Dimensão sociopolítica da inserção social difusa de conteúdos culturais e educativos:: estudo sobre o projeto Baixe e Use da TV Câmara
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sociedade e Estado |
Texto Completo: | https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5926 |
Resumo: | Este trabalho analisa o projeto Baixe e Use, da TV Câmara, com o objetivo de avaliar como se dá a produção, o uso, a disseminação e a retroalimentação de conteúdos audiovisuais culturais e educativos, envolvendo uma emissora pública legislativa e um segmento da sociedade, a comunidade escolar e acadêmica. A apropriação de produtos televisivos pode conferir um novo lugar ao público, para além do conceito convencional de audiência? Como uma iniciativa dessa natureza pode possibilitar a inserção social de conteúdos culturais e educativos? Como uma emissora pública com foco em conteúdos políticos e legislativos pode contribuir para a oferta de conteúdos de natureza cultural e cívica? Essas são as questões principais discutidas a partir dos dados coletados. A metodologia consiste em pesquisa bibliográfica, documental e análise de conteúdo. Os dados foram compilados com base nas ferramentas do Google Analytics e do sistema Fale Conosco do site da TV Câmara. As principais conclusões apontam as interfaces possíveis entre TV e escola, política e educação, narrativa e tecnologia. Além disso, destaca-se o lugar periférico que o banco de conteúdos do Baixe e Use ocupa no cenário geral da programação da emissora, cujo escopo privilegia a divulgação institucional sobre as atividades legislativas. |
id |
UNB-9_96767608d349898af2a0f200f1b20dad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5926 |
network_acronym_str |
UNB-9 |
network_name_str |
Sociedade e Estado |
repository_id_str |
|
spelling |
Dimensão sociopolítica da inserção social difusa de conteúdos culturais e educativos:: estudo sobre o projeto Baixe e Use da TV CâmaraSociedade e culturaEducação, cultura e sociedadeMídia, política e educaçãoEducação difusaTV CâmaraEste trabalho analisa o projeto Baixe e Use, da TV Câmara, com o objetivo de avaliar como se dá a produção, o uso, a disseminação e a retroalimentação de conteúdos audiovisuais culturais e educativos, envolvendo uma emissora pública legislativa e um segmento da sociedade, a comunidade escolar e acadêmica. A apropriação de produtos televisivos pode conferir um novo lugar ao público, para além do conceito convencional de audiência? Como uma iniciativa dessa natureza pode possibilitar a inserção social de conteúdos culturais e educativos? Como uma emissora pública com foco em conteúdos políticos e legislativos pode contribuir para a oferta de conteúdos de natureza cultural e cívica? Essas são as questões principais discutidas a partir dos dados coletados. A metodologia consiste em pesquisa bibliográfica, documental e análise de conteúdo. Os dados foram compilados com base nas ferramentas do Google Analytics e do sistema Fale Conosco do site da TV Câmara. As principais conclusões apontam as interfaces possíveis entre TV e escola, política e educação, narrativa e tecnologia. Além disso, destaca-se o lugar periférico que o banco de conteúdos do Baixe e Use ocupa no cenário geral da programação da emissora, cujo escopo privilegia a divulgação institucional sobre as atividades legislativas.Departamento de Sociologia - UnB/SOL2016-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5926Sociedade e Estado; Vol. 29 No. 3 (2014): Dossiê: Estudos da Performance; 867-894Sociedade e Estado; Vol. 29 Núm. 3 (2014): Dossiê: Estudos da Performance; 867-894Sociedade e Estado; v. 29 n. 3 (2014): Dossiê: Estudos da Performance; 867-8941980-54620102-6992reponame:Sociedade e Estadoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5926/5370Copyright (c) 2016 Revista Sociedade e Estadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Antonio Teixeira deMeneguin, Ana Marusia Pinheiro Lima2022-04-26T21:29:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5926Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/oaiportaldeperiodicos@bce.unb.br||revistasol@unb.br1980-54620102-6992opendoar:2022-04-26T21:29:33Sociedade e Estado - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dimensão sociopolítica da inserção social difusa de conteúdos culturais e educativos:: estudo sobre o projeto Baixe e Use da TV Câmara |
