A comunicação científica entre pesquisadores da surdez do ponto de vista da linguagem Nome do Curso: Mestrado em Ciência da Informação
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1476 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como principal objetivo averiguar se as características de estudos da surdez, como tópico de estudo multidisciplinar, influenciam os padrões de comunicação científica dos pesquisadores, que a estudam do ponto de vista da linguagem. Baseado nos conceitos fundamentais apresentados por Meadows (1999), Garvey (1979), Ziman (1984), nos modelos de comunicação científica formulados por Garvey e Griffith (1979), Hurd (2000), Bjork (2005) e Costa (2008) e nos conceitos sobre as relações disciplinares discutidos por Japiassu (1976), o modelo conceitual formulado para o estudo contemplou os elementos necessários ao estudo da comunicação científica em comunidades constituídas por estudiosos de várias disciplinas. Enquanto os aspectos epistemológicos orientaram o estudo, principalmente na discussão de resultados, os aspectos metodológicos adotados permitiram, por um lado, a precisão quantitativa e, por outro, a profundidade qualitativa, em uma abordagem mista, com métodos de coleta de dados por levantamento (survey) e análise documental. Dessa forma, o estudo, baseado nos objetivos específicos, identificou desde as disciplinas que possuem estudo sobre o tópico até os padrões de comunicação científica. Os resultados obtidos revelam que o tópico é de interesse da Educação, Fonoaudiologia, Lingüística e Psicologia. Apesar do tópico único, essas disciplinas apresentam estudos de variados assuntos, em que a maioria das pesquisas segue a abordagem qualitativa. Revelaram, também, a multidisciplinaridade do tópico e a influencia parcial do tópico na comunicação científica, visto a variedade de fontes de uso e de veículos de publicação, indicando influencia dos padrões originais das disciplinas. |
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Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 2 No. 2 (2009) Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 2 Núm. 2 (2009) Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 2 n. 2 (2009) 1983-5213 10.26512/rici.v2.n2.2009 reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informação instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
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