Cenas cotidianas:: cultura de consumo e mídia em contos de André Sant’Anna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Ligia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/10016
Resumo: Este artigo propõe uma análise da representação da cultura de massas e da cultura de consumo em relatos de Sexo e amizade, do escritor brasileiro André Sant’Anna. Situamos estes relatos no fluxo de um extenso diálogo da literatura brasileira com a cultura de massas, o qual tem se efetivado desde o início do século XX e através do qual a literatura brasileira tem, com frequência, elaborado uma crítica à cultura de consumo. Argumentamos que, nos textos em questão, Sant’Anna representa a cultura de consumo como uma força intrinsecamente presente nas relações sociais e na forma de pensar dos personagens. Afastando-se do que Lidia Santos chama de estética da dificuldade, uma marca comum da literatura brasileira que se engaja com esse tema entre os anos 1960 e 1980, André Sant’Anna articula uma crítica da presença da cultura de consumo no cotidiano brasileiro a partir de uma linguagem predominantemente midiática e acessível, retratando indivíduos oriundos de diferentes classes sociais. 
id UNB-5_090ffb8f7cfc9026e23546afe26a3a8e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10016
network_acronym_str UNB-5
network_name_str Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
repository_id_str
spelling Cenas cotidianas:: cultura de consumo e mídia em contos de André Sant’AnnaEste artigo propõe uma análise da representação da cultura de massas e da cultura de consumo em relatos de Sexo e amizade, do escritor brasileiro André Sant’Anna. Situamos estes relatos no fluxo de um extenso diálogo da literatura brasileira com a cultura de massas, o qual tem se efetivado desde o início do século XX e através do qual a literatura brasileira tem, com frequência, elaborado uma crítica à cultura de consumo. Argumentamos que, nos textos em questão, Sant’Anna representa a cultura de consumo como uma força intrinsecamente presente nas relações sociais e na forma de pensar dos personagens. Afastando-se do que Lidia Santos chama de estética da dificuldade, uma marca comum da literatura brasileira que se engaja com esse tema entre os anos 1960 e 1980, André Sant’Anna articula uma crítica da presença da cultura de consumo no cotidiano brasileiro a partir de uma linguagem predominantemente midiática e acessível, retratando indivíduos oriundos de diferentes classes sociais. Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasí­lia2015-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedEvaluado por los paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/1001610.1590/2316-40184514Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; No. 45 (2015): Espaço e subjetividade - Regina Dalcastagnè e Leila Lehnen (Org.); 261-279Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; n. 45 (2015): Espaço e subjetividade - Regina Dalcastagnè e Leila Lehnen (Org.); 261-2792316-40181518-0158reponame:Estudos de Literatura Brasileira Contemporâneainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/10016/8849Bezerra, Ligiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-30T16:28:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10016Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/estudosPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/oaiportaldeperiodicos@bce.unb.br||revistaestudos@gmail.com2316-40181518-0158opendoar:2018-09-30T16:28:31Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Cenas cotidianas:: cultura de consumo e mídia em contos de André Sant’Anna
title Cenas cotidianas:: cultura de consumo e mídia em contos de André Sant’Anna
spellingShingle Cenas cotidianas:: cultura de consumo e mídia em contos de André Sant’Anna
Bezerra, Ligia
title_short Cenas cotidianas:: cultura de consumo e mídia em contos de André Sant’Anna
title_full Cenas cotidianas:: cultura de consumo e mídia em contos de André Sant’Anna
title_fullStr Cenas cotidianas:: cultura de consumo e mídia em contos de André Sant’Anna
title_full_unstemmed Cenas cotidianas:: cultura de consumo e mídia em contos de André Sant’Anna
title_sort Cenas cotidianas:: cultura de consumo e mídia em contos de André Sant’Anna
author Bezerra, Ligia
author_facet Bezerra, Ligia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Ligia
description Este artigo propõe uma análise da representação da cultura de massas e da cultura de consumo em relatos de Sexo e amizade, do escritor brasileiro André Sant’Anna. Situamos estes relatos no fluxo de um extenso diálogo da literatura brasileira com a cultura de massas, o qual tem se efetivado desde o início do século XX e através do qual a literatura brasileira tem, com frequência, elaborado uma crítica à cultura de consumo. Argumentamos que, nos textos em questão, Sant’Anna representa a cultura de consumo como uma força intrinsecamente presente nas relações sociais e na forma de pensar dos personagens. Afastando-se do que Lidia Santos chama de estética da dificuldade, uma marca comum da literatura brasileira que se engaja com esse tema entre os anos 1960 e 1980, André Sant’Anna articula uma crítica da presença da cultura de consumo no cotidiano brasileiro a partir de uma linguagem predominantemente midiática e acessível, retratando indivíduos oriundos de diferentes classes sociais. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Evaluado por los pares
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/10016
10.1590/2316-40184514
url https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/10016
identifier_str_mv 10.1590/2316-40184514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/10016/8849
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasí­lia
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasí­lia
dc.source.none.fl_str_mv Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; No. 45 (2015): Espaço e subjetividade - Regina Dalcastagnè e Leila Lehnen (Org.); 261-279
Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; n. 45 (2015): Espaço e subjetividade - Regina Dalcastagnè e Leila Lehnen (Org.); 261-279
2316-4018
1518-0158
reponame:Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
collection Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea
repository.name.fl_str_mv Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv portaldeperiodicos@bce.unb.br||revistaestudos@gmail.com
_version_ 1800211019988992000