Bibliotecário help desk: percepção e desafios em relação à competência e mediação da informação
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2544 |
Resumo: | Apresenta pesquisa realizada com os bibliotecários que atuam como help desk do Portal de Periódicos da Capes. O objetivo se concentrou em analisar a percepção dos bibliotecários em relação à rotina, divulgação, treinamento do Portal, além de ponderar a percepção dos bibliotecários em relação ao papel pedagógico - mediação, competência em informação e desafios diante das demandas da instituição, tomando como ambiente de pesquisa duas universidade do nordeste. Os procedimentos metodológicos se caracterizam pela abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, com foco no registro e análise de conteúdo. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aberto dividido em quatro eixos. Os resultados demonstram que os bibliotecários e instituição, participantes da pesquisa, revelaram um forte discurso no que diz respeito ao saber lidar com ferramentas e tecnologias, pouco elucidando sobre as relações estabelecidas entre bibliotecários e usuários, no serviço de help desk e suas afinidades com o processo de desenvolvimento de competência e mediação da informação. Conclui-se que, a partir desta análise os bibliotecários e instituições tem seus discursos pautado no caráter instrucional, havendo um desconhecimento da inter-relação da competência em informação com a mediação e do processo de mediação como basilar a troca entre usuários e bibliotecário. |
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Bibliotecário help desk: percepção e desafios em relação à competência e mediação da informaçãoPortal de Periódicos da CAPESbibliotecário help deskcompetência em informaçãoestudo de usuáriosmediação da informaçãoactuación profesionalbibliotecario help deskcompetencia en la informaciónestudio de usuariosmediación de la informaciónPortal de Periodicos da CAPESCAPES Journals Portalinformation literacyinformation mediationlibrarian help deskprofessional performanceuser studiesApresenta pesquisa realizada com os bibliotecários que atuam como help desk do Portal de Periódicos da Capes. O objetivo se concentrou em analisar a percepção dos bibliotecários em relação à rotina, divulgação, treinamento do Portal, além de ponderar a percepção dos bibliotecários em relação ao papel pedagógico - mediação, competência em informação e desafios diante das demandas da instituição, tomando como ambiente de pesquisa duas universidade do nordeste. Os procedimentos metodológicos se caracterizam pela abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, com foco no registro e análise de conteúdo. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aberto dividido em quatro eixos. Os resultados demonstram que os bibliotecários e instituição, participantes da pesquisa, revelaram um forte discurso no que diz respeito ao saber lidar com ferramentas e tecnologias, pouco elucidando sobre as relações estabelecidas entre bibliotecários e usuários, no serviço de help desk e suas afinidades com o processo de desenvolvimento de competência e mediação da informação. Conclui-se que, a partir desta análise os bibliotecários e instituições tem seus discursos pautado no caráter instrucional, havendo um desconhecimento da inter-relação da competência em informação com a mediação e do processo de mediação como basilar a troca entre usuários e bibliotecário.Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação2017-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/254410.26512/rici.v10.n2.2017.2544Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 10 No. 2 (2017); 295-313Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 10 Núm. 2 (2017); 295-313Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 10 n. 2 (2017); 295-3131983-521310.26512/rici.v10.n2.2017reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informaçãoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2544/2272Sampaio, Denise BragaFarias, Gabriela Belmont deCorreia, Anna Elizabeth Galvão Coutinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-01T03:56:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2544Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai||rici@unb.br1983-52131983-5213opendoar:2019-09-01T03:56:58Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)false |
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Apresenta pesquisa realizada com os bibliotecários que atuam como help desk do Portal de Periódicos da Capes. O objetivo se concentrou em analisar a percepção dos bibliotecários em relação à rotina, divulgação, treinamento do Portal, além de ponderar a percepção dos bibliotecários em relação ao papel pedagógico - mediação, competência em informação e desafios diante das demandas da instituição, tomando como ambiente de pesquisa duas universidade do nordeste. Os procedimentos metodológicos se caracterizam pela abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, com foco no registro e análise de conteúdo. O instrumento de coleta de dados foi um questionário aberto dividido em quatro eixos. Os resultados demonstram que os bibliotecários e instituição, participantes da pesquisa, revelaram um forte discurso no que diz respeito ao saber lidar com ferramentas e tecnologias, pouco elucidando sobre as relações estabelecidas entre bibliotecários e usuários, no serviço de help desk e suas afinidades com o processo de desenvolvimento de competência e mediação da informação. Conclui-se que, a partir desta análise os bibliotecários e instituições tem seus discursos pautado no caráter instrucional, havendo um desconhecimento da inter-relação da competência em informação com a mediação e do processo de mediação como basilar a troca entre usuários e bibliotecário. |
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