Andrew Gamble. Crisis Without End? The Unravelling of Western Prosperity

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Alexandre Queiroz
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciência Política (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/23746
Resumo: O artigo discorre sobre as dimensões política, econômica, doméstica e internacional da crise econômica iniciada em 2007-2008. Procura situar os impasses e particularidades da crise, entender a sua gravidade e resiliência e explorar cenários para os anos seguintes. Para isso, aborda três desafios centrais: os desafios de governança, de crescimento e fiscal. Em sequência, explora quatro possíveis cenários para a ordem econômica internacional. Em apenas um deles há efetiva preocupação com o fortalecimento da capacidade institucional para enfrentar o impasse. Assim, por miopia e inércia, o mundo pode deslizar para a fragmentação e para um beco sem saída. Evitar esse cenário requer estruturas de governança que fortaleçam a cooperação e um modelo de crescimento que possa reverter as ameaças ao meio ambiente.
id UNB-6_c43fdc117bead500945ffec8b21fd409
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/23746
network_acronym_str UNB-6
network_name_str Revista Brasileira de Ciência Política (Online)
repository_id_str
spelling Andrew Gamble. Crisis Without End? The Unravelling of Western ProsperityO artigo discorre sobre as dimensões política, econômica, doméstica e internacional da crise econômica iniciada em 2007-2008. Procura situar os impasses e particularidades da crise, entender a sua gravidade e resiliência e explorar cenários para os anos seguintes. Para isso, aborda três desafios centrais: os desafios de governança, de crescimento e fiscal. Em sequência, explora quatro possíveis cenários para a ordem econômica internacional. Em apenas um deles há efetiva preocupação com o fortalecimento da capacidade institucional para enfrentar o impasse. Assim, por miopia e inércia, o mundo pode deslizar para a fragmentação e para um beco sem saída. Evitar esse cenário requer estruturas de governança que fortaleçam a cooperação e um modelo de crescimento que possa reverter as ameaças ao meio ambiente.A Revista Brasileira de Ciência Política é uma publicação quadrimestral do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. Iniciada em 2009, com periodicidade semestral, a Revista Brasileira de Ciência Política tornou-se quadrimestral em 2012.2019-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/23746Revista Brasileira de Ciência Política; n. 27 (2018): n. 27 (2018): RBCP N.27 Setembro/Dezembro de 20182178-48840103-3352reponame:Revista Brasileira de Ciência Política (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/23746/21269Guimarães, Alexandre Queirozinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-18T13:22:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/23746Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/rbcpPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/oai||rbcp@unb.br2178-48840103-3352opendoar:2019-03-18T13:22:15Revista Brasileira de Ciência Política (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Andrew Gamble. Crisis Without End? The Unravelling of Western Prosperity
title Andrew Gamble. Crisis Without End? The Unravelling of Western Prosperity
spellingShingle Andrew Gamble. Crisis Without End? The Unravelling of Western Prosperity
Guimarães, Alexandre Queiroz
title_short Andrew Gamble. Crisis Without End? The Unravelling of Western Prosperity
title_full Andrew Gamble. Crisis Without End? The Unravelling of Western Prosperity
title_fullStr Andrew Gamble. Crisis Without End? The Unravelling of Western Prosperity
title_full_unstemmed Andrew Gamble. Crisis Without End? The Unravelling of Western Prosperity
title_sort Andrew Gamble. Crisis Without End? The Unravelling of Western Prosperity
author Guimarães, Alexandre Queiroz
author_facet Guimarães, Alexandre Queiroz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Alexandre Queiroz
description O artigo discorre sobre as dimensões política, econômica, doméstica e internacional da crise econômica iniciada em 2007-2008. Procura situar os impasses e particularidades da crise, entender a sua gravidade e resiliência e explorar cenários para os anos seguintes. Para isso, aborda três desafios centrais: os desafios de governança, de crescimento e fiscal. Em sequência, explora quatro possíveis cenários para a ordem econômica internacional. Em apenas um deles há efetiva preocupação com o fortalecimento da capacidade institucional para enfrentar o impasse. Assim, por miopia e inércia, o mundo pode deslizar para a fragmentação e para um beco sem saída. Evitar esse cenário requer estruturas de governança que fortaleçam a cooperação e um modelo de crescimento que possa reverter as ameaças ao meio ambiente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/23746
url https://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/23746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/23746/21269
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv A Revista Brasileira de Ciência Política é uma publicação quadrimestral do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. Iniciada em 2009, com periodicidade semestral, a Revista Brasileira de Ciência Política tornou-se quadrimestral em 2012.
publisher.none.fl_str_mv A Revista Brasileira de Ciência Política é uma publicação quadrimestral do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. Iniciada em 2009, com periodicidade semestral, a Revista Brasileira de Ciência Política tornou-se quadrimestral em 2012.
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência Política; n. 27 (2018): n. 27 (2018): RBCP N.27 Setembro/Dezembro de 2018
2178-4884
0103-3352
reponame:Revista Brasileira de Ciência Política (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Brasileira de Ciência Política (Online)
collection Revista Brasileira de Ciência Política (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciência Política (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv ||rbcp@unb.br
_version_ 1800213242455261184