Modelos de negócios para periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gumeiro, Katiúcia Araujo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1467
Resumo: Trata-se de uma pesquisa que estuda o uso de modelos de negócios no contexto da publicação de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto, em que as diferenças disciplinares são consideradas, especificamente quanto às seguintes questões: velocidades de publicação exigidas, financiamentos e particularidades que envolvem a edição de um periódico científico. Tem como objetivo elaborar um modelo que permita identificar os elementos necessários para configurar um modelo de negócios adequado à atividade de publicação de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto, e as relações desses elementos com as diferenças existentes entre as áreas do conhecimento. Para tanto, recorre à literatura sobre modelos de negócios no ambiente eletrônico de uma forma geral, e então, adéqua esse entendimento ao contexto da atividade de publicação de periódicos científicos eletrônicos. Portanto, caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de orientação essencialmente qualitativa. Como resultado, obtém-se um modelo de negócio para atividade de publicação de periódicos científicos de acesso aberto constituído de um grupo de componentes sugerido por Stähler, quais sejam: proposição de valor, produtos e/ou serviços, arquitetura de valor e fontes de recursos. A partir desse modelo, chega-se a três outros modelos, cada qual representando as particularidades das áreas das Ciências (Exatas e Naturais), das Ciências Sociais e Humanas, e das Artes e Humanidades, respectivamente. Conclui que a configuração dos modelos de negócios para as Ciências Exatas e Naturais diferencia-se fortemente em relação às demais áreas. Já quanto entre os modelos de negócios para as Ciências Sociais e Humanas, e para as Artes e Humanidades, há muitas semelhanças entre eles.
id UNB-7_f7d6b5d807dbc3742789c0e1e79d834f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1467
network_acronym_str UNB-7
network_name_str Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
repository_id_str
spelling Modelos de negócios para periódicos científicos eletrônicos de acesso abertomodelos de negóciosacesso abertoinformação científicacomunicação científicamodelos de negociosacceso abiertoinformación cientificacomunicación científicabusiness modelsopen accessscientific informationscientific communicationTrata-se de uma pesquisa que estuda o uso de modelos de negócios no contexto da publicação de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto, em que as diferenças disciplinares são consideradas, especificamente quanto às seguintes questões: velocidades de publicação exigidas, financiamentos e particularidades que envolvem a edição de um periódico científico. Tem como objetivo elaborar um modelo que permita identificar os elementos necessários para configurar um modelo de negócios adequado à atividade de publicação de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto, e as relações desses elementos com as diferenças existentes entre as áreas do conhecimento. Para tanto, recorre à literatura sobre modelos de negócios no ambiente eletrônico de uma forma geral, e então, adéqua esse entendimento ao contexto da atividade de publicação de periódicos científicos eletrônicos. Portanto, caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de orientação essencialmente qualitativa. Como resultado, obtém-se um modelo de negócio para atividade de publicação de periódicos científicos de acesso aberto constituído de um grupo de componentes sugerido por Stähler, quais sejam: proposição de valor, produtos e/ou serviços, arquitetura de valor e fontes de recursos. A partir desse modelo, chega-se a três outros modelos, cada qual representando as particularidades das áreas das Ciências (Exatas e Naturais), das Ciências Sociais e Humanas, e das Artes e Humanidades, respectivamente. Conclui que a configuração dos modelos de negócios para as Ciências Exatas e Naturais diferencia-se fortemente em relação às demais áreas. Já quanto entre os modelos de negócios para as Ciências Sociais e Humanas, e para as Artes e Humanidades, há muitas semelhanças entre eles.Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação2011-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1467Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 2 No. 2 (2009)Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 2 Núm. 2 (2009)Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 2 n. 2 (2009)1983-521310.26512/rici.v2.n2.2009reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informaçãoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1467/1297Gumeiro, Katiúcia Araujoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-02T22:03:29Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1467Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/RICI/oai||rici@unb.br1983-52131983-5213opendoar:2018-06-02T22:03:29Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelos de negócios para periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto
title Modelos de negócios para periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto
spellingShingle Modelos de negócios para periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto
Gumeiro, Katiúcia Araujo
modelos de negócios
acesso aberto
informação científica
comunicação científica
modelos de negocios
acceso abierto
información cientifica
comunicación científica
business models
open access
scientific information
scientific communication
title_short Modelos de negócios para periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto
title_full Modelos de negócios para periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto
title_fullStr Modelos de negócios para periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto
title_full_unstemmed Modelos de negócios para periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto
title_sort Modelos de negócios para periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto
author Gumeiro, Katiúcia Araujo
author_facet Gumeiro, Katiúcia Araujo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gumeiro, Katiúcia Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv modelos de negócios
acesso aberto
informação científica
comunicação científica
modelos de negocios
acceso abierto
información cientifica
comunicación científica
business models
open access
scientific information
scientific communication
topic modelos de negócios
acesso aberto
informação científica
comunicação científica
modelos de negocios
acceso abierto
información cientifica
comunicación científica
business models
open access
scientific information
scientific communication
description Trata-se de uma pesquisa que estuda o uso de modelos de negócios no contexto da publicação de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto, em que as diferenças disciplinares são consideradas, especificamente quanto às seguintes questões: velocidades de publicação exigidas, financiamentos e particularidades que envolvem a edição de um periódico científico. Tem como objetivo elaborar um modelo que permita identificar os elementos necessários para configurar um modelo de negócios adequado à atividade de publicação de periódicos científicos eletrônicos de acesso aberto, e as relações desses elementos com as diferenças existentes entre as áreas do conhecimento. Para tanto, recorre à literatura sobre modelos de negócios no ambiente eletrônico de uma forma geral, e então, adéqua esse entendimento ao contexto da atividade de publicação de periódicos científicos eletrônicos. Portanto, caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de orientação essencialmente qualitativa. Como resultado, obtém-se um modelo de negócio para atividade de publicação de periódicos científicos de acesso aberto constituído de um grupo de componentes sugerido por Stähler, quais sejam: proposição de valor, produtos e/ou serviços, arquitetura de valor e fontes de recursos. A partir desse modelo, chega-se a três outros modelos, cada qual representando as particularidades das áreas das Ciências (Exatas e Naturais), das Ciências Sociais e Humanas, e das Artes e Humanidades, respectivamente. Conclui que a configuração dos modelos de negócios para as Ciências Exatas e Naturais diferencia-se fortemente em relação às demais áreas. Já quanto entre os modelos de negócios para as Ciências Sociais e Humanas, e para as Artes e Humanidades, há muitas semelhanças entre eles.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1467
url https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1467/1297
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 2 No. 2 (2009)
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 2 Núm. 2 (2009)
Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 2 n. 2 (2009)
1983-5213
10.26512/rici.v2.n2.2009
reponame:Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
collection Revista Ibero-americana de Ciência da Informação
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-americana de Ciência da Informação - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv ||rici@unb.br
_version_ 1800210997316681728