O social bookmarking como instrumento de apoio à elaboração de guias de literatura na Internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maíra Murrieta
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2117
Resumo: Contextualiza as ferramentas da segunda geração da web de forma a analisar seu potencial para a oferta de serviços e produtos de informação on-line, em especial o guia de literatura em ambiente web. Assim, a revisão de literatura inclui temas como: redes sociais, web 2.0 e suas ferramentas (wiki, blog, social bookmarking) e guia de literatura. Na sequência, discute-se o processo de armazenagem de URL’s favoritas em plataformas de social bookmarking e o fato de que esse processo culmina com a criação de uma lista de sites ou documentos recomendados, aproximando-se da definição de um guia de literatura. Apresenta como objetivo geral a análise comparativa das plataformas de social bookmarking quanto a sua adequação para a produção de guia de literatura na web. Para tanto, desenharam-se os seguintes objetivos específicos: identificar as plataformas de social bookmarking existentes; descrever as características e plataformas de social bookmarking; avaliar a facilidade de uso das plataformas sob a perspectiva de profissionais da informação e identificar e descrever as etapas de elaboração de um guia de literatura. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem mista no tratamento dos dados. Os procedimentos de coleta de dados priorizaram a coleta de dados qualitativa, onde foi utilizada a Teoria Fundamentada (Grounded Theory) como instrumento de investigação. Apesar da ênfase na análise qualitativa, alguns questionamentos puderam e precisaram ser avaliados também do ponto de vista quantitativo. São analisadas as plataformas Citeulike e Connotea pelo fato de que estas plataformas se preocupam com a informação acadêmica on-line. A pesquisa documental foi realizada no site das respectivas plataformas. A pesquisa de campo foi realizada em uma amostra inicial, composta por 22 alunos matriculados na disciplina de pós-graduação "Fontes de Informação". Ao todo foram aplicados três questionários. O primeiro identifica o perfil do aluno quanto ao uso da internet e de redes sociais; o segundo teve como objetivo avaliar o protótipo de um guia de literatura desenvolvido em social bookmarking, sob a perspectiva do usuário; e o terceiro teve como objetivo avaliar as plataformas de social bookmarking sob a perspectiva do desenvolvedor de um guia de literatura. A saturação teórica do estudo foi obtida por meio do questionário aplicado à equipe de duas bibliotecas americanas que utilizam o Del.icio.us para desenvolver seus guias de literatura. Os dados coletados revelam que no Connotea é mais fácil localizar a informação do que no Citeulike. Os campos disponibilizados para a descrição de documentos no Connotea não são adequados para um guia de literatura na web, já os campos do Citeulike são considerados adequados. Os participantes da pesquisa utilizariam o Citeulike para desenvolver um guia de literatura na web, mas não utilizariam o Connotea. As bibliotecas americanas, apesar de terem pesquisado sobre o Connotea e o Citeulike preferiram utilizar o Del.icio.us para disponibilizar seus guias. Dentre os motivos houve destaque para a estabilidade e número de usuários da plataforma.
id UNB-7_4b326c4d846a47052c20f94ad20e56d3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2117
network_acronym_str UNB-7
network_name_str Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
repository_id_str
spelling O social bookmarking como instrumento de apoio à elaboração de guias de literatura na InternetBibliografia;Guia de fontes de informação;Guia de literatura;Social bookmarking;Teoria fundamentada;Web 2.0Contextualiza as ferramentas da segunda geração da web de forma a analisar seu potencial para a oferta de serviços e produtos de informação on-line, em especial o guia de literatura em ambiente web. Assim, a revisão de literatura inclui temas como: redes sociais, web 2.0 e suas ferramentas (wiki, blog, social bookmarking) e guia de literatura. Na sequência, discute-se o processo de armazenagem de URL’s favoritas em plataformas de social bookmarking e o fato de que esse processo culmina com a criação de uma lista de sites ou documentos recomendados, aproximando-se da definição de um guia de literatura. Apresenta como objetivo geral a análise comparativa das plataformas de social bookmarking quanto a sua adequação para a produção de guia de literatura na web. Para tanto, desenharam-se os seguintes objetivos específicos: identificar as plataformas de social bookmarking existentes; descrever as características e plataformas de social bookmarking; avaliar a facilidade de uso das plataformas sob a perspectiva de profissionais da informação e identificar e descrever as etapas de elaboração de um guia de literatura. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem mista no tratamento dos dados. Os procedimentos de coleta de dados priorizaram a coleta de dados qualitativa, onde foi utilizada a Teoria Fundamentada (Grounded Theory) como instrumento de investigação. Apesar da ênfase na análise qualitativa, alguns questionamentos puderam e precisaram ser avaliados também do ponto de vista quantitativo. São analisadas as plataformas Citeulike e Connotea pelo fato de que estas plataformas se preocupam com a informação acadêmica on-line. A pesquisa documental foi realizada no site das respectivas plataformas. A pesquisa de campo foi realizada em uma amostra inicial, composta por 22 alunos matriculados na disciplina de pós-graduação "Fontes de Informação". Ao todo foram aplicados três questionários. O primeiro identifica o perfil do aluno quanto ao uso da internet e de redes sociais; o segundo teve como objetivo avaliar o protótipo de um guia de literatura desenvolvido em social bookmarking, sob a perspectiva do usuário; e o terceiro teve como objetivo avaliar as plataformas de social bookmarking sob a perspectiva do desenvolvedor de um guia de literatura. A saturação teórica do estudo foi obtida por meio do questionário aplicado à equipe de duas bibliotecas americanas que utilizam o Del.icio.us para desenvolver seus guias de literatura. Os dados coletados revelam que no Connotea é mais fácil localizar a informação do que no Citeulike. Os campos disponibilizados para a descrição de documentos no Connotea não são adequados para um guia de literatura na web, já os campos do Citeulike são considerados adequados. Os participantes da pesquisa utilizariam o Citeulike para desenvolver um guia de literatura na web, mas não utilizariam o Connotea. As bibliotecas americanas, apesar de terem pesquisado sobre o Connotea e o Citeulike preferiram utilizar o Del.icio.us para disponibilizar seus guias. Dentre os motivos houve destaque para a estabilidade e número de usuários da plataforma.Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação2015-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2117Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 No. 2 (2015); 281-282Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 Núm. 2 (2015); 281-282Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 8 n. 2 (2015); 281-2821983-521310.26512/rici.v8.n2.2015reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informaçãoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2117/1873https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2117/6074Copyright (c) 2015 Maíra Murrieta Costahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Maíra Murrieta2021-03-30T00:13:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2117Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai||rici@unb.br1983-52131983-5213opendoar:2021-03-30T00:13:10Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O social bookmarking como instrumento de apoio à elaboração de guias de literatura na Internet
title O social bookmarking como instrumento de apoio à elaboração de guias de literatura na Internet
spellingShingle O social bookmarking como instrumento de apoio à elaboração de guias de literatura na Internet
Costa, Maíra Murrieta
Bibliografia;
Guia de fontes de informação;
Guia de literatura;
Social bookmarking;
Teoria fundamentada;
Web 2.0
title_short O social bookmarking como instrumento de apoio à elaboração de guias de literatura na Internet
title_full O social bookmarking como instrumento de apoio à elaboração de guias de literatura na Internet
title_fullStr O social bookmarking como instrumento de apoio à elaboração de guias de literatura na Internet
title_full_unstemmed O social bookmarking como instrumento de apoio à elaboração de guias de literatura na Internet
title_sort O social bookmarking como instrumento de apoio à elaboração de guias de literatura na Internet
author Costa, Maíra Murrieta
author_facet Costa, Maíra Murrieta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maíra Murrieta
dc.subject.por.fl_str_mv Bibliografia;
Guia de fontes de informação;
Guia de literatura;
Social bookmarking;
Teoria fundamentada;
Web 2.0
topic Bibliografia;
Guia de fontes de informação;
Guia de literatura;
Social bookmarking;
Teoria fundamentada;
Web 2.0
description Contextualiza as ferramentas da segunda geração da web de forma a analisar seu potencial para a oferta de serviços e produtos de informação on-line, em especial o guia de literatura em ambiente web. Assim, a revisão de literatura inclui temas como: redes sociais, web 2.0 e suas ferramentas (wiki, blog, social bookmarking) e guia de literatura. Na sequência, discute-se o processo de armazenagem de URL’s favoritas em plataformas de social bookmarking e o fato de que esse processo culmina com a criação de uma lista de sites ou documentos recomendados, aproximando-se da definição de um guia de literatura. Apresenta como objetivo geral a análise comparativa das plataformas de social bookmarking quanto a sua adequação para a produção de guia de literatura na web. Para tanto, desenharam-se os seguintes objetivos específicos: identificar as plataformas de social bookmarking existentes; descrever as características e plataformas de social bookmarking; avaliar a facilidade de uso das plataformas sob a perspectiva de profissionais da informação e identificar e descrever as etapas de elaboração de um guia de literatura. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem mista no tratamento dos dados. Os procedimentos de coleta de dados priorizaram a coleta de dados qualitativa, onde foi utilizada a Teoria Fundamentada (Grounded Theory) como instrumento de investigação. Apesar da ênfase na análise qualitativa, alguns questionamentos puderam e precisaram ser avaliados também do ponto de vista quantitativo. São analisadas as plataformas Citeulike e Connotea pelo fato de que estas plataformas se preocupam com a informação acadêmica on-line. A pesquisa documental foi realizada no site das respectivas plataformas. A pesquisa de campo foi realizada em uma amostra inicial, composta por 22 alunos matriculados na disciplina de pós-graduação "Fontes de Informação". Ao todo foram aplicados três questionários. O primeiro identifica o perfil do aluno quanto ao uso da internet e de redes sociais; o segundo teve como objetivo avaliar o protótipo de um guia de literatura desenvolvido em social bookmarking, sob a perspectiva do usuário; e o terceiro teve como objetivo avaliar as plataformas de social bookmarking sob a perspectiva do desenvolvedor de um guia de literatura. A saturação teórica do estudo foi obtida por meio do questionário aplicado à equipe de duas bibliotecas americanas que utilizam o Del.icio.us para desenvolver seus guias de literatura. Os dados coletados revelam que no Connotea é mais fácil localizar a informação do que no Citeulike. Os campos disponibilizados para a descrição de documentos no Connotea não são adequados para um guia de literatura na web, já os campos do Citeulike são considerados adequados. Os participantes da pesquisa utilizariam o Citeulike para desenvolver um guia de literatura na web, mas não utilizariam o Connotea. As bibliotecas americanas, apesar de terem pesquisado sobre o Connotea e o Citeulike preferiram utilizar o Del.icio.us para disponibilizar seus guias. Dentre os motivos houve destaque para a estabilidade e número de usuários da plataforma.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2117
url https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2117/1873
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2117/6074
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Maíra Murrieta Costa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Maíra Murrieta Costa
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 No. 2 (2015); 281-282
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 Núm. 2 (2015); 281-282
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 8 n. 2 (2015); 281-282
1983-5213
10.26512/rici.v8.n2.2015
reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
collection Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv ||rici@unb.br
_version_ 1800210997803220992