O popular no Brasil numa fábula de costume francesa:: estéticas e mediações transatlânticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sociedade e Estado |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6165 |
Resumo: | O ensaio procura elucidar um possível delineamento literário do popular, enquanto tema e estética, voltando os olhos para trás e percorrendo os processos de circulação transatlântica da cultura, na perspectiva sociológico-processual. Para tanto, situa a descrição e interpretação da fábula de Topaze nas figurações sociais e nos cenários de interpenetrações civilizatórias entre a França e o Brasil do século XIX, que possibilitaram a publicação e leitura das Scènes de la vie privées et publique des animaux. O par estrutural animalidade-humanidade, em meio ao espanto diante das inovações tecnológicas, diz respeito aos padrões de autorregulação e autocontrole dos afetos no mundo moderno, sintetizando experiências baseadas em trocas civilizatórias sempre instáveis e que, por isso, não deixam de enfrentar impulsos de descivilização. |
id |
UNB-9_2659d92ea3a1015170221cefe1a1dc77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6165 |
network_acronym_str |
UNB-9 |
network_name_str |
Sociedade e Estado |
repository_id_str |
|
spelling |
O popular no Brasil numa fábula de costume francesa:: estéticas e mediações transatlânticasPopular no BrasilCirculação transatlântica da culturaEstéticas e mediaçõesInterpenetrações civilizatóriasSociologia processualO ensaio procura elucidar um possível delineamento literário do popular, enquanto tema e estética, voltando os olhos para trás e percorrendo os processos de circulação transatlântica da cultura, na perspectiva sociológico-processual. Para tanto, situa a descrição e interpretação da fábula de Topaze nas figurações sociais e nos cenários de interpenetrações civilizatórias entre a França e o Brasil do século XIX, que possibilitaram a publicação e leitura das Scènes de la vie privées et publique des animaux. O par estrutural animalidade-humanidade, em meio ao espanto diante das inovações tecnológicas, diz respeito aos padrões de autorregulação e autocontrole dos afetos no mundo moderno, sintetizando experiências baseadas em trocas civilizatórias sempre instáveis e que, por isso, não deixam de enfrentar impulsos de descivilização.Departamento de Sociologia - UnB/SOL2016-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6165Sociedade e Estado; Vol. 31 No. 3 (2016): Dossiê: O protocolo de pesquisa sobre circulação transoceânica da cultura e do conhecimento; 631-649Sociedade e Estado; Vol. 31 Núm. 3 (2016): Dossiê: O protocolo de pesquisa sobre circulação transoceânica da cultura e do conhecimento; 631-649Sociedade e Estado; v. 31 n. 3 (2016): Dossiê: O protocolo de pesquisa sobre circulação transoceânica da cultura e do conhecimento; 631-6491980-54620102-6992reponame:Sociedade e Estadoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6165/5493Copyright (c) 2017 Revista Sociedade e Estadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeão, Andréa BorgesFarias, Edson2022-04-26T21:24:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6165Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/oaiportaldeperiodicos@bce.unb.br||revistasol@unb.br1980-54620102-6992opendoar:2022-04-26T21:24:16Sociedade e Estado - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O popular no Brasil numa fábula de costume francesa:: estéticas e mediações transatlânticas |
title |
O popular no Brasil numa fábula de costume francesa:: estéticas e mediações transatlânticas |
spellingShingle |
O popular no Brasil numa fábula de costume francesa:: estéticas e mediações transatlânticas Leão, Andréa Borges Popular no Brasil Circulação transatlântica da cultura Estéticas e mediações Interpenetrações civilizatórias Sociologia processual |
title_short |
O popular no Brasil numa fábula de costume francesa:: estéticas e mediações transatlânticas |
title_full |
O popular no Brasil numa fábula de costume francesa:: estéticas e mediações transatlânticas |
title_fullStr |
O popular no Brasil numa fábula de costume francesa:: estéticas e mediações transatlânticas |
title_full_unstemmed |
O popular no Brasil numa fábula de costume francesa:: estéticas e mediações transatlânticas |
title_sort |
O popular no Brasil numa fábula de costume francesa:: estéticas e mediações transatlânticas |
author |
Leão, Andréa Borges |
author_facet |
Leão, Andréa Borges Farias, Edson |
author_role |
author |
author2 |
Farias, Edson |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leão, Andréa Borges Farias, Edson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Popular no Brasil Circulação transatlântica da cultura Estéticas e mediações Interpenetrações civilizatórias Sociologia processual |
topic |
Popular no Brasil Circulação transatlântica da cultura Estéticas e mediações Interpenetrações civilizatórias Sociologia processual |
description |
O ensaio procura elucidar um possível delineamento literário do popular, enquanto tema e estética, voltando os olhos para trás e percorrendo os processos de circulação transatlântica da cultura, na perspectiva sociológico-processual. Para tanto, situa a descrição e interpretação da fábula de Topaze nas figurações sociais e nos cenários de interpenetrações civilizatórias entre a França e o Brasil do século XIX, que possibilitaram a publicação e leitura das Scènes de la vie privées et publique des animaux. O par estrutural animalidade-humanidade, em meio ao espanto diante das inovações tecnológicas, diz respeito aos padrões de autorregulação e autocontrole dos afetos no mundo moderno, sintetizando experiências baseadas em trocas civilizatórias sempre instáveis e que, por isso, não deixam de enfrentar impulsos de descivilização. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6165 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6165 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6165/5493 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Sociedade e Estado info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Sociedade e Estado |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Sociologia - UnB/SOL |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Sociologia - UnB/SOL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sociedade e Estado; Vol. 31 No. 3 (2016): Dossiê: O protocolo de pesquisa sobre circulação transoceânica da cultura e do conhecimento; 631-649 Sociedade e Estado; Vol. 31 Núm. 3 (2016): Dossiê: O protocolo de pesquisa sobre circulação transoceânica da cultura e do conhecimento; 631-649 Sociedade e Estado; v. 31 n. 3 (2016): Dossiê: O protocolo de pesquisa sobre circulação transoceânica da cultura e do conhecimento; 631-649 1980-5462 0102-6992 reponame:Sociedade e Estado instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Sociedade e Estado |
collection |
Sociedade e Estado |
repository.name.fl_str_mv |
Sociedade e Estado - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
portaldeperiodicos@bce.unb.br||revistasol@unb.br |
_version_ |
1800211064127750144 |