Novos cenários tecnológicos para gestores de bibliotecas universitárias públicas
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2557 |
Resumo: | Nos últimos anos, surgiram diversas reflexões relacionadas à s rápidas mudanças, nas áreas científica, política, educacional e social, resultantes das inovações tecnológicas. A finalidade deste artigo é apresentar o resultado da pesquisa de mestrado que teve como objetivo estudar, analisar e sistematizar as principais ideias que norteiam e configuram a gestão de bibliotecas universitárias públicas, especificamente no que se refere à s inovações tecnológicas. Para tanto, foi utilizado o método comparativo, elaborado a partir de quatro categorias de pesquisa, fundamentados na base teórica referente à gestão de bibliotecas universitárias, visando a sua avaliação. Foram focos da pesquisa as questões que provavelmente teriam maiores impactos nas bibliotecas universitárias, além dos principais desafios enfrentados: planejamento e avaliação; pessoal; usuários; produtos e serviços. Identificou-se a evolução e a adaptação das bibliotecas universitárias em relação ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, a fim de melhor atender as necessidades informacionais de seus usuários. Planejar a unidade informacional e visualizar o futuro são possibilidades advindas da gestão do conhecimento, que podem instrumentalizar os gestores a posicionarem as bibliotecas no contexto das universidades, de forma que sejam prioritárias na alocação de recursos orçamentários e que se consolidem como corresponsáveis pelo processo de geração do conhecimento na universidade. |
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Novos cenários tecnológicos para gestores de bibliotecas universitárias públicasAvaliação de bibliotecasbibliotecas universitáriasgestão de bibliotecastecnologia em bibliotecasbibliotecas universitáriasevaluación de bibliotecasgestión de bibliotecasplaneación en bibliotecastecnologías en bibliotecasevaluation of librariesmanagement of librariesplanning in librariestechnologies in librariesacademic librariesNos últimos anos, surgiram diversas reflexões relacionadas à s rápidas mudanças, nas áreas científica, política, educacional e social, resultantes das inovações tecnológicas. A finalidade deste artigo é apresentar o resultado da pesquisa de mestrado que teve como objetivo estudar, analisar e sistematizar as principais ideias que norteiam e configuram a gestão de bibliotecas universitárias públicas, especificamente no que se refere à s inovações tecnológicas. Para tanto, foi utilizado o método comparativo, elaborado a partir de quatro categorias de pesquisa, fundamentados na base teórica referente à gestão de bibliotecas universitárias, visando a sua avaliação. Foram focos da pesquisa as questões que provavelmente teriam maiores impactos nas bibliotecas universitárias, além dos principais desafios enfrentados: planejamento e avaliação; pessoal; usuários; produtos e serviços. Identificou-se a evolução e a adaptação das bibliotecas universitárias em relação ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, a fim de melhor atender as necessidades informacionais de seus usuários. Planejar a unidade informacional e visualizar o futuro são possibilidades advindas da gestão do conhecimento, que podem instrumentalizar os gestores a posicionarem as bibliotecas no contexto das universidades, de forma que sejam prioritárias na alocação de recursos orçamentários e que se consolidem como corresponsáveis pelo processo de geração do conhecimento na universidade.Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação2017-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/255710.26512/rici.v10.n2.2017.2557Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 10 No. 2 (2017); 388-408Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 10 Núm. 2 (2017); 388-408Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 10 n. 2 (2017); 388-4081983-521310.26512/rici.v10.n2.2017reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informaçãoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2557/2285Copyright (c) 2017 Maira Nani França, Angela Maria Grossi de Carvalhohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFrança, Maira NaniCarvalho, Angela Maria Grossi de2023-05-01T21:07:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2557Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai||rici@unb.br1983-52131983-5213opendoar:2023-05-01T21:07:05Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)false |
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