A medicina baseada em evidências na perspectiva da educação médica continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, João Carlos Saraiva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2390
Resumo: Esta dissertação examina a aceitação da Medicina Baseada em Evidências (MBE), por profissionais envolvidos com sua divulgação ou aplicação, como estratégia para Educação Médica Continuada. Examina ainda se a mediação por um bibliotecário ou outro profissional da informação seria aceita no processo da busca bibliográfica, base da MBE. Primeiramente foi empreendida Revisão de Literatura referente aos temas Medicina Baseada em Evidências e Educação (Educação Continuada e Educação Corporativa). Após essa etapa, a opinião de especialistas das áreas de Medicina e Biblioteconomia foi buscada por meio de entrevistas. Foram selecionados sete especialistas, e a escolha obedeceu ao critério da conveniência, especificamente experiência e atuação profissional em relação à MBE: dois médicos de um mesmo hospital, um ligado à área de ensino da instituição, outro, médico de família, com atuação na ponta, mais ligado ao serviço e às necessidades dos pacientes; duas bibliotecárias, uma da área de informação de um hospital de referência em tratamentos de reabilitação, a segunda profissional é responsável pela biblioteca do órgão regulador do exercício de Medicina; um representante do Governo, responsável pela proposição de políticas públicas de assistência à Saúde; o representante do órgão fiscalizador do ético-profissional da Medicina; um representante de uma sociedade médica de especialidade, cuja responsabilidade é fornecer mecanismos de atualização médica e acreditação do diploma de especialista, com amparo no marco regulatório vigente no país à época desta pesquisa, expedido pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira. Uma cadeia de valor inspirada no modelo de Porter foi desenvolvida, na qual os elementos importantes para a questão de pesquisa foram posicionados, com o objetivo de orientar a pesquisa e a busca pela visão de cada um em relação à MBE. A entrevista fez uso de tópicos guias. Os resultados foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo, e apontam para aceitação, pelo menos em tese, da MBE, mas também para as dificuldades de sua aplicação na prática. A mediação do bibliotecário não parece muito clara para parte dos respondentes, principalmente para aqueles que atuam diretamente ligados ao serviço. Identificou-se também que no Brasil a forma adotada para atualização de profissionais médicos tem sido a Educação Corporativa, provida pelas sociedades de especialidades.
id UNB-7_b44c40c391fae3d00ce8395c17a03532
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2390
network_acronym_str UNB-7
network_name_str Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
repository_id_str
spelling A medicina baseada em evidências na perspectiva da educação médica continuadabibliotecárioscomunicaçãoeducação continuadainformação médicamedicina baseada em evidênciasbibliotecarioscomunicacióneducación continuadainformación médicamedicina basada en evidencialibrarianscommunicationcontinuing educationmedical informationevidence-based medicineEsta dissertação examina a aceitação da Medicina Baseada em Evidências (MBE), por profissionais envolvidos com sua divulgação ou aplicação, como estratégia para Educação Médica Continuada. Examina ainda se a mediação por um bibliotecário ou outro profissional da informação seria aceita no processo da busca bibliográfica, base da MBE. Primeiramente foi empreendida Revisão de Literatura referente aos temas Medicina Baseada em Evidências e Educação (Educação Continuada e Educação Corporativa). Após essa etapa, a opinião de especialistas das áreas de Medicina e Biblioteconomia foi buscada por meio de entrevistas. Foram selecionados sete especialistas, e a escolha obedeceu ao critério da conveniência, especificamente experiência e atuação profissional em relação à MBE: dois médicos de um mesmo hospital, um ligado à área de ensino da instituição, outro, médico de família, com atuação na ponta, mais ligado ao serviço e às necessidades dos pacientes; duas bibliotecárias, uma da área de informação de um hospital de referência em tratamentos de reabilitação, a segunda profissional é responsável pela biblioteca do órgão regulador do exercício de Medicina; um representante do Governo, responsável pela proposição de políticas públicas de assistência à Saúde; o representante do órgão fiscalizador do ético-profissional da Medicina; um representante de uma sociedade médica de especialidade, cuja responsabilidade é fornecer mecanismos de atualização médica e acreditação do diploma de especialista, com amparo no marco regulatório vigente no país à época desta pesquisa, expedido pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira. Uma cadeia de valor inspirada no modelo de Porter foi desenvolvida, na qual os elementos importantes para a questão de pesquisa foram posicionados, com o objetivo de orientar a pesquisa e a busca pela visão de cada um em relação à MBE. A entrevista fez uso de tópicos guias. Os resultados foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo, e apontam para aceitação, pelo menos em tese, da MBE, mas também para as dificuldades de sua aplicação na prática. A mediação do bibliotecário não parece muito clara para parte dos respondentes, principalmente para aqueles que atuam diretamente ligados ao serviço. Identificou-se também que no Brasil a forma adotada para atualização de profissionais médicos tem sido a Educação Corporativa, provida pelas sociedades de especialidades.Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação2016-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2390Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 No. 1 (2016); 334-335Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 Núm. 1 (2016); 334-335Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 9 n. 1 (2016); 334-3351983-521310.26512/rici.v9.n1.2016reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informaçãoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2390/2134https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2390/6106Copyright (c) 2016 João Carlos Saraiva Pinheirohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, João Carlos Saraiva2021-03-30T23:50:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2390Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai||rici@unb.br1983-52131983-5213opendoar:2021-03-30T23:50:55Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A medicina baseada em evidências na perspectiva da educação médica continuada
