Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idosos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
DOI: | 10.20396/etd.v18i4.8644207 |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644207 |
Resumo: | O presente artigo apresenta o mapeamento de competências digitais de idosos em cursos de inclusão digital. Estes buscam cada vez mais acompanhar a transformação tecnológica, o que permite uma investigação sobre as competências digitais dos idosos no uso destes recursos. Portanto, a pesquisa se caracteriza como quali-quantitativa e foi desenvolvida a partir de 3 etapas: 1) Construção do Referencial Teórico; 2) Curso de extensão; 3) Coleta e análise dos dados. Para a terceira etapa foram utilizados três instrumentos: questionários com perguntas abertas e fechadas e observação participante. O público-alvo foram 31 idosos com idade igual ou superior a 60 anos que participaram de um curso de inclusão digital ofertado em uma Universidade Federal. Todos assinaram o Termo de Consentimento Informado. Os dados possibilitaram o mapeamento de cinco competências, categorizada em três grupos de competências: Alfabetização digital, Letramento digital, Fluência digital. As principais competências que apareceram nestas categorias foram: Recursos básicos da internet; Pesquisa na Web; Comunicação através do e-mail; Informação online confiável e Resiliência Virtual. Os resultados possibilitaram inferir que os idosos que participaram do curso estão abertos a novas aprendizagens e, principalmente, são extremamente motivados para continuar aprendendo sobre as tecnologias digitais em geral. |
id |
UNICAMP-19_094223ccd74abc750331b5edbbd07071 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644207 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
spelling |
Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idososCompetências digitais. Idosos. Inclusão digitalInclusão DigitalCompetência TecnológicaIdososO presente artigo apresenta o mapeamento de competências digitais de idosos em cursos de inclusão digital. Estes buscam cada vez mais acompanhar a transformação tecnológica, o que permite uma investigação sobre as competências digitais dos idosos no uso destes recursos. Portanto, a pesquisa se caracteriza como quali-quantitativa e foi desenvolvida a partir de 3 etapas: 1) Construção do Referencial Teórico; 2) Curso de extensão; 3) Coleta e análise dos dados. Para a terceira etapa foram utilizados três instrumentos: questionários com perguntas abertas e fechadas e observação participante. O público-alvo foram 31 idosos com idade igual ou superior a 60 anos que participaram de um curso de inclusão digital ofertado em uma Universidade Federal. Todos assinaram o Termo de Consentimento Informado. Os dados possibilitaram o mapeamento de cinco competências, categorizada em três grupos de competências: Alfabetização digital, Letramento digital, Fluência digital. As principais competências que apareceram nestas categorias foram: Recursos básicos da internet; Pesquisa na Web; Comunicação através do e-mail; Informação online confiável e Resiliência Virtual. Os resultados possibilitaram inferir que os idosos que participaram do curso estão abertos a novas aprendizagens e, principalmente, são extremamente motivados para continuar aprendendo sobre as tecnologias digitais em geral. Universidade Estadual de Campinas2016-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empírica; Revisão de literaturaapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864420710.20396/etd.v18i4.8644207ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 903-921ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 903-921ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 903-9211676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644207/14505https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644207/19696https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644207/19697https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644207/19698https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644207/19699Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Leticia RochaGrande, Tássia Priscila FagundesBehar, Patricia AlejandraRocha Luna, Fabiana de Miranda2018-04-13T15:18:14Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644207Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2018-04-13T15:18:14ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idosos |
title |
Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idosos |
spellingShingle |
Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idosos Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idosos Machado, Leticia Rocha Competências digitais. Idosos. Inclusão digital Inclusão Digital Competência Tecnológica Idosos Machado, Leticia Rocha Competências digitais. Idosos. Inclusão digital Inclusão Digital Competência Tecnológica Idosos |
title_short |
Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idosos |
title_full |
Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idosos |
title_fullStr |
Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idosos Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idosos |
title_full_unstemmed |
Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idosos Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idosos |
title_sort |
Mapeamento de competências digitais: a inclusão social dos idosos |
author |
Machado, Leticia Rocha |
author_facet |
Machado, Leticia Rocha Machado, Leticia Rocha Grande, Tássia Priscila Fagundes Behar, Patricia Alejandra Rocha Luna, Fabiana de Miranda Grande, Tássia Priscila Fagundes Behar, Patricia Alejandra Rocha Luna, Fabiana de Miranda |
author_role |
author |
author2 |
Grande, Tássia Priscila Fagundes Behar, Patricia Alejandra Rocha Luna, Fabiana de Miranda |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Leticia Rocha Grande, Tássia Priscila Fagundes Behar, Patricia Alejandra Rocha Luna, Fabiana de Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências digitais. Idosos. Inclusão digital Inclusão Digital Competência Tecnológica Idosos |
topic |
Competências digitais. Idosos. Inclusão digital Inclusão Digital Competência Tecnológica Idosos |
description |
O presente artigo apresenta o mapeamento de competências digitais de idosos em cursos de inclusão digital. Estes buscam cada vez mais acompanhar a transformação tecnológica, o que permite uma investigação sobre as competências digitais dos idosos no uso destes recursos. Portanto, a pesquisa se caracteriza como quali-quantitativa e foi desenvolvida a partir de 3 etapas: 1) Construção do Referencial Teórico; 2) Curso de extensão; 3) Coleta e análise dos dados. Para a terceira etapa foram utilizados três instrumentos: questionários com perguntas abertas e fechadas e observação participante. O público-alvo foram 31 idosos com idade igual ou superior a 60 anos que participaram de um curso de inclusão digital ofertado em uma Universidade Federal. Todos assinaram o Termo de Consentimento Informado. Os dados possibilitaram o mapeamento de cinco competências, categorizada em três grupos de competências: Alfabetização digital, Letramento digital, Fluência digital. As principais competências que apareceram nestas categorias foram: Recursos básicos da internet; Pesquisa na Web; Comunicação através do e-mail; Informação online confiável e Resiliência Virtual. Os resultados possibilitaram inferir que os idosos que participaram do curso estão abertos a novas aprendizagens e, principalmente, são extremamente motivados para continuar aprendendo sobre as tecnologias digitais em geral. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa empírica; Revisão de literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644207 10.20396/etd.v18i4.8644207 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644207 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v18i4.8644207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644207/14505 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644207/19696 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644207/19697 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644207/19698 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644207/19699 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 903-921 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 903-921 ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 4 (2016): Educação, visualidades e espacialidades no contemporâneo; 903-921 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1822179171458088960 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.20396/etd.v18i4.8644207 |