Um sentido para o fim:: espaços migratórios e melancolia em Hanói, de Adriana Lisboa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/10010 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar a maneira pela qual Adriana Lisboa representa o deslocamento migratório e o espaço urbano em Hanói (2013). A partir de discussões sobre a literatura como espaço de representação, argumenta-se que os espaços migratórios no romance de Lisboa são construídos em relação à s reflexões e memórias dos protagonistas Alex e David. Nessa representação, percebe-se uma ênfase nas emoções, nos sentimentos e nos pensamentos das personagens como forma de refletir a situação do migrante numa metrópole nos Estados Unidos. Trata-se, portanto, do desdobramento das histórias de dois indivíduos para falar da história coletiva de sujeitos migrantes. No entanto, questionam-se as limitações éticas implicadas nessa representação da questão migratória, tendo em vista que a ênfase na melancolia e no isolamento como principais reações afetivas do processo migratório aparecem como empecilho para reflexões mais críticas sobre as consequências políticas e socioeconômicas da migração na sociedade contemporânea. |
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Um sentido para o fim:: espaços migratórios e melancolia em Hanói, de Adriana LisboaO objetivo deste artigo é analisar a maneira pela qual Adriana Lisboa representa o deslocamento migratório e o espaço urbano em Hanói (2013). A partir de discussões sobre a literatura como espaço de representação, argumenta-se que os espaços migratórios no romance de Lisboa são construídos em relação à s reflexões e memórias dos protagonistas Alex e David. Nessa representação, percebe-se uma ênfase nas emoções, nos sentimentos e nos pensamentos das personagens como forma de refletir a situação do migrante numa metrópole nos Estados Unidos. Trata-se, portanto, do desdobramento das histórias de dois indivíduos para falar da história coletiva de sujeitos migrantes. No entanto, questionam-se as limitações éticas implicadas nessa representação da questão migratória, tendo em vista que a ênfase na melancolia e no isolamento como principais reações afetivas do processo migratório aparecem como empecilho para reflexões mais críticas sobre as consequências políticas e socioeconômicas da migração na sociedade contemporânea. Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília2015-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer ReviewedEvaluado por los paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/1001010.1590/2316-4018458Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; No. 45 (2015): Espaço e subjetividade - Regina Dalcastagnè e Leila Lehnen (Org.); 139-157Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea; n. 45 (2015): Espaço e subjetividade - Regina Dalcastagnè e Leila Lehnen (Org.); 139-1572316-40181518-0158reponame:Estudos de Literatura Brasileira Contemporâneainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/10010/8843Braga Neves, Júliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-30T16:28:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10010Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/estudosPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/estudos/oaiportaldeperiodicos@bce.unb.br||revistaestudos@gmail.com2316-40181518-0158opendoar:2018-09-30T16:28:31Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea - Universidade de Brasília (UnB)false |
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