A dinâmica dos canais curtos de comercialização: O caso do projeto Campanha Amiga na Itália
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sociedade e Estado |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/7721 |
Resumo: | A última década esteve marcada pelo surgimento do que a literatura internacional refere como redes agroalimentares alternativas (AFN), as quais são regidas por uma outra lógica que se opõe ao regime da grande distribuição e das grandes cadeias de suprimento. Uma das mais importantes experiências de AFN europeia é o Projeto Campagna Amica, levado a efeito pela principal confederação sindical agrária italiana (Coldiretti). Desde a sua criação, em 2009, a ênfase tem sido no sentido de reconstruir as relações entre produtores e consumidores através de um processo de aproximação que se desenvolve dentro de mercados de venda direta de produtos agroalimentares. A ênfase desse estudo é mostrar as nuances que ensejam o seu surgimento, mas também as contradições, ambivalências e os desafios desse processo de construção social da qualidade. |
id |
UNB-9_71371738e6df0c2c9840857bec35500c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7721 |
network_acronym_str |
UNB-9 |
network_name_str |
Sociedade e Estado |
repository_id_str |
|
spelling |
A dinâmica dos canais curtos de comercialização: O caso do projeto Campanha Amiga na Itáliaredes alimentares alternativas; Itália; Campanha Amiga; canais curtos de comercialização; sociologia do consumo.A última década esteve marcada pelo surgimento do que a literatura internacional refere como redes agroalimentares alternativas (AFN), as quais são regidas por uma outra lógica que se opõe ao regime da grande distribuição e das grandes cadeias de suprimento. Uma das mais importantes experiências de AFN europeia é o Projeto Campagna Amica, levado a efeito pela principal confederação sindical agrária italiana (Coldiretti). Desde a sua criação, em 2009, a ênfase tem sido no sentido de reconstruir as relações entre produtores e consumidores através de um processo de aproximação que se desenvolve dentro de mercados de venda direta de produtos agroalimentares. A ênfase desse estudo é mostrar as nuances que ensejam o seu surgimento, mas também as contradições, ambivalências e os desafios desse processo de construção social da qualidade.Departamento de Sociologia - UnB/SOL2018-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/772110.1590/s0102-69922017.32030010Sociedade e Estado; Vol. 32 No. 3 (2017); 771-789Sociedade e Estado; Vol. 32 Núm. 3 (2017); 771-789Sociedade e Estado; v. 32 n. 3 (2017); 771-7891980-54620102-6992reponame:Sociedade e Estadoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/7721/6369Anjos, Flávio Sacco dosCaldas, Nádia Velledainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-01T17:26:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7721Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/oaiportaldeperiodicos@bce.unb.br||revistasol@unb.br1980-54620102-6992opendoar:2018-11-01T17:26:16Sociedade e Estado - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A dinâmica dos canais curtos de comercialização: O caso do projeto Campanha Amiga na Itália |
title |
A dinâmica dos canais curtos de comercialização: O caso do projeto Campanha Amiga na Itália |
spellingShingle |
A dinâmica dos canais curtos de comercialização: O caso do projeto Campanha Amiga na Itália Anjos, Flávio Sacco dos redes alimentares alternativas; Itália; Campanha Amiga; canais curtos de comercialização; sociologia do consumo. |
title_short |
A dinâmica dos canais curtos de comercialização: O caso do projeto Campanha Amiga na Itália |
title_full |
A dinâmica dos canais curtos de comercialização: O caso do projeto Campanha Amiga na Itália |
title_fullStr |
A dinâmica dos canais curtos de comercialização: O caso do projeto Campanha Amiga na Itália |
title_full_unstemmed |
A dinâmica dos canais curtos de comercialização: O caso do projeto Campanha Amiga na Itália |
title_sort |
A dinâmica dos canais curtos de comercialização: O caso do projeto Campanha Amiga na Itália |
author |
Anjos, Flávio Sacco dos |
author_facet |
Anjos, Flávio Sacco dos Caldas, Nádia Velleda |
author_role |
author |
author2 |
Caldas, Nádia Velleda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anjos, Flávio Sacco dos Caldas, Nádia Velleda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
redes alimentares alternativas; Itália; Campanha Amiga; canais curtos de comercialização; sociologia do consumo. |
topic |
redes alimentares alternativas; Itália; Campanha Amiga; canais curtos de comercialização; sociologia do consumo. |
description |
A última década esteve marcada pelo surgimento do que a literatura internacional refere como redes agroalimentares alternativas (AFN), as quais são regidas por uma outra lógica que se opõe ao regime da grande distribuição e das grandes cadeias de suprimento. Uma das mais importantes experiências de AFN europeia é o Projeto Campagna Amica, levado a efeito pela principal confederação sindical agrária italiana (Coldiretti). Desde a sua criação, em 2009, a ênfase tem sido no sentido de reconstruir as relações entre produtores e consumidores através de um processo de aproximação que se desenvolve dentro de mercados de venda direta de produtos agroalimentares. A ênfase desse estudo é mostrar as nuances que ensejam o seu surgimento, mas também as contradições, ambivalências e os desafios desse processo de construção social da qualidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/7721 10.1590/s0102-69922017.32030010 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/7721 |
identifier_str_mv |
10.1590/s0102-69922017.32030010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/7721/6369 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Sociologia - UnB/SOL |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Sociologia - UnB/SOL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sociedade e Estado; Vol. 32 No. 3 (2017); 771-789 Sociedade e Estado; Vol. 32 Núm. 3 (2017); 771-789 Sociedade e Estado; v. 32 n. 3 (2017); 771-789 1980-5462 0102-6992 reponame:Sociedade e Estado instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Sociedade e Estado |
collection |
Sociedade e Estado |
repository.name.fl_str_mv |
Sociedade e Estado - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
portaldeperiodicos@bce.unb.br||revistasol@unb.br |
_version_ |
1800211064228413440 |