Economia Simbólica da Excitação:: sobre os circuitos musicais populares nas periferias e o sentido erótico-dançante no tecnobrega e no pagode baiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Fernando de Jesus
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociedade e Estado
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5632
Resumo: A tese discute aspectos particulares do processo mais abrangente de democratização da cultura no Brasil, relacionando-o tanto com o surgimento de gêneros de música popular nas periferias de Salvador e Belém, a partir do final dos anos 90, quanto com a alteração na estrutura de apresentação das emoções de diversão relativa à expansão de bailes populares periféricos nas cidades onde esses gêneros surgiram. Elegeu-se como foco de avaliação do desenvolvimento social desses bailes, o sentido denominado de erótico dançante, reconhecido como presente nas práticas de diversões atuais, vinculadas ao pagode baiano e ao tecnobrega. Realçando a importância desse sentido, buscou-se realizar a concatenação de alguns eventos que podem contribuir para uma avaliação da transformação intergeracional de dinâmicas miméticas dançantes e erótico-sexuais que, de alguma forma, sofreram uma alteração de seu valor humano, e, concomitantemente, ingressaram na rede de funções monetarizadas de diversão. Analisou-se alguns aspectos da transformação de tradições musicais e dançantes em Belém e Salvador avaliadas, em um período anterior, como de baixo valor humano em símbolos musicais e linguagens dançantes que passaram a fazer parte da apresentação em espaços que alcançaram uma visibilidade ampla, sendo assumidas como expressões de autossatisfação de diferentes estratos sociais. Nesse percurso, um dos problemas que ganhou nitidez foi a relação entre a disseminação de jogos de diversão que gravitam em torno da expressão pública do prazer em elevar o grau de tensionamento das emoções erótico-sexuais e a diferenciação de linguagens de satisfação de si mesmos capazes de suportar socialmente o elevado grau de vibração emocional gerado nos jogos de diversão dançante. Com isto, visa-se contribuir para o desenvolvimento de uma sociologia dos padrões sociais de controle e auto controle comportamentais de grupos de indivíduos no Brasil contemporâneo.Palavras-chave: Modernização, Copa do Mundo, Estádios de Futebol.
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