Potencial de convergência regional em educação no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Marcelo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Oliveira, Luis Felipe Batista de
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
dARK ID: ark:/51990/0013000004qfb
Texto Completo: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2174
Resumo: Este estudo analisa fatores que afetam as desigualdades educacionais entre e dentro de regiões do Brasil, com foco em determinar como diferenças de características das populações e a forma diferenciada como essas características se distribuem influenciam resultados educacionais em cada região do país. Para isso, é analisada a população de jovens de 14 a 17 anos, em todo o Brasil, a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Por meio da decomposição da desigualdade entre efeitos de atributos observados, respostas observadas a esses atributos e resíduos das regressões lineares de predição da educação, conclui-se que, para explicar desigualdades entre e intrarregionais, as respostas aos atributos são mais importantes que diferenças nas distribuições de atributos. Há, portanto, a possibilidade de se reverter uma parte da desigualdade educacional por meio de políticas educacionais que promovam uma convergência regional na direção das regiões em melhores condições.
id IPEA_c7246fdda0df3dcf3920684ea2f5639d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipea.gov.br:11058/2174
network_acronym_str IPEA
network_name_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository_id_str
spelling Potencial de convergência regional em educação no BrasilTexto para Discussão (TD) 1888: Potencial de convergência regional em educação no BrasilPotential regional convergence in Brazilian educationDesigualdade educacionalResultados educacionaisEstratificação educacionalEste estudo analisa fatores que afetam as desigualdades educacionais entre e dentro de