A comunicação científica entre pesquisadores da surdez do ponto de vista da linguagem Nome do Curso: Mestrado em Ciência da Informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shintaku, Milton
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1476
Resumo: A presente pesquisa teve como principal objetivo averiguar se as características de estudos da surdez, como tópico de estudo multidisciplinar, influenciam os padrões de comunicação científica dos pesquisadores, que a estudam do ponto de vista da linguagem. Baseado nos conceitos fundamentais apresentados por Meadows (1999), Garvey (1979), Ziman (1984), nos modelos de comunicação científica formulados por Garvey e Griffith (1979), Hurd (2000), Bjork (2005) e Costa (2008) e nos conceitos sobre as relações disciplinares discutidos por Japiassu (1976), o modelo conceitual formulado para o estudo contemplou os elementos necessários ao estudo da comunicação científica em comunidades constituídas por estudiosos de várias disciplinas. Enquanto os aspectos epistemológicos orientaram o estudo, principalmente na discussão de resultados, os aspectos metodológicos adotados permitiram, por um lado, a precisão quantitativa e, por outro, a profundidade qualitativa, em uma abordagem mista, com métodos de coleta de dados por levantamento (survey) e análise documental. Dessa forma, o estudo, baseado nos objetivos específicos, identificou desde as disciplinas que possuem estudo sobre o tópico até os padrões de comunicação científica. Os resultados obtidos revelam que o tópico é de interesse da Educação, Fonoaudiologia, Lingüística e Psicologia. Apesar do tópico único, essas disciplinas apresentam estudos de variados assuntos, em que a maioria das pesquisas segue a abordagem qualitativa. Revelaram, também, a multidisciplinaridade do tópico e a influencia parcial do tópico na comunicação científica, visto a variedade de fontes de uso e de veículos de publicação, indicando influencia dos padrões originais das disciplinas.
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