Potencial de convergência regional em educação no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
dARK ID: | ark:/51990/0013000004qfb |
Texto Completo: | http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2174 |
Resumo: | Este estudo analisa fatores que afetam as desigualdades educacionais entre e dentro de regiões do Brasil, com foco em determinar como diferenças de características das populações e a forma diferenciada como essas características se distribuem influenciam resultados educacionais em cada região do país. Para isso, é analisada a população de jovens de 14 a 17 anos, em todo o Brasil, a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Por meio da decomposição da desigualdade entre efeitos de atributos observados, respostas observadas a esses atributos e resíduos das regressões lineares de predição da educação, conclui-se que, para explicar desigualdades entre e intrarregionais, as respostas aos atributos são mais importantes que diferenças nas distribuições de atributos. Há, portanto, a possibilidade de se reverter uma parte da desigualdade educacional por meio de políticas educacionais que promovam uma convergência regional na direção das regiões em melhores condições. |
id |
IPEA_c7246fdda0df3dcf3920684ea2f5639d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/2174 |
network_acronym_str |
IPEA |
network_name_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository_id_str |
|
spelling |
Potencial de convergência regional em educação no BrasilTexto para Discussão (TD) 1888: Potencial de convergência regional em educação no BrasilPotential regional convergence in Brazilian educationDesigualdade educacionalResultados educacionaisEstratificação educacionalEste estudo analisa fatores que afetam as desigualdades educacionais entre e dentro de regiões do Brasil, com foco em determinar como diferenças de características das populações e a forma diferenciada como essas características se distribuem influenciam resultados educacionais em cada região do país. Para isso, é analisada a população de jovens de 14 a 17 anos, em todo o Brasil, a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Por meio da decomposição da desigualdade entre efeitos de atributos observados, respostas observadas a esses atributos e resíduos das regressões lineares de predição da educação, conclui-se que, para explicar desigualdades entre e intrarregionais, as respostas aos atributos são mais importantes que diferenças nas distribuições de atributos. Há, portanto, a possibilidade de se reverter uma parte da desigualdade educacional por meio de políticas educacionais que promovam uma convergência regional na direção das regiões em melhores condições.27 p.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2013-11-20T11:48:07Z2013-11-20T11:48:07Z2013-10Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2174ark:/51990/0013000004qfbwww.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, MarceloOliveira, Luis Felipe Batista depor2015-02-13T18:50:26Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/2174Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2015-02-13T18:50:26Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Potencial de convergência regional em educação no Brasil Texto para Discussão (TD) 1888: Potencial de convergência regional em educação no Brasil Potential regional convergence in Brazilian education |
title |
Potencial de convergência regional em educação no Brasil |
spellingShingle |
Potencial de convergência regional em educação no Brasil Medeiros, Marcelo Desigualdade educacional Resultados educacionais Estratificação educacional |
title_short |
Potencial de convergência regional em educação no Brasil |
title_full |
Potencial de convergência regional em educação no Brasil |
title_fullStr |
Potencial de convergência regional em educação no Brasil |
title_full_unstemmed |
Potencial de convergência regional em educação no Brasil |
title_sort |
Potencial de convergência regional em educação no Brasil |
author |
Medeiros, Marcelo |
author_facet |
Medeiros, Marcelo Oliveira, Luis Felipe Batista de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Luis Felipe Batista de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Marcelo Oliveira, Luis Felipe Batista de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desigualdade educacional Resultados educacionais Estratificação educacional |
topic |
Desigualdade educacional Resultados educacionais Estratificação educacional |
description |
Este estudo analisa fatores que afetam as desigualdades educacionais entre e dentro de regiões do Brasil, com foco em determinar como diferenças de características das populações e a forma diferenciada como essas características se distribuem influenciam resultados educacionais em cada região do país. Para isso, é analisada a população de jovens de 14 a 17 anos, em todo o Brasil, a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Por meio da decomposição da desigualdade entre efeitos de atributos observados, respostas observadas a esses atributos e resíduos das regressões lineares de predição da educação, conclui-se que, para explicar desigualdades entre e intrarregionais, as respostas aos atributos são mais importantes que diferenças nas distribuições de atributos. Há, portanto, a possibilidade de se reverter uma parte da desigualdade educacional por meio de políticas educacionais que promovam uma convergência regional na direção das regiões em melhores condições. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-20T11:48:07Z 2013-11-20T11:48:07Z 2013-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Texto para Discussão (TD) |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2174 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/51990/0013000004qfb |
url |
http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2174 |
identifier_str_mv |
ark:/51990/0013000004qfb |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) |
dc.source.none.fl_str_mv |
www.ipea.gov.br reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) instacron:IPEA |
instname_str |
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
instacron_str |
IPEA |
institution |
IPEA |
reponame_str |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
collection |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) |
repository.mail.fl_str_mv |
suporte@ipea.gov.br |
_version_ |
1815173062014795776 |