title A medicina baseada em evidências na perspectiva da educação médica continuada
spellingShingle A medicina baseada em evidências na perspectiva da educação médica continuada
Pinheiro, João Carlos Saraiva
bibliotecários
comunicação
educação continuada
informação médica
medicina baseada em evidências
bibliotecarios
comunicación
educación continuada
información médica
medicina basada en evidencia
librarians
communication
continuing education
medical information
evidence-based medicine
title_short A medicina baseada em evidências na perspectiva da educação médica continuada
title_full A medicina baseada em evidências na perspectiva da educação médica continuada
title_fullStr A medicina baseada em evidências na perspectiva da educação médica continuada
title_full_unstemmed A medicina baseada em evidências na perspectiva da educação médica continuada
title_sort A medicina baseada em evidências na perspectiva da educação médica continuada
author Pinheiro, João Carlos Saraiva
author_facet Pinheiro, João Carlos Saraiva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, João Carlos Saraiva
dc.subject.por.fl_str_mv bibliotecários
comunicação
educação continuada
informação médica
medicina baseada em evidências
bibliotecarios
comunicación
educación continuada
información médica
medicina basada en evidencia
librarians
communication
continuing education
medical information
evidence-based medicine
topic bibliotecários
comunicação
educação continuada
informação médica
medicina baseada em evidências
bibliotecarios
comunicación
educación continuada
información médica
medicina basada en evidencia
librarians
communication
continuing education
medical information
evidence-based medicine
description Esta dissertação examina a aceitação da Medicina Baseada em Evidências (MBE), por profissionais envolvidos com sua divulgação ou aplicação, como estratégia para Educação Médica Continuada. Examina ainda se a mediação por um bibliotecário ou outro profissional da informação seria aceita no processo da busca bibliográfica, base da MBE. Primeiramente foi empreendida Revisão de Literatura referente aos temas Medicina Baseada em Evidências e Educação (Educação Continuada e Educação Corporativa). Após essa etapa, a opinião de especialistas das áreas de Medicina e Biblioteconomia foi buscada por meio de entrevistas. Foram selecionados sete especialistas, e a escolha obedeceu ao critério da conveniência, especificamente experiência e atuação profissional em relação à MBE: dois médicos de um mesmo hospital, um ligado à área de ensino da instituição, outro, médico de família, com atuação na ponta, mais ligado ao serviço e às necessidades dos pacientes; duas bibliotecárias, uma da área de informação de um hospital de referência em tratamentos de reabilitação, a segunda profissional é responsável pela biblioteca do órgão regulador do exercício de Medicina; um representante do Governo, responsável pela proposição de políticas públicas de assistência à Saúde; o representante do órgão fiscalizador do ético-profissional da Medicina; um representante de uma sociedade médica de especialidade, cuja responsabilidade é fornecer mecanismos de atualização médica e acreditação do diploma de especialista, com amparo no marco regulatório vigente no país à época desta pesquisa, expedido pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira. Uma cadeia de valor inspirada no modelo de Porter foi desenvolvida, na qual os elementos importantes para a questão de pesquisa foram posicionados, com o objetivo de orientar a pesquisa e a busca pela visão de cada um em relação à MBE. A entrevista fez uso de tópicos guias. Os resultados foram analisados pela técnica de Análise de Conteúdo, e apontam para aceitação, pelo menos em tese, da MBE, mas também para as dificuldades de sua aplicação na prática. A mediação do bibliotecário não parece muito clara para parte dos respondentes, principalmente para aqueles que atuam diretamente ligados ao serviço. Identificou-se também que no Brasil a forma adotada para atualização de profissionais médicos tem sido a Educação Corporativa, provida pelas sociedades de especialidades.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2390
url https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2390/2134
https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2390/6106
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 João Carlos Saraiva Pinheiro
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 João Carlos Saraiva Pinheiro
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 No. 1 (2016); 334-335
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 9 Núm. 1 (2016); 334-335
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 9 n. 1 (2016); 334-335
1983-5213
10.26512/rici.v9.n1.2016
reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
collection Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv ||rici@unb.br
_version_ 1800210998247817216