Interfaces dos saberes ambientais: complexidade e educação política difusa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Novos Cadernos NAEA (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/2512 |
Resumo: | Analisa as interfaces dos saberes ecológicos com a educação ambiental e política, ambas entendidas como educação difusa, que se realiza no âmbito das relações sociais e educativas do cotidiano, relevantes do ponto de vista da conversação civil e da cidadania. Ressalta a visão de interdisciplina e complexidade do ambientalismo e sua dimensão educativa e política. Tanto a educação como o ambientalismo constituem campos convergentes na dimensão de (re)construção e (re)produção simbólica da realidade e de suas estruturas políticas. Além disso, a educação ambiental é entendida como instrumento para formar cidadãos para atuarem na sociedade, assumindo a responsabilidade pelo ambiente natural, a cultura local e o meio social. |
id |
UFPA-2_3620d340400840a35a342302a0f12e63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/2512 |
network_acronym_str |
UFPA-2 |
network_name_str |
Novos Cadernos NAEA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Interfaces dos saberes ambientais: complexidade e educação política difusaEducação, sociedade e cultura. Educação ambiental difusa. Complexidade sociocultural e educativa. Educação ambiental e educação política.Analisa as interfaces dos saberes ecológicos com a educação ambiental e política, ambas entendidas como educação difusa, que se realiza no âmbito das relações sociais e educativas do cotidiano, relevantes do ponto de vista da conversação civil e da cidadania. Ressalta a visão de interdisciplina e complexidade do ambientalismo e sua dimensão educativa e política. Tanto a educação como o ambientalismo constituem campos convergentes na dimensão de (re)construção e (re)produção simbólica da realidade e de suas estruturas políticas. Além disso, a educação ambiental é entendida como instrumento para formar cidadãos para atuarem na sociedade, assumindo a responsabilidade pelo ambiente natural, a cultura local e o meio social.Núcleo de Altos Estudos AmazônicosBarros, Antonio Teixeira de2018-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/251210.5801/ncn.v20i3.2512Novos Cadernos NAEA; v. 20, n. 3 (2017)2179-75361516-6481reponame:Novos Cadernos NAEA (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/2512/4720info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-05T14:40:32Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/2512Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/ncnPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/oairevistanovoscadernosnaea@gmail.com||revistancnaea@ufpa.br2179-75361516-6481opendoar:2018-09-05T14:40:32Novos Cadernos NAEA (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interfaces dos saberes ambientais: complexidade e educação política difusa |
title |
Interfaces dos saberes ambientais: complexidade e educação política difusa |
spellingShingle |
Interfaces dos saberes ambientais: complexidade e educação política difusa Barros, Antonio Teixeira de Educação, sociedade e cultura. Educação ambiental difusa. Complexidade sociocultural e educativa. Educação ambiental e educação política. |
title_short |
Interfaces dos saberes ambientais: complexidade e educação política difusa |
title_full |
Interfaces dos saberes ambientais: complexidade e educação política difusa |
title_fullStr |
Interfaces dos saberes ambientais: complexidade e educação política difusa |
title_full_unstemmed |
Interfaces dos saberes ambientais: complexidade e educação política difusa |
title_sort |
Interfaces dos saberes ambientais: complexidade e educação política difusa |
author |
Barros, Antonio Teixeira de |
author_facet |
Barros, Antonio Teixeira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Antonio Teixeira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação, sociedade e cultura. Educação ambiental difusa. Complexidade sociocultural e educativa. Educação ambiental e educação política. |
topic |
Educação, sociedade e cultura. Educação ambiental difusa. Complexidade sociocultural e educativa. Educação ambiental e educação política. |
description |
Analisa as interfaces dos saberes ecológicos com a educação ambiental e política, ambas entendidas como educação difusa, que se realiza no âmbito das relações sociais e educativas do cotidiano, relevantes do ponto de vista da conversação civil e da cidadania. Ressalta a visão de interdisciplina e complexidade do ambientalismo e sua dimensão educativa e política. Tanto a educação como o ambientalismo constituem campos convergentes na dimensão de (re)construção e (re)produção simbólica da realidade e de suas estruturas políticas. Além disso, a educação ambiental é entendida como instrumento para formar cidadãos para atuarem na sociedade, assumindo a responsabilidade pelo ambiente natural, a cultura local e o meio social. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/2512 10.5801/ncn.v20i3.2512 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/2512 |
identifier_str_mv |
10.5801/ncn.v20i3.2512 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/article/view/2512/4720 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Altos Estudos Amazônicos |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Altos Estudos Amazônicos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Novos Cadernos NAEA; v. 20, n. 3 (2017) 2179-7536 1516-6481 reponame:Novos Cadernos NAEA (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Novos Cadernos NAEA (Online) |
collection |
Novos Cadernos NAEA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Novos Cadernos NAEA (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistanovoscadernosnaea@gmail.com||revistancnaea@ufpa.br |
_version_ |
1799711021781221376 |