Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Leticia Rocha
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Grande, Tássia Priscila Fagundes, Behar, Patricia Alejandra, Rocha Luna, Fabiana de Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
DOI: 10.20396/etd.v18i4.8644207
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644207
Resumo: O presente artigo apresenta o mapeamento de competências digitais de idosos em cursos de inclusão digital. Estes buscam cada vez mais acompanhar a transformação tecnológica, o que permite uma investigação sobre as competências digitais dos idosos no uso destes recursos. Portanto, a pesquisa se caracteriza como quali-quantitativa e foi desenvolvida a partir de 3 etapas: 1) Construção do Referencial Teórico; 2) Curso de extensão; 3) Coleta e análise dos dados. Para a terceira etapa foram utilizados três instrumentos: questionários com perguntas abertas e fechadas e observação participante. O público-alvo foram 31 idosos com idade igual ou superior a 60 anos que participaram de um curso de inclusão digital ofertado em uma Universidade Federal. Todos assinaram o Termo de Consentimento Informado. Os dados possibilitaram o mapeamento de cinco competências, categorizada em três grupos de competências: Alfabetização digital, Letramento digital, Fluência digital. As principais competências que apareceram nestas categorias foram: Recursos básicos da internet; Pesquisa na Web; Comunicação através do e-mail; Informação online confiável e Resiliência Virtual. Os resultados possibilitaram inferir que os idosos que participaram do curso estão abertos a novas aprendizagens e, principalmente, são extremamente motivados para continuar aprendendo sobre as tecnologias digitais em geral.  
id UNICAMP-19_094223ccd74abc750331b5edbbd07071
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644207
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
spelling Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idososCompetências digitais. Idosos. Inclusão digitalInclusão DigitalCompetência TecnológicaIdososO presente artigo apresenta o mapeamento de competências digitais de idosos em cursos de inclusão digital. Estes buscam cada vez mais acompanhar a transformação tecnológica, o que permite uma investigação sobre as competências digitais dos idosos no uso destes recursos. Portanto, a pesquisa se caracteriza como quali-quantitativa e foi desenvolvida a partir de 3 etapas: 1) Construção do Referencial Teórico; 2) Curso de extensão; 3) Coleta e análise dos dados. Para a terceira etapa foram utilizados três instrumentos: questionários com perguntas abertas e fechadas e observação participante. O público-alvo foram 31 idosos com idade igual ou superior a 60 anos que participaram de um curso de inclusão digital ofertado em uma Universidade Federal. Todos assinaram o Termo de Consentimento Informado. Os dados possibilitaram o mapeamento de cinco competências, categorizada em três grupos de competências: Alfabetização digital, Letramento digital, Fluência digital. As principais competências que apareceram nestas categorias foram: Recursos básicos da internet; Pesquisa na Web; Comunicação através do e-mail; Informação online confiável e Resiliência Virtual. Os resultados possibilitaram inferir que os idosos que participaram do curso estão abertos a novas aprendizagens e, principalmente, são extremamente motivados para continuar aprendendo sobre as tecnologias digitais em geral.  Universidade Estadual de Campinas2016-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empírica; Revisão de literaturaapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864420710.20396/etd.v18i4.8644207ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 903-921ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 903-921ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 903-9211676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644207/14505https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644207/19696https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644207/19697https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644207/19698https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644207/19699Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Leticia RochaGrande, Tássia Priscila FagundesBehar, Patricia AlejandraRocha Luna, Fabiana de Miranda2018-04-13T15:18:14Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644207Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2018-04-13T15:18:14ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idosos
title Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idosos
spellingShingle Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idosos
Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idosos
Machado, Leticia Rocha
Competências digitais. Idosos. Inclusão digital
Inclusão Digital
Competência Tecnológica
Idosos
Machado, Leticia Rocha
Competências digitais. Idosos. Inclusão digital
Inclusão Digital
Competência Tecnológica
Idosos
title_short Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idosos
title_full Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idosos
title_fullStr Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idosos
Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idosos
title_full_unstemmed Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idosos
Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idosos
title_sort Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idosos
author Machado, Leticia Rocha
author_facet Machado, Leticia Rocha
Machado, Leticia Rocha
Grande, Tássia Priscila Fagundes
Behar, Patricia Alejandra
Rocha Luna, Fabiana de Miranda
Grande, Tássia Priscila Fagundes
Behar, Patricia Alejandra
Rocha Luna, Fabiana de Miranda
author_role author
author2 Grande, Tássia Priscila Fagundes
Behar, Patricia Alejandra
Rocha Luna, Fabiana de Miranda
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Leticia Rocha
Grande, Tássia Priscila Fagundes
Behar, Patricia Alejandra
Rocha Luna, Fabiana de Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Competências digitais. Idosos. Inclusão digital
Inclusão Digital
Competência Tecnológica
Idosos
topic Competências digitais. Idosos. Inclusão digital
Inclusão Digital
Competência Tecnológica
Idosos
description O presente artigo apresenta o mapeamento de competências digitais de idosos em cursos de inclusão digital. Estes buscam cada vez mais acompanhar a transformação tecnológica, o que permite uma investigação sobre as competências digitais dos idosos no uso destes recursos. Portanto, a pesquisa se caracteriza como quali-quantitativa e foi desenvolvida a partir de 3 etapas: 1) Construção do Referencial Teórico; 2) Curso de extensão; 3) Coleta e análise dos dados. Para a terceira etapa foram utilizados três instrumentos: questionários com perguntas abertas e fechadas e observação participante. O público-alvo foram 31 idosos com idade igual ou superior a 60 anos que participaram de um curso de inclusão digital ofertado em uma Universidade Federal. Todos assinaram o Termo de Consentimento Informado. Os dados possibilitaram o mapeamento de cinco competências, categorizada em três grupos de competências: Alfabetização digital, Letramento digital, Fluência digital. As principais competências que apareceram nestas categorias foram: Recursos básicos da internet; Pesquisa na Web; Comunicação através do e-mail; Informação online confiável e Resiliência Virtual. Os resultados possibilitaram inferir que os idosos que participaram do curso estão abertos a novas aprendizagens e, principalmente, são extremamente motivados para continuar aprendendo sobre as tecnologias digitais em geral.  
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa empírica; Revisão de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644207
10.20396/etd.v18i4.8644207
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644207
identifier_str_mv 10.20396/etd.v18i4.8644207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644207/14505
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644207/19696
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644207/19697
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644207/19698
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644207/19699
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 903-921
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 903-921
ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 903-921
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1822179171458088960
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.20396/etd.v18i4.8644207