Uma análise da rede social de tutores de comunidade em estado de vulnerabilidade social, nos aspectos de comunicação e tecnologia da informação
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Ibero-americana de Ciência da Informação |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2080 |
Resumo: | A análise da rede social dos tutores universitários teve como objetivo identificar suas atribuições e relações como mediadores de aluno participantes de um curso de literacias, via dispositivos móveis, nas regiões administrativas de Itapoã e Paranoá, no Distrito Federal. A análise focou-se nos estudantes universitários, embora os demais atores da aprendizagem tenham sido considerados por fazer parte do mesmo ambiente de rede. A coleta de dados aconteceu de forma individualizada, avaliando os relacionamentos preponderantes e irrelevantes, e por fim a geração de grafos de atuação e influências. Utilizou-se métodos clássicos e heurísticos para aproximar-se da realidade da rede social, com uma análise dinâmica e com múltiplos tipos de relacionamentos. Nesse primeiro momento, a análise concentrou-se nas relações exercidas entre tutores e suas diversas formas de inclusão e literacias digitais em indivíduos com barreiras de acesso e cognitivos, com apoio de várias tecnologias. Os resultados mostram a frequência de comunicação estabelecida pelos tutores e cada um dos outros atores e, principalmente, em identificar uma diversidade de tecnologias e meios de comunicação usados. Observou-se que os tutores mantêm forte conexão entre si e entre as cinco categorias de atores: tutores universitários, líderes comunitários, professores, instrutores e alunos. A relação estabelecida entre tutores foi sempre forte, pois todos comunicam-se frequentemente, além de possuir responsabilidades bem definidas dentro do projeto de literacias digitais via dispositivos. |
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Uma análise da rede social de tutores de comunidade em estado de vulnerabilidade social, nos aspectos de comunicação e tecnologia da informaçãoAnálise de redes sociais;Inclusão digital;Literacias digitais;MediaçãoInclusão social;Ciência da informação;Ciência da computação;Brasília;BrasilA análise da rede social dos tutores universitários teve como objetivo identificar suas atribuições e relações como mediadores de aluno participantes de um curso de literacias, via dispositivos móveis, nas regiões administrativas de Itapoã e Paranoá, no Distrito Federal. A análise focou-se nos estudantes universitários, embora os demais atores da aprendizagem tenham sido considerados por fazer parte do mesmo ambiente de rede. A coleta de dados aconteceu de forma individualizada, avaliando os relacionamentos preponderantes e irrelevantes, e por fim a geração de grafos de atuação e influências. Utilizou-se métodos clássicos e heurísticos para aproximar-se da realidade da rede social, com uma análise dinâmica e com múltiplos tipos de relacionamentos. Nesse primeiro momento, a análise concentrou-se nas relações exercidas entre tutores e suas diversas formas de inclusão e literacias digitais em indivíduos com barreiras de acesso e cognitivos, com apoio de várias tecnologias. Os resultados mostram a frequência de comunicação estabelecida pelos tutores e cada um dos outros atores e, principalmente, em identificar uma diversidade de tecnologias e meios de comunicação usados. Observou-se que os tutores mantêm forte conexão entre si e entre as cinco categorias de atores: tutores universitários, líderes comunitários, professores, instrutores e alunos. A relação estabelecida entre tutores foi sempre forte, pois todos comunicam-se frequentemente, além de possuir responsabilidades bem definidas dentro do projeto de literacias digitais via dispositivos.Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação2015-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/208010.26512/rici.v8.n2.2015.2080Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 No. 2 (2015); 212-243Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 8 Núm. 2 (2015); 212-243Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 8 n. 2 (2015); 212-2431983-521310.26512/rici.v8.n2.2015reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informaçãoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2080/1839Medeiros Neto, BeneditoSilva, Eliandra Isys SandesPantarotto, Marcellainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-27T12:02:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2080Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai||rici@unb.br1983-52131983-5213opendoar:2019-08-27T12:02:07Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)false |
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