Financiamento de campanhas e desempenho eleitoral no Brasil: análise das contribuições de pessoas físicas, jurídicas e partidos políticos à s eleições de 2008 nas capitais de Estado
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciência Política (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/1712 |
Resumo: | Resumo Financiamento de campanhas e desempenho eleitoral no Brasil: análise das contribuições de pessoas físicas, jurídicas e partidos políticos à s eleições de 2008 nas capitais de Estado O artigo trata do financiamento de campanhas eleitorais. Considerado um ponto central das democracias representativas, recursos financeiros para partidos e candidatos geram campanhas eleitorais mais ou menos igualitárias. Estudos mostram que, quanto maior a participação do Estado nas receitas dos partidos, maior a distância entre eles e a sociedade civil. O objetivo é verificar a relação entre desempenho eleitoral e fontes de financiamento das campanhas. O trabalho divide as fontes em três grupos: estatal, empresas (pessoas jurídicas) e pessoas físicas. A partir da análise das prestações de contas dos 173 candidatos a prefeito nas 26 capitais brasileiras em 2008, são apresentados resultados sobre o impacto dos tipos de doadores no desempenho dos partidos. Demonstra-se que as doações de “pessoa jurídica” apresentam maior correlação com candidaturas bem-sucedidas, sendo esta a origem da desigualdade. Palavras-chave: partidos políticos; financiamento de campanhas; democracia brasileira. Abstract The paper treats of the financing of electoral campaigns. Considered a central point of the representative democracies, financial resources for parties and candidates generate electoral campaigns more or less equalitarian. Studies show that as larger the participation of the State in the resources of the parties, larger the distance between them and the civil society. The objective is to verify the relationship between electoral result and sources of financing of the campaigns. The work divides the sources in three groups: state, companies and persons. The analysis are of the accounts rendered of 173 candidates to mayor in the 26 Brazilian State capitals in 2008, results are presented on the impact of the types of donors in the result of the parties. It is demonstrated that the donations of companies present larger correlation well with candidacies happened, being this the origin of the inequality. Key words: political parties; financing of campaigns; Brazilian democracy. |
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Financiamento de campanhas e desempenho eleitoral no Brasil: análise das contribuições de pessoas físicas, jurídicas e partidos políticos à s eleições de 2008 nas capitais de EstadoResumo Financiamento de campanhas e desempenho eleitoral no Brasil: análise das contribuições de pessoas físicas, jurídicas e partidos políticos à s eleições de 2008 nas capitais de Estado O artigo trata do financiamento de campanhas eleitorais. Considerado um ponto central das democracias representativas, recursos financeiros para partidos e candidatos geram campanhas eleitorais mais ou menos igualitárias. Estudos mostram que, quanto maior a participação do Estado nas receitas dos partidos, maior a distância entre eles e a sociedade civil. O objetivo é verificar a relação entre desempenho eleitoral e fontes de financiamento das campanhas. O trabalho divide as fontes em três grupos: estatal, empresas (pessoas jurídicas) e pessoas físicas. A partir da análise das prestações de contas dos 173 candidatos a prefeito nas 26 capitais brasileiras em 2008, são apresentados resultados sobre o impacto dos tipos de doadores no desempenho dos partidos. Demonstra-se que as doações de “pessoa jurídica” apresentam maior correlação com candidaturas bem-sucedidas, sendo esta a origem da desigualdade. Palavras-chave: partidos políticos; financiamento de campanhas; democracia brasileira. Abstract The paper treats of the financing of electoral campaigns. Considered a central point of the representative democracies, financial resources for parties and candidates generate electoral campaigns more or less equalitarian. Studies show that as larger the participation of the State in the resources of the parties, larger the distance between them and the civil society. The objective is to verify the relationship between electoral result and sources of financing of the campaigns. The work divides the sources in three groups: state, companies and persons. The analysis are of the accounts rendered of 173 candidates to mayor in the 26 Brazilian State capitals in 2008, results are presented on the impact of the types of donors in the result of the parties. It is demonstrated that the donations of companies present larger correlation well with candidacies happened, being this the origin of the inequality. Key words: political parties; financing of campaigns; Brazilian democracy.A Revista Brasileira de Ciência Política é uma publicação quadrimestral do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília. Iniciada em 2009, com periodicidade semestral, a Revista Brasileira de Ciência Política tornou-se quadrimestral em 2012.2012-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/1712Revista Brasileira de Ciência Política; n. 4 (2010): Dossiê "Partidos políticos"; 135-1672178-48840103-3352reponame:Revista Brasileira de Ciência Política (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/article/view/1712/1508Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Ciência Políticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCervi, Emerson Urizzi2018-07-27T00:15:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1712Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/rbcpPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/rbcp/oai||rbcp@unb.br2178-48840103-3352opendoar:2018-07-27T00:15:32Revista Brasileira de Ciência Política (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false |
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