Desigualdades regionais em educação:: potencial de convergência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Marcelo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Oliveira, Luís Felipe Batista de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociedade e Estado
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5901
Resumo: O estudo analisa os fatores que afetam as desigualdades educacionais entre e dentro de regiões do Brasil. O interesse é, por um lado, em como diferenças nas características das populações afetam resultados educacionais e, por outro, em como peculiaridades regionais implicam distintas respostas educacionais a essas características. Para isso é analisada a população de jovens de 14 a 17 anos em todo o Brasil, a partir de dados da Pnad 2011. Por meio da decomposição da desigualdade entre efeitos de características observadas, respostas a essas características e fatores não explicados na predição da escolaridade conclui-se que as respostas às características são mais importantes que diferenças nas distribuições de características quando o objetivo é explicar desigualdades inter e intrarregionais. Há, portanto, a possibilidade de se reverter uma parte da desigualdade educacional por meio de políticas educacionais que promovam uma convergência na direção das regiões em melhores condições.
id UNB-9_b845a6313736f6bb4ac54dd6a87f2940
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5901
network_acronym_str UNB-9
network_name_str Sociedade e Estado
repository_id_str
spelling Desigualdades regionais em educação:: potencial de convergênciaDesigualdade educacionalEstratificação educacionalDesigualdade regionalFederalização da educaçãoO estudo analisa os fatores que afetam as desigualdades educacionais entre e dentro de regiões do Brasil. O interesse é, por um lado, em como diferenças nas características das populações afetam resultados educacionais e, por outro, em como peculiaridades regionais implicam distintas respostas educacionais a essas características. Para isso é analisada a população de jovens de 14 a 17 anos em todo o Brasil, a partir de dados da Pnad 2011. Por meio da decomposição da desigualdade entre efeitos de características observadas, respostas a essas características e fatores não explicados na predição da escolaridade conclui-se que as respostas às características são mais importantes que diferenças nas distribuições de características quando o objetivo é explicar desigualdades inter e intrarregionais. Há, portanto, a possibilidade de se reverter uma parte da desigualdade educacional por meio de políticas educacionais que promovam uma convergência na direção das regiões em melhores condições.Departamento de Sociologia - UnB/SOL2014-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5901Sociedade e Estado; Vol. 29 No. 2 (2014): Dossiê: Gênero e feminismo(s): novas perspectivas teóricas e caminhos sociais; 561-585Sociedade e Estado; Vol. 29 Núm. 2 (2014): Dossiê: Gênero e feminismo(s): novas perspectivas teóricas e caminhos sociais; 561-585Sociedade e Estado; v. 29 n. 2 (2014): Dossiê: Gênero e feminismo(s): novas perspectivas teóricas e caminhos sociais; 561-5851980-54620102-6992reponame:Sociedade e Estadoinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5901/5345Copyright (c) 2016 Revista Sociedade e Estadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, MarceloOliveira, Luís Felipe Batista de2022-04-26T21:30:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5901Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/oaiportaldeperiodicos@bce.unb.br||revistasol@unb.br1980-54620102-6992opendoar:2022-04-26T21:30:46Sociedade e Estado - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Desigualdades regionais em educação:: potencial de convergência
title Desigualdades regionais em educação:: potencial de convergência
spellingShingle Desigualdades regionais em educação:: potencial de convergência
Medeiros, Marcelo
Desigualdade educacional
Estratificação educacional
Desigualdade regional
Federalização da educação
title_short Desigualdades regionais em educação:: potencial de convergência
title_full Desigualdades regionais em educação:: potencial de convergência
title_fullStr Desigualdades regionais em educação:: potencial de convergência
title_full_unstemmed Desigualdades regionais em educação:: potencial de convergência
title_sort Desigualdades regionais em educação:: potencial de convergência
author Medeiros, Marcelo
author_facet Medeiros, Marcelo
Oliveira, Luís Felipe Batista de
author_role author
author2 Oliveira, Luís Felipe Batista de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Marcelo
Oliveira, Luís Felipe Batista de
dc.subject.por.fl_str_mv Desigualdade educacional
Estratificação educacional
Desigualdade regional
Federalização da educação
topic Desigualdade educacional
Estratificação educacional
Desigualdade regional
Federalização da educação
description O estudo analisa os fatores que afetam as desigualdades educacionais entre e dentro de regiões do Brasil. O interesse é, por um lado, em como diferenças nas características das populações afetam resultados educacionais e, por outro, em como peculiaridades regionais implicam distintas respostas educacionais a essas características. Para isso é analisada a população de jovens de 14 a 17 anos em todo o Brasil, a partir de dados da Pnad 2011. Por meio da decomposição da desigualdade entre efeitos de características observadas, respostas a essas características e fatores não explicados na predição da escolaridade conclui-se que as respostas às características são mais importantes que diferenças nas distribuições de características quando o objetivo é explicar desigualdades inter e intrarregionais. Há, portanto, a possibilidade de se reverter uma parte da desigualdade educacional por meio de políticas educacionais que promovam uma convergência na direção das regiões em melhores condições.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5901
url https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5901/5345
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Sociedade e Estado
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Sociedade e Estado
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Sociologia - UnB/SOL
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Sociologia - UnB/SOL
dc.source.none.fl_str_mv Sociedade e Estado; Vol. 29 No. 2 (2014): Dossiê: Gênero e feminismo(s): novas perspectivas teóricas e caminhos sociais; 561-585
Sociedade e Estado; Vol. 29 Núm. 2 (2014): Dossiê: Gênero e feminismo(s): novas perspectivas teóricas e caminhos sociais; 561-585
Sociedade e Estado; v. 29 n. 2 (2014): Dossiê: Gênero e feminismo(s): novas perspectivas teóricas e caminhos sociais; 561-585
1980-5462
0102-6992
reponame:Sociedade e Estado
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Sociedade e Estado
collection Sociedade e Estado
repository.name.fl_str_mv Sociedade e Estado - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv portaldeperiodicos@bce.unb.br||revistasol@unb.br
_version_ 1800211063282597888