Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Leticia Rocha
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Grande, Tássia Priscila Fagundes, Behar, Patricia Alejandra, Rocha Luna, Fabiana de Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644207
Resumo: O presente artigo apresenta o mapeamento de competências digitais de idosos em cursos de inclusão digital. Estes buscam cada vez mais acompanhar a transformação tecnológica, o que permite uma investigação sobre as competências digitais dos idosos no uso destes recursos. Portanto, a pesquisa se caracteriza como quali-quantitativa e foi desenvolvida a partir de 3 etapas: 1) Construção do Referencial Teórico; 2) Curso de extensão; 3) Coleta e análise dos dados. Para a terceira etapa foram utilizados três instrumentos: questionários com perguntas abertas e fechadas e observação participante. O público-alvo foram 31 idosos com idade igual ou superior a 60 anos que participaram de um curso de inclusão digital ofertado em uma Universidade Federal. Todos assinaram o Termo de Consentimento Informado. Os dados possibilitaram o mapeamento de cinco competências, categorizada em três grupos de competências: Alfabetização digital, Letramento digital, Fluência digital. As principais competências que apareceram nestas categorias foram: Recursos básicos da internet; Pesquisa na Web; Comunicação através do e-mail; Informação online confiável e Resiliência Virtual. Os resultados possibilitaram inferir que os idosos que participaram do curso estão abertos a novas aprendizagens e, principalmente, são extremamente motivados para continuar aprendendo sobre as tecnologias digitais em geral.  
id UNICAMP-19_094223ccd74abc750331b5edbbd07071
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644207
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idososCompetências digitais. Idosos. Inclusão digitalInclusão DigitalCompetência TecnológicaIdososO presente artigo apresenta o mapeamento de competências digitais de idosos em cursos de inclusão digital. Estes buscam cada vez mais acompanhar a transformação tecnológica, o que permite uma investigação sobre as competências digitais dos idosos no uso destes recursos. Portanto, a pesquisa se caracteriza como quali-quantitativa e foi desenvolvida a partir de 3 etapas: 1) Construção do Referencial Teórico; 2) Curso de extensão; 3) Coleta e análise dos dados. Para a terceira etapa foram utilizados três instrumentos: questionários com perguntas abertas e fechadas e observação participante. O público-alvo foram 31 idosos com idade igual ou superior a 60 anos que participaram de um curso de inclusão digital ofertado em uma Universidade Federal. Todos assinaram o Termo de Consentimento Informado. Os dados possibilitaram o mapeamento de cinco competências, categorizada em três grupos de competências: Alfabetização digital, Letramento digital, Fluência digital. As principais competências que apareceram nestas categorias foram: Recursos básicos da internet; Pesquisa na Web; Comunicação através do e-mail; Informação online confiável e Resiliência Virtual. Os resultados possibilitaram inferir que os idosos que participaram do curso estão abertos a novas aprendizagens e, principalmente, são extremamente motivados para continuar aprendendo sobre as tecnologias digitais em geral.  Universidade Estadual de Campinas2016-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empírica; Revisão de literaturaapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864420710.20396/etd.v18i4.8644207ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 903-921ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 903-921ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 903-9211676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644207/14505https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644207/19696https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644207/19697https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644207/19698https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644207/19699Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Leticia RochaGrande, Tássia Priscila FagundesBehar, Patricia AlejandraRocha Luna, Fabiana de Miranda2018-04-13T15:18:14Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644207Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2018-04-13T15:18:14ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idosos
title Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idosos
spellingShingle Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idosos
Machado, Leticia Rocha
Competências digitais. Idosos. Inclusão digital
Inclusão Digital
Competência Tecnológica
Idosos
title_short Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idosos
title_full Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idosos
title_fullStr Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idosos
title_full_unstemmed Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idosos
title_sort Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idosos
author Machado, Leticia Rocha
author_facet Machado, Leticia Rocha
Grande, Tássia Priscila Fagundes
Behar, Patricia Alejandra
Rocha Luna, Fabiana de Miranda
author_role author
author2 Grande, Tássia Priscila Fagundes
Behar, Patricia Alejandra
Rocha Luna, Fabiana de Miranda
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Leticia Rocha
Grande, Tássia Priscila Fagundes
Behar, Patricia Alejandra
Rocha Luna, Fabiana de Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Competências digitais. Idosos. Inclusão digital
Inclusão Digital
Competência Tecnológica
Idosos
topic Competências digitais. Idosos. Inclusão digital
Inclusão Digital
Competência Tecnológica
Idosos
description O presente artigo apresenta o mapeamento de competências digitais de idosos em cursos de inclusão digital. Estes buscam cada vez mais acompanhar a transformação tecnológica, o que permite uma investigação sobre as competências digitais dos idosos no uso destes recursos. Portanto, a pesquisa se caracteriza como quali-quantitativa e foi desenvolvida a partir de 3 etapas: 1) Construção do Referencial Teórico; 2) Curso de extensão; 3) Coleta e análise dos dados. Para a terceira etapa foram utilizados três instrumentos: questionários com perguntas abertas e fechadas e observação participante. O público-alvo foram 31 idosos com idade igual ou superior a 60 anos que participaram de um curso de inclusão digital ofertado em uma Universidade Federal. Todos assinaram o Termo de Consentimento Informado. Os dados possibilitaram o mapeamento de cinco competências, categorizada em três grupos de competências: Alfabetização digital, Letramento digital, Fluência digital. As principais competências que apareceram nestas categorias foram: Recursos básicos da internet; Pesquisa na Web; Comunicação através do e-mail; Informação online confiável e Resiliência Virtual. Os resultados possibilitaram inferir que os idosos que participaram do curso estão abertos a novas aprendizagens e, principalmente, são extremamente motivados para continuar aprendendo sobre as tecnologias digitais em geral.  
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa empírica; Revisão de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644207
10.20396/etd.v18i4.8644207
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644207
identifier_str_mv 10.20396/etd.v18i4.8644207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644207/14505
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644207/19696
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644207/19697
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644207/19698
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644207/19699
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 903-921
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 903-921
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 903-921
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1748950173500833792