout. The aim of the present study was to analyze the effect of word highlighting on inattention and hyperactivity/impulsivity of three elementary students with ADHD. A multiple baseline design combined with a reversal design was used. Reduction in the frequency of the behaviors of interest and higher frequency of correct answers in school tasks were observed when words were highlighted. The results replicate and extend data of previous studies. The application of the intervention with different contents and tasks is proposed. Intervenções em sala de aula são relevantes para o processo educacional de estudantes com TDAH. É neste contexto que comportamentos típicos do transtorno são especialmente problemáticos e contribuem para altos índices de fracasso e evasão escolar. O presente estudo teve por objetivo analisar o efeito do destaque de palavras sobre a desatenção e hiperatividade/impulsividade de três estudantes do ensino fundamental com diagnóstico de TDAH. Foi utilizado um delineamento combinado de reversão e linha de base múltipla entre participantes. Observou-se a redução da frequência de ocorrência dos comportamentos de interesse adicionalmente ao maior percentual de acertos em tarefas com palavras destacadas. Os resultados replicam e ampliam os de pesquisas anteriores. Propõe-se a aplicação da intervenção com diferentes conteúdos e tarefas.    Intervenções em sala de aula são relevantes para o processo educacional de estudantes com TDAH. É neste contexto que comportamentos típicos do transtorno são especialmente problemáticos e contribuem para altos índices de fracasso e evasão escolar. O presente estudo teve por objetivo analisar o efeito do destaque de palavras sobre a desatenção e hiperatividade/impulsividade de três estudantes do ensino fundamental com diagnóstico de TDAH. Foi utilizado um delineamento combinado de reversão e linha de base múltipla entre participantes. Observou-se a redução da frequência de ocorrência dos comportamentos de interesse adicionalmente ao maior percentual de acertos em tarefas com palavras destacadas. Os resultados replicam e ampliam os de pesquisas anteriores. Propõe-se a aplicação da intervenção com diferentes conteúdos e tarefas.   Intervenções em sala de aula são relevantes para o processo educacional de estudantes com TDAH. É nesse contexto que comportamentos típicos do transtorno são especialmente problemáticos e contribuem para altos índices de fracasso e evasão escolar. O presente estudo teve por objetivo analisar o efeito do destaque de palavras sobre a desatenção e hiperatividade/impulsividade de três estudantes do Ensino Fundamental com diagnóstico de TDAH. Foi utilizado um delineamento combinado de reversão e linha de base múltipla entre participantes. Observou-se a redução da frequência de ocorrência dos comportamentos de interesse adicionalmente ao maior percentual de acertos em tarefas com palavras destacadas. Os resultados replicam e ampliam os de pesquisas anteriores. Propõe-se a aplicação da intervenção com diferentes conteúdos e tarefas.Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília2021-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/2220110.1590/0102.3772e37302Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 37 (2021)1806-34460102-3772reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBengporhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22201/34192https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22201/34193https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22201/34194https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22201/34195Copyright (c) 2021 Waleska Mascarenhas Santos, Alessandra Rocha de Albuquerquehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Waleska Mascarenhasde Albuquerque, Alessandra Rocha2022-08-05T14:54:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22201Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/oairevistaptp@gmail.com1806-34460102-3772opendoar:2022-08-05T14:54:10Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Effect of Words Highlighting in School Tasks upon Typical ADHD Behaviors
Intervenção Comportamental em Sala de Aula: Efeitos na Atenção e Hiperatividade/Impulsividade de Estudantes com TDAH
Intervenção Comportamental em Sala de Aula: Efeitos na Atenção e Hiperatividade/Impulsividade de Estudantes com TDAH
Efeito do Destaque de Palavras em Tarefas Escolares sobre Comportamentos Típicos do TDAH
title Effect of Words Highlighting in School Tasks upon Typical ADHD Behaviors
spellingShingle Effect of Words Highlighting in School Tasks upon Typical ADHD Behaviors
Santos, Waleska Mascarenhas
ADHD; school interventions; behavioral interventions; classroom
TDAH; intervenções escolares; intervenções comportamentais; sala de aula
title_short Effect of Words Highlighting in School Tasks upon Typical ADHD Behaviors
title_full Effect of Words Highlighting in School Tasks upon Typical ADHD Behaviors
title_fullStr Effect of Words Highlighting in School Tasks upon Typical ADHD Behaviors
title_full_unstemmed Effect of Words Highlighting in School Tasks upon Typical ADHD Behaviors
title_sort Effect of Words Highlighting in School Tasks upon Typical ADHD Behaviors
author Santos, Waleska Mascarenhas
author_facet Santos, Waleska Mascarenhas
de Albuquerque, Alessandra Rocha
author_role author
author2 de Albuquerque, Alessandra Rocha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Waleska Mascarenhas
de Albuquerque, Alessandra Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv ADHD; school interventions; behavioral interventions; classroom
TDAH; intervenções escolares; intervenções comportamentais; sala de aula
topic ADHD; school interventions; behavioral interventions; classroom
TDAH; intervenções escolares; intervenções comportamentais; sala de aula
description Behavioral interventions in classroom are relevant to the educational process of students with ADHD. It is in this context that typical disorder’s behaviors are especially problematic and contribute to high rates of school failure and dropout. The aim of the present study was to analyze the effect of word highlighting on inattention and hyperactivity/impulsivity of three elementary students with ADHD. A multiple baseline design combined with a reversal design was used. Reduction in the frequency of the behaviors of interest and higher frequency of correct answers in school tasks were observed when words were highlighted. The results replicate and extend data of previous studies. The application of the intervention with different contents and tasks is proposed.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22201
10.1590/0102.3772e37302
url https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22201
identifier_str_mv 10.1590/0102.3772e37302
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22201/34192
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22201/34193
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22201/34194
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22201/34195
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Waleska Mascarenhas Santos, Alessandra Rocha de Albuquerque
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Waleska Mascarenhas Santos, Alessandra Rocha de Albuquerque
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)
Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)
Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)
Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 37 (2021)
1806-3446
0102-3772
reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
collection Psicologia (Universidade de Brasília. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv revistaptp@gmail.com
_version_ 1800211714750283776