Tecnologias de informação e comunicação como um meio de inclusão e exclusão social em Moçambique: o caso do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maleane, Susana Otília Tomás
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2250
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo geral identificar e analisar até que ponto o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) constitui um meio de inclusão e exclusão social nas Instituições de Ensino Superior (IES) em Moçambique. Procurou-se avaliar o grau de acessibilidade e utilização de infraestruturas tecnológicas existentes nas Instituições de Ensino Superior. Buscou-se identificar que relação se pode estabelecer entre o uso de TIC, como computador, internet e redes sociais, e a inclusão e exclusão social no ensino superior do País. Adotou-se uma pesquisa descritiva analítica, com o intuito de descrever e analisar as características da população em estudo e estabelecer relações entre variáveis. O universo da pesquisa foi constituído por estudantes, docentes, pesquisadores e especialistas em TIC, das principais instituições do ensino superior do país. A amostra foi constituída por seis IES; uma amostra intencional, pois foi considerada como fator fundamental a infraestrutura tecnológica mais bem desenvolvida apresentada pelas instituições escolhidas para a pesquisa. Foi realizado um levantamento seletivo, buscando a literatura mais importante para o tema, em bibliografias e índices correntes, fontes históricas relacionadas à ciência, tecnologias, e instituições do ensino superior. Foram efetuadas buscas em bases de dados, sites e portais de instituições nacionais e internacionais, periódicos nacionais e internacionais, a partir do Library and Information Science Abstracts (LISA), do Science Citation Index, da internet. O estudo teve como referenciais teóricos autores como Castells, Habermas, Jordi, Kuhn, Sorj, Warschauer, o novo modo de produção de conhecimento sugerido por Gibbons et al. (1994), a Teoria da Tríplice Hélice proposta por Etzkowitz e Leydesdorff (2000), e o Triângulo de Sábato. A coleta de dados foi realizada com a combinação de dois instrumentos: o questionário auto administrado e a entrevista semiestruturada, o que permitiu adotar as abordagens quantitativa (visão “horizontal” do problema) e qualitativa (visão “vertical” do problema). Para a análise das entrevistas foram utilizados o método de Análise de Conteúdo (BARDIN) e o método de observação; e para o questionário foi utilizado o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) para aplicação das rotinas estatísticas. Os resultados da pesquisa mostram que as Universidades e IES devem desenvolver estratégias e planos consistentes; melhorar a qualidade de acesso e uso das TIC, a gestão de infraestruturas e os recursos tecnológicos existentes; promover a capacitação e o treinamento da comunidade acadêmica, como forma de aumentar a inclusão social e digital e reduzir a exclusão social e a desigualdade social e digital nas IES; e aumentar o desenvolvimento de pesquisas e de comunicação científica, utilizando fontes eletrônicas.
id UNB-7_580a877c439d409573a4fe424d33a496
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2250
network_acronym_str UNB-7
network_name_str Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Tecnologias de informação e comunicação como um meio de inclusão e exclusão social em Moçambique: o caso do ensino superiorensino superiorinclusão socialMoçambiquetecnologia da informaçãoenseñanza superiorinclusión socialMozambiquetecnologia de la informaciónhigher educationsocial inclusionMozambiqueinformation technologyA presente pesquisa teve como objetivo geral identificar e analisar até que ponto o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) constitui um meio de inclusão e exclusão social nas Instituições de Ensino Superior (IES) em Moçambique. Procurou-se avaliar o grau de acessibilidade e utilização de infraestruturas tecnológicas existentes nas Instituições de Ensino Superior. Buscou-se identificar que relação se pode estabelecer entre o uso de TIC, como computador, internet e redes sociais, e a inclusão e exclusão social no ensino superior do País. Adotou-se uma pesquisa descritiva analítica, com o intuito de descrever e analisar as características da população em estudo e estabelecer relações entre variáveis. O universo da pesquisa foi constituído por estudantes, docentes, pesquisadores e especialistas em TIC, das principais instituições do ensino superior do país. A amostra foi constituída por seis IES; uma amostra intencional, pois foi considerada como fator fundamental a infraestrutura tecnológica mais bem desenvolvida apresentada pelas instituições escolhidas para a pesquisa. Foi realizado um levantamento seletivo, buscando a literatura mais importante para o tema, em bibliografias e índices correntes, fontes históricas relacionadas à ciência, tecnologias, e instituições do ensino superior. Foram efetuadas buscas em bases de dados, sites e portais de instituições nacionais e internacionais, periódicos nacionais e internacionais, a partir do Library and Information Science Abstracts (LISA), do Science Citation Index, da internet. O estudo teve como referenciais teóricos autores como Castells, Habermas, Jordi, Kuhn, Sorj, Warschauer, o novo modo de produção de conhecimento sugerido por Gibbons et al. (1994), a Teoria da Tríplice Hélice proposta por Etzkowitz e Leydesdorff (2000), e o Triângulo de Sábato. A coleta de dados foi realizada com a combinação de dois instrumentos: o questionário auto administrado e a entrevista semiestruturada, o que permitiu adotar as abordagens quantitativa (visão “horizontal” do problema) e qualitativa (visão “vertical” do problema). Para a análise das entrevistas foram utilizados o método de Análise de Conteúdo (BARDIN) e o método de observação; e para o questionário foi utilizado o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) para aplicação das rotinas estatísticas. Os resultados da pesquisa mostram que as Universidades e IES devem desenvolver estratégias e planos consistentes; melhorar a qualidade de acesso e uso das TIC, a gestão de infraestruturas e os recursos tecnológicos existentes; promover a capacitação e o treinamento da comunidade acadêmica, como forma de aumentar a inclusão social e digital e reduzir a exclusão social e a desigualdade social e digital nas IES; e aumentar o desenvolvimento de pesquisas e de comunicação científica, utilizando fontes eletrônicas.Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação2016-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2250Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 No. 1 (2016); 308-309Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 Núm. 1 (2016); 308-309Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 9 n. 1 (2016); 308-3091983-521310.26512/rici.v9.n1.2016reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informaçãoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2250/1999https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2250/6086Maleane, Susana Otília Tomásinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-05T16:24:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2250Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai||rici@unb.br1983-52131983-5213opendoar:2018-06-05T16:24:44Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias de informação e comunicação como um meio de inclusão e exclusão social em Moçambique: o caso do ensino superior
title Tecnologias de informação e comunicação como um meio de inclusão e exclusão social em Moçambique: o caso do ensino superior
spellingShingle Tecnologias de informação e comunicação como um meio de inclusão e exclusão social em Moçambique: o caso do ensino superior
Maleane, Susana Otília Tomás
ensino superior
inclusão social
Moçambique
tecnologia da informação
enseñanza superior
inclusión social
Mozambique
tecnologia de la información
higher education
social inclusion
Mozambique
information technology
title_short Tecnologias de informação e comunicação como um meio de inclusão e exclusão social em Moçambique: o caso do ensino superior
title_full Tecnologias de informação e comunicação como um meio de inclusão e exclusão social em Moçambique: o caso do ensino superior
title_fullStr Tecnologias de informação e comunicação como um meio de inclusão e exclusão social em Moçambique: o caso do ensino superior
title_full_unstemmed Tecnologias de informação e comunicação como um meio de inclusão e exclusão social em Moçambique: o caso do ensino superior
title_sort Tecnologias de informação e comunicação como um meio de inclusão e exclusão social em Moçambique: o caso do ensino superior
author Maleane, Susana Otília Tomás
author_facet Maleane, Susana Otília Tomás
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maleane, Susana Otília Tomás
dc.subject.por.fl_str_mv ensino superior
inclusão social
Moçambique
tecnologia da informação
enseñanza superior
inclusión social
Mozambique
tecnologia de la información
higher education
social inclusion
Mozambique
information technology
topic ensino superior
inclusão social
Moçambique
tecnologia da informação
enseñanza superior
inclusión social
Mozambique
tecnologia de la información
higher education
social inclusion
Mozambique
information technology
description A presente pesquisa teve como objetivo geral identificar e analisar até que ponto o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) constitui um meio de inclusão e exclusão social nas Instituições de Ensino Superior (IES) em Moçambique. Procurou-se avaliar o grau de acessibilidade e utilização de infraestruturas tecnológicas existentes nas Instituições de Ensino Superior. Buscou-se identificar que relação se pode estabelecer entre o uso de TIC, como computador, internet e redes sociais, e a inclusão e exclusão social no ensino superior do País. Adotou-se uma pesquisa descritiva analítica, com o intuito de descrever e analisar as características da população em estudo e estabelecer relações entre variáveis. O universo da pesquisa foi constituído por estudantes, docentes, pesquisadores e especialistas em TIC, das principais instituições do ensino superior do país. A amostra foi constituída por seis IES; uma amostra intencional, pois foi considerada como fator fundamental a infraestrutura tecnológica mais bem desenvolvida apresentada pelas instituições escolhidas para a pesquisa. Foi realizado um levantamento seletivo, buscando a literatura mais importante para o tema, em bibliografias e índices correntes, fontes históricas relacionadas à ciência, tecnologias, e instituições do ensino superior. Foram efetuadas buscas em bases de dados, sites e portais de instituições nacionais e internacionais, periódicos nacionais e internacionais, a partir do Library and Information Science Abstracts (LISA), do Science Citation Index, da internet. O estudo teve como referenciais teóricos autores como Castells, Habermas, Jordi, Kuhn, Sorj, Warschauer, o novo modo de produção de conhecimento sugerido por Gibbons et al. (1994), a Teoria da Tríplice Hélice proposta por Etzkowitz e Leydesdorff (2000), e o Triângulo de Sábato. A coleta de dados foi realizada com a combinação de dois instrumentos: o questionário auto administrado e a entrevista semiestruturada, o que permitiu adotar as abordagens quantitativa (visão “horizontal” do problema) e qualitativa (visão “vertical” do problema). Para a análise das entrevistas foram utilizados o método de Análise de Conteúdo (BARDIN) e o método de observação; e para o questionário foi utilizado o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) para aplicação das rotinas estatísticas. Os resultados da pesquisa mostram que as Universidades e IES devem desenvolver estratégias e planos consistentes; melhorar a qualidade de acesso e uso das TIC, a gestão de infraestruturas e os recursos tecnológicos existentes; promover a capacitação e o treinamento da comunidade acadêmica, como forma de aumentar a inclusão social e digital e reduzir a exclusão social e a desigualdade social e digital nas IES; e aumentar o desenvolvimento de pesquisas e de comunicação científica, utilizando fontes eletrônicas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2250
url https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2250/1999
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2250/6086
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 No. 1 (2016); 308-309
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 Núm. 1 (2016); 308-309
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 9 n. 1 (2016); 308-309
1983-5213
10.26512/rici.v9.n1.2016
reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
collection Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv ||rici@unb.br
_version_ 1800210998196436992