Um estatuto para a poesia infantil contemporânea:: reflexões a partir do PNBE
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/10184 |
Resumo: | Ações governamentais de fomento à leitura, como o Programa Nacional Biblioteca da Escola, tendem a orientar o mercado editorial brasileiro, no sentido de ofertar obras que atendam à s demandas de tal política e, consequentemente, contribuam para configurar um estatuto da literatura infantil e juvenil brasileira. Assim, para analisar peculiaridades da poesia infantil brasileira, foram selecionadas obras poéticas do acervo do PNBE 2010. Após apresentação dos títulos poéticos do acervo, foram analisados quatro poemas de quatro obras, a fim de discutir a composição do poético na poesia infantil brasileira selecionada pelo PNBE. O artigo discute o estatuto da poesia infantil brasileira na contemporaneidade, a partir de uma política governamental, e sinaliza que os textos poéticos tendem a convocar o leitor em formação a concretizar a natureza ao mesmo tempo interativa e contemplativa da poesia. |
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Um estatuto para a poesia infantil contemporânea:: reflexões a partir do PNBEAções governamentais de fomento à leitura, como o Programa Nacional Biblioteca da Escola, tendem a orientar o mercado editorial brasileiro, no sentido de ofertar obras que atendam à s demandas de tal política e, consequentemente, contribuam para configurar um estatuto da literatura infantil e juvenil brasileira. Assim, para analisar peculiaridades da poesia infantil brasileira, foram selecionadas obras poéticas do acervo do PNBE 2010. Após apresentação dos títulos poéticos do acervo, foram analisados quatro poemas de quatro obras, a fim de discutir a composição do poético na poesia infantil brasileira selecionada pelo PNBE. O artigo discute o estatuto da poesia infantil brasileira na contemporaneidade, a partir de uma política governamental, e sinaliza que os textos poéticos tendem a convocar o leitor em formação a concretizar a natureza ao mesmo tempo interativa e contemplativa da poesia.Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília2017-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer ReviewedEvaluado por los paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/1018410.1590/2316-40185021Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; No. 50 (2017): Lugares do literário; 330-350Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; n. 50 (2017): Lugares do literário; 330-3502316-40181518-0158reponame:Estudos de Literatura Brasileira Contemporâneainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/10184/9026Marangoni, Marli Cristina TascaRamos, Flávia Brocchettoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-30T16:27:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10184Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/estudosPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/oaiportaldeperiodicos@bce.unb.br||revistaestudos@gmail.com2316-40181518-0158opendoar:2018-09-30T16:27:56Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea - Universidade de Brasília (UnB)false |
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