O mercado de galerias e o comércio de arte moderna:: São Paulo e Rio de Janeiro nos anos 1950-1960

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Maria Lúcia
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociedade e Estado
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5177
Resumo: Os anos 50 no Brasil transitaram do Nacionalismo de Vargas ao Desenvolvimento de JK, passando pela implantação definitiva de uma sociedade urbana modernizada. Sintonizada com a atmosfera desponta uma geração, imbuída de uma nova sensibilidade estética e novos hábitos de consumo. Neste universo criou-se a base da primeira estrutura de mercado de arte no país, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, tendo como condutor as galerias privadas de arte moderna e comtemporânea.
id UNB-9_7db78e91374868e8e78cb296bd19c6be
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5177
network_acronym_str UNB-9
network_name_str Sociedade e Estado
repository_id_str
spelling O mercado de galerias e o comércio de arte moderna:: São Paulo e Rio de Janeiro nos anos 1950-1960Sociologia da arteSociologia da culturaMercado de arteArte contemporâneaInstituições artísticasMundializaçãoOs anos 50 no Brasil transitaram do Nacionalismo de Vargas ao Desenvolvimento de JK, passando pela implantação definitiva de uma sociedade urbana modernizada. Sintonizada com a atmosfera desponta uma geração, imbuída de uma nova sensibilidade estética e novos hábitos de consumo. Neste universo criou-se a base da primeira estrutura de mercado de arte no país, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, tendo como condutor as galerias privadas de arte moderna e comtemporânea.Departamento de Sociologia - UnB/SOL2011-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5177Sociedade e Estado; Vol. 20 No. 2 (2005): Dossiê: Sociologia da Arte hojeSociedade e Estado; Vol. 20 Núm. 2 (2005): Dossiê: Sociologia da Arte hojeSociedade e Estado; v. 20 n. 2 (2005): Dossiê: Sociologia da Arte hoje1980-54620102-6992reponame:Sociedade e Estadoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5177/4702Copyright (c) 2016 Sociedade e Estadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBueno, Maria Lúcia2022-04-26T21:47:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5177Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/oaiportaldeperiodicos@bce.unb.br||revistasol@unb.br1980-54620102-6992opendoar:2022-04-26T21:47:20Sociedade e Estado - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O mercado de galerias e o comércio de arte moderna:: São Paulo e Rio de Janeiro nos anos 1950-1960
title O mercado de galerias e o comércio de arte moderna:: São Paulo e Rio de Janeiro nos anos 1950-1960
spellingShingle O mercado de galerias e o comércio de arte moderna:: São Paulo e Rio de Janeiro nos anos 1950-1960
Bueno, Maria Lúcia
Sociologia da arte
Sociologia da cultura
Mercado de arte
Arte contemporânea
Instituições artísticas
Mundialização
title_short O mercado de galerias e o comércio de arte moderna:: São Paulo e Rio de Janeiro nos anos 1950-1960
title_full O mercado de galerias e o comércio de arte moderna:: São Paulo e Rio de Janeiro nos anos 1950-1960
title_fullStr O mercado de galerias e o comércio de arte moderna:: São Paulo e Rio de Janeiro nos anos 1950-1960
title_full_unstemmed O mercado de galerias e o comércio de arte moderna:: São Paulo e Rio de Janeiro nos anos 1950-1960
title_sort O mercado de galerias e o comércio de arte moderna:: São Paulo e Rio de Janeiro nos anos 1950-1960
author Bueno, Maria Lúcia
author_facet Bueno, Maria Lúcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Maria Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia da arte
Sociologia da cultura
Mercado de arte
Arte contemporânea
Instituições artísticas
Mundialização
topic Sociologia da arte
Sociologia da cultura
Mercado de arte
Arte contemporânea
Instituições artísticas
Mundialização
description Os anos 50 no Brasil transitaram do Nacionalismo de Vargas ao Desenvolvimento de JK, passando pela implantação definitiva de uma sociedade urbana modernizada. Sintonizada com a atmosfera desponta uma geração, imbuída de uma nova sensibilidade estética e novos hábitos de consumo. Neste universo criou-se a base da primeira estrutura de mercado de arte no país, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, tendo como condutor as galerias privadas de arte moderna e comtemporânea.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5177
url https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5177/4702
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Sociedade e Estado
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Sociedade e Estado
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Sociologia - UnB/SOL
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Sociologia - UnB/SOL
dc.source.none.fl_str_mv Sociedade e Estado; Vol. 20 No. 2 (2005): Dossiê: Sociologia da Arte hoje
Sociedade e Estado; Vol. 20 Núm. 2 (2005): Dossiê: Sociologia da Arte hoje
Sociedade e Estado; v. 20 n. 2 (2005): Dossiê: Sociologia da Arte hoje
1980-5462
0102-6992
reponame:Sociedade e Estado
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Sociedade e Estado
collection Sociedade e Estado
repository.name.fl_str_mv Sociedade e Estado - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv portaldeperiodicos@bce.unb.br||revistasol@unb.br
_version_ 1800211060929593344