title |
Dimensão sociopolítica da inserção social difusa de conteúdos culturais e educativos:: estudo sobre o projeto Baixe e Use da TV Câmara |
spellingShingle |
Dimensão sociopolítica da inserção social difusa de conteúdos culturais e educativos:: estudo sobre o projeto Baixe e Use da TV Câmara Barros, Antonio Teixeira de Sociedade e cultura Educação, cultura e sociedade Mídia, política e educação Educação difusa TV Câmara |
title_short |
Dimensão sociopolítica da inserção social difusa de conteúdos culturais e educativos:: estudo sobre o projeto Baixe e Use da TV Câmara |
title_full |
Dimensão sociopolítica da inserção social difusa de conteúdos culturais e educativos:: estudo sobre o projeto Baixe e Use da TV Câmara |
title_fullStr |
Dimensão sociopolítica da inserção social difusa de conteúdos culturais e educativos:: estudo sobre o projeto Baixe e Use da TV Câmara |
title_full_unstemmed |
Dimensão sociopolítica da inserção social difusa de conteúdos culturais e educativos:: estudo sobre o projeto Baixe e Use da TV Câmara |
title_sort |
Dimensão sociopolítica da inserção social difusa de conteúdos culturais e educativos:: estudo sobre o projeto Baixe e Use da TV Câmara |
author |
Barros, Antonio Teixeira de |
author_facet |
Barros, Antonio Teixeira de Meneguin, Ana Marusia Pinheiro Lima |
author_role |
author |
author2 |
Meneguin, Ana Marusia Pinheiro Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Antonio Teixeira de Meneguin, Ana Marusia Pinheiro Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociedade e cultura Educação, cultura e sociedade Mídia, política e educação Educação difusa TV Câmara |
topic |
Sociedade e cultura Educação, cultura e sociedade Mídia, política e educação Educação difusa TV Câmara |
description |
Este trabalho analisa o projeto Baixe e Use, da TV Câmara, com o objetivo de avaliar como se dá a produção, o uso, a disseminação e a retroalimentação de conteúdos audiovisuais culturais e educativos, envolvendo uma emissora pública legislativa e um segmento da sociedade, a comunidade escolar e acadêmica. A apropriação de produtos televisivos pode conferir um novo lugar ao público, para além do conceito convencional de audiência? Como uma iniciativa dessa natureza pode possibilitar a inserção social de conteúdos culturais e educativos? Como uma emissora pública com foco em conteúdos políticos e legislativos pode contribuir para a oferta de conteúdos de natureza cultural e cívica? Essas são as questões principais discutidas a partir dos dados coletados. A metodologia consiste em pesquisa bibliográfica, documental e análise de conteúdo. Os dados foram compilados com base nas ferramentas do Google Analytics e do sistema Fale Conosco do site da TV Câmara. As principais conclusões apontam as interfaces possíveis entre TV e escola, política e educação, narrativa e tecnologia. Além disso, destaca-se o lugar periférico que o banco de conteúdos do Baixe e Use ocupa no cenário geral da programação da emissora, cujo escopo privilegia a divulgação institucional sobre as atividades legislativas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5926 |
url |
https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5926 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5926/5370 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Sociedade e Estado info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Sociedade e Estado |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Sociologia - UnB/SOL |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Sociologia - UnB/SOL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sociedade e Estado; Vol. 29 No. 3 (2014): Dossiê: Estudos da Performance; 867-894 Sociedade e Estado; Vol. 29 Núm. 3 (2014): Dossiê: Estudos da Performance; 867-894 Sociedade e Estado; v. 29 n. 3 (2014): Dossiê: Estudos da Performance; 867-894 1980-5462 0102-6992 reponame:Sociedade e Estado instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Sociedade e Estado |
collection |
Sociedade e Estado |
repository.name.fl_str_mv |
Sociedade e Estado - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
portaldeperiodicos@bce.unb.br||revistasol@unb.br |
_version_ |
1800211063698882560 |