Alfabetização em informação e guias de fontes de informação: uma metodologia para diferentes atores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2382 |
Resumo: | Propõe-se a avaliar a eficácia de oficinas de informação, pesquisa e comunicação na alfabetização em informação de 33 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Região Administrativa de Sobradinho e oito estudantes de graduação do curso de Biblioteconomia, da Universidade de Brasília. Trabalha a construção de descritores em guias de fontes de informação em saúde e a produção de conteúdos de comunicação, considerando o conceito de autoria discutido na literatura. O intuito é desenvolver habilidades de mediação de informação, tanto nos estudantes de iniciação científica da Faculdade de Ciência da Informação, quanto nos ACS. |
id |
UNB-7_1eed7256701f56d44895808811733c67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2382 |
network_acronym_str |
UNB-7 |
network_name_str |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetização em informação e guias de fontes de informação: uma metodologia para diferentes atorescompetência informacionalletramento em informaçãoserviços de informaçãocompetencial informacionalservicios de informaciónalfabetización en informacióninformation competenceliteracy in informationinformation servicesPropõe-se a avaliar a eficácia de oficinas de informação, pesquisa e comunicação na alfabetização em informação de 33 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Região Administrativa de Sobradinho e oito estudantes de graduação do curso de Biblioteconomia, da Universidade de Brasília. Trabalha a construção de descritores em guias de fontes de informação em saúde e a produção de conteúdos de comunicação, considerando o conceito de autoria discutido na literatura. O intuito é desenvolver habilidades de mediação de informação, tanto nos estudantes de iniciação científica da Faculdade de Ciência da Informação, quanto nos ACS.Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação2016-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2382Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 No. 1 (2016); 331Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 Núm. 1 (2016); 331Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 9 n. 1 (2016); 3311983-521310.26512/rici.v9.n1.2016reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informaçãoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2382/2126https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2382/6104Copyright (c) 2016 Déborah Mendonça de Proença Rosahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Déborah Mendonça de Proença2021-03-30T23:47:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2382Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai||rici@unb.br1983-52131983-5213opendoar:2021-03-30T23:47:06Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização em informação e guias de fontes de informação: uma metodologia para diferentes atores |
title |
Alfabetização em informação e guias de fontes de informação: uma metodologia para diferentes atores |
spellingShingle |
Alfabetização em informação e guias de fontes de informação: uma metodologia para diferentes atores Rosa, Déborah Mendonça de Proença competência informacional letramento em informação serviços de informação competencial informacional servicios de información alfabetización en información information competence literacy in information information services |
title_short |
Alfabetização em informação e guias de fontes de informação: uma metodologia para diferentes atores |
title_full |
Alfabetização em informação e guias de fontes de informação: uma metodologia para diferentes atores |
title_fullStr |
Alfabetização em informação e guias de fontes de informação: uma metodologia para diferentes atores |
title_full_unstemmed |
Alfabetização em informação e guias de fontes de informação: uma metodologia para diferentes atores |
title_sort |
Alfabetização em informação e guias de fontes de informação: uma metodologia para diferentes atores |
author |
Rosa, Déborah Mendonça de Proença |
author_facet |
Rosa, Déborah Mendonça de Proença |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Déborah Mendonça de Proença |
dc.subject.por.fl_str_mv |
competência informacional letramento em informação serviços de informação competencial informacional servicios de información alfabetización en información information competence literacy in information information services |
topic |
competência informacional letramento em informação serviços de informação competencial informacional servicios de información alfabetización en información information competence literacy in information information services |
description |
Propõe-se a avaliar a eficácia de oficinas de informação, pesquisa e comunicação na alfabetização em informação de 33 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Região Administrativa de Sobradinho e oito estudantes de graduação do curso de Biblioteconomia, da Universidade de Brasília. Trabalha a construção de descritores em guias de fontes de informação em saúde e a produção de conteúdos de comunicação, considerando o conceito de autoria discutido na literatura. O intuito é desenvolver habilidades de mediação de informação, tanto nos estudantes de iniciação científica da Faculdade de Ciência da Informação, quanto nos ACS. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2382 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2382 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2382/2126 https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2382/6104 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Déborah Mendonça de Proença Rosa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Déborah Mendonça de Proença Rosa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 No. 1 (2016); 331 Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 Núm. 1 (2016); 331 Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 9 n. 1 (2016); 331 1983-5213 10.26512/rici.v9.n1.2016 reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informação instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
collection |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rici@unb.br |
_version_ |
1800210998241525760 |