Do paradoxo à competição:: o lugar da dimensão programática nas disputas eleitorais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salles, Nara
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência Política (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/33709
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar e discutir como diferentes estudosabordam a dimensão programática na competição eleitoral. Partindodo clássico modelo de proximidade downsiano, argumento que o autorimpõe, stricto sensu, um paradoxo programático aos partidos. Porém,modelos alternativos, como a teoria da saliência da competição partidária, modelo direcional de voto e modelos de desconto e de ativismo partidário, permitem evidenciar fragilidades da contribuição downsiana.A partir de diferentes perspectivas, portanto, como motivação política,formação endógena e multidimensional de preferências, demonstrocomo tal paradoxo pode ser superado, reafirmando a relevância dadimensão programática enquanto componente efetivamente mobilizadonas disputas eleitorais. Por fim, apresento estudos específicos do contextobrasileiro, mostrando como essa dimensão tem ausentado-se do debatesobre competição eleitoral no Brasil.
id UNB-6_c22f847cb3814ab50ee44dea4decb183
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/33709
network_acronym_str UNB-6
network_name_str Revista Brasileira de Ciência Política (Online)
repository_id_str
spelling Do paradoxo à competição:: o lugar da dimensão programática nas disputas eleitoraisO objetivo deste artigo é apresentar e discutir como diferentes estudosabordam a dimensão programática na competição eleitoral. Partindodo clássico modelo de proximidade downsiano, argumento que o autorimpõe, stricto sensu, um paradoxo programático aos partidos. Porém,modelos alternativos, como a teoria da saliência da competição partidária, modelo direcional de voto e modelos de desconto e de ativismo partidário, permitem evidenciar fragilidades da contribuição downsiana.A partir de diferentes perspectivas, portanto, como motivação política,formação endógena e multidimensional de preferências, demonstrocomo tal paradoxo pode ser superado, reafirmando a relevância dadimensão programática enquanto componente efetivamente mobilizadonas disputas eleitorais. Por fim, apresento estudos específicos do contextobrasileiro, mostrando como essa dimensão tem ausentado-se do debatesobre competição eleitoral no Brasil.A Revista Brasileira de Ciência Política é uma publicação quadrimestral do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. Iniciada em 2009, com periodicidade semestral, a Revista Brasileira de Ciência Política tornou-se quadrimestral em 2012.2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/33709Revista Brasileira de Ciência Política; n. 32 (2020): Revista Brasileira de Ciência Política - Maio a Agosto - 20202178-48840103-3352reponame:Revista Brasileira de Ciência Política (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/33709/27289Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Ciência Políticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSalles, Nara2020-08-25T23:05:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/33709Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/rbcpPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/oai||rbcp@unb.br2178-48840103-3352opendoar:2020-08-25T23:05:16Revista Brasileira de Ciência Política (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Do paradoxo à competição:: o lugar da dimensão programática nas disputas eleitorais
title Do paradoxo à competição:: o lugar da dimensão programática nas disputas eleitorais
spellingShingle Do paradoxo à competição:: o lugar da dimensão programática nas disputas eleitorais
Salles, Nara
title_short Do paradoxo à competição:: o lugar da dimensão programática nas disputas eleitorais
title_full Do paradoxo à competição:: o lugar da dimensão programática nas disputas eleitorais
title_fullStr Do paradoxo à competição:: o lugar da dimensão programática nas disputas eleitorais
title_full_unstemmed Do paradoxo à competição:: o lugar da dimensão programática nas disputas eleitorais
title_sort Do paradoxo à competição:: o lugar da dimensão programática nas disputas eleitorais
author Salles, Nara
author_facet Salles, Nara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salles, Nara
description O objetivo deste artigo é apresentar e discutir como diferentes estudosabordam a dimensão programática na competição eleitoral. Partindodo clássico modelo de proximidade downsiano, argumento que o autorimpõe, stricto sensu, um paradoxo programático aos partidos. Porém,modelos alternativos, como a teoria da saliência da competição partidária, modelo direcional de voto e modelos de desconto e de ativismo partidário, permitem evidenciar fragilidades da contribuição downsiana.A partir de diferentes perspectivas, portanto, como motivação política,formação endógena e multidimensional de preferências, demonstrocomo tal paradoxo pode ser superado, reafirmando a relevância dadimensão programática enquanto componente efetivamente mobilizadonas disputas eleitorais. Por fim, apresento estudos específicos do contextobrasileiro, mostrando como essa dimensão tem ausentado-se do debatesobre competição eleitoral no Brasil.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/33709
url https://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/33709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/33709/27289
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Ciência Política
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Ciência Política
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv A Revista Brasileira de Ciência Política é uma publicação quadrimestral do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. Iniciada em 2009, com periodicidade semestral, a Revista Brasileira de Ciência Política tornou-se quadrimestral em 2012.
publisher.none.fl_str_mv A Revista Brasileira de Ciência Política é uma publicação quadrimestral do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. Iniciada em 2009, com periodicidade semestral, a Revista Brasileira de Ciência Política tornou-se quadrimestral em 2012.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência Política; n. 32 (2020): Revista Brasileira de Ciência Política - Maio a Agosto - 2020
2178-4884
0103-3352
reponame:Revista Brasileira de Ciência Política (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência Política (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência Política (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência Política (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbcp@unb.br
_version_ 1800213242502447104