Effect of Words Highlighting in School Tasks upon Typical ADHD Behaviors
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22201 |
Resumo: | Behavioral interventions in classroom are relevant to the educational process of students with ADHD. It is in this context that typical disorder’s behaviors are especially problematic and contribute to high rates of school failure and dropout. The aim of the present study was to analyze the effect of word highlighting on inattention and hyperactivity/impulsivity of three elementary students with ADHD. A multiple baseline design combined with a reversal design was used. Reduction in the frequency of the behaviors of interest and higher frequency of correct answers in school tasks were observed when words were highlighted. The results replicate and extend data of previous studies. The application of the intervention with different contents and tasks is proposed. |
id |
UNB-4_f70fbca3fd52540626cb61789f1d03b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22201 |
network_acronym_str |
UNB-4 |
network_name_str |
Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Effect of Words Highlighting in School Tasks upon Typical ADHD BehaviorsIntervenção Comportamental em Sala de Aula: Efeitos na Atenção e Hiperatividade/Impulsividade de Estudantes com TDAHIntervenção Comportamental em Sala de Aula: Efeitos na Atenção e Hiperatividade/Impulsividade de Estudantes com TDAHEfeito do Destaque de Palavras em Tarefas Escolares sobre Comportamentos Típicos do TDAHADHD; school interventions; behavioral interventions; classroomTDAH; intervenções escolares; intervenções comportamentais; sala de aulaBehavioral interventions in classroom are relevant to the educational process of students with ADHD. It is in this context that typical disorder’s behaviors are especially problematic and contribute to high rates of school failure and dropout. The aim of the present study was to analyze the effect of word highlighting on inattention and hyperactivity/impulsivity of three elementary students with ADHD. A multiple baseline design combined with a reversal design was used. Reduction in the frequency of the behaviors of interest and higher frequency of correct answers in school tasks were observed when words were highlighted. The results replicate and extend data of previous studies. The application of the intervention with different contents and tasks is proposed. Intervenções em sala de aula são relevantes para o processo educacional de estudantes com TDAH. É neste contexto que comportamentos típicos do transtorno são especialmente problemáticos e contribuem para altos índices de fracasso e evasão escolar. O presente estudo teve por objetivo analisar o efeito do destaque de palavras sobre a desatenção e hiperatividade/impulsividade de três estudantes do ensino fundamental com diagnóstico de TDAH. Foi utilizado um delineamento combinado de reversão e linha de base múltipla entre participantes. Observou-se a redução da frequência de ocorrência dos comportamentos de interesse adicionalmente ao maior percentual de acertos em tarefas com palavras destacadas. Os resultados replicam e ampliam os de pesquisas anteriores. Propõe-se a aplicação da intervenção com diferentes conteúdos e tarefas. Intervenções em sala de aula são relevantes para o processo educacional de estudantes com TDAH. É neste contexto que comportamentos típicos do transtorno são especialmente problemáticos e contribuem para altos índices de fracasso e evasão escolar. O presente estudo teve por objetivo analisar o efeito do destaque de palavras sobre a desatenção e hiperatividade/impulsividade de três estudantes do ensino fundamental com diagnóstico de TDAH. Foi utilizado um delineamento combinado de reversão e linha de base múltipla entre participantes. Observou-se a redução da frequência de ocorrência dos comportamentos de interesse adicionalmente ao maior percentual de acertos em tarefas com palavras destacadas. Os resultados replicam e ampliam os de pesquisas anteriores. Propõe-se a aplicação da intervenção com diferentes conteúdos e tarefas. Intervenções em sala de aula são relevantes para o processo educacional de estudantes com TDAH. É nesse contexto que comportamentos típicos do transtorno são especialmente problemáticos e contribuem para altos índices de fracasso e evasão escolar. O presente estudo teve por objetivo analisar o efeito do destaque de palavras sobre a desatenção e hiperatividade/impulsividade de três estudantes do Ensino Fundamental com diagnóstico de TDAH. Foi utilizado um delineamento combinado de reversão e linha de base múltipla entre participantes. Observou-se a redução da frequência de ocorrência dos comportamentos de interesse adicionalmente ao maior percentual de acertos em tarefas com palavras destacadas. Os resultados replicam e ampliam os de pesquisas anteriores. Propõe-se a aplicação da intervenção com diferentes conteúdos e tarefas.Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília2021-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/2220110.1590/0102.3772e37302Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021)Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 37 (2021)1806-34460102-3772reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBengporhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22201/34192https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22201/34193https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22201/34194https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22201/34195Copyright (c) 2021 Waleska Mascarenhas Santos, Alessandra Rocha de Albuquerquehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Waleska Mascarenhasde Albuquerque, Alessandra Rocha2022-08-05T14:54:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22201Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/oairevistaptp@gmail.com1806-34460102-3772opendoar:2022-08-05T14:54:10Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Effect of Words Highlighting in School Tasks upon Typical ADHD Behaviors Intervenção Comportamental em Sala de Aula: Efeitos na Atenção e Hiperatividade/Impulsividade de Estudantes com TDAH Intervenção Comportamental em Sala de Aula: Efeitos na Atenção e Hiperatividade/Impulsividade de Estudantes com TDAH Efeito do Destaque de Palavras em Tarefas Escolares sobre Comportamentos Típicos do TDAH |
title |
Effect of Words Highlighting in School Tasks upon Typical ADHD Behaviors |
spellingShingle |
Effect of Words Highlighting in School Tasks upon Typical ADHD Behaviors Santos, Waleska Mascarenhas ADHD; school interventions; behavioral interventions; classroom TDAH; intervenções escolares; intervenções comportamentais; sala de aula |
title_short |
Effect of Words Highlighting in School Tasks upon Typical ADHD Behaviors |
title_full |
Effect of Words Highlighting in School Tasks upon Typical ADHD Behaviors |
title_fullStr |
Effect of Words Highlighting in School Tasks upon Typical ADHD Behaviors |
title_full_unstemmed |
Effect of Words Highlighting in School Tasks upon Typical ADHD Behaviors |
title_sort |
Effect of Words Highlighting in School Tasks upon Typical ADHD Behaviors |
author |
Santos, Waleska Mascarenhas |
author_facet |
Santos, Waleska Mascarenhas de Albuquerque, Alessandra Rocha |
author_role |
author |
author2 |
de Albuquerque, Alessandra Rocha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Waleska Mascarenhas de Albuquerque, Alessandra Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ADHD; school interventions; behavioral interventions; classroom TDAH; intervenções escolares; intervenções comportamentais; sala de aula |
topic |
ADHD; school interventions; behavioral interventions; classroom TDAH; intervenções escolares; intervenções comportamentais; sala de aula |
description |
Behavioral interventions in classroom are relevant to the educational process of students with ADHD. It is in this context that typical disorder’s behaviors are especially problematic and contribute to high rates of school failure and dropout. The aim of the present study was to analyze the effect of word highlighting on inattention and hyperactivity/impulsivity of three elementary students with ADHD. A multiple baseline design combined with a reversal design was used. Reduction in the frequency of the behaviors of interest and higher frequency of correct answers in school tasks were observed when words were highlighted. The results replicate and extend data of previous studies. The application of the intervention with different contents and tasks is proposed. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22201 10.1590/0102.3772e37302 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22201 |
identifier_str_mv |
10.1590/0102.3772e37302 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22201/34192 https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22201/34193 https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22201/34194 https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/22201/34195 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Waleska Mascarenhas Santos, Alessandra Rocha de Albuquerque http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Waleska Mascarenhas Santos, Alessandra Rocha de Albuquerque http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021) Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021) Psicologia: Teoria e Pesquisa; Vol. 37 (2021) Psicologia: Teoria e Pesquisa; v. 37 (2021) 1806-3446 0102-3772 reponame:Psicologia (Universidade de Brasília. Online) instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
collection |
Psicologia (Universidade de Brasília. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia (Universidade de Brasília. Online) - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaptp@gmail.com |
_version_ |
1800211714750283776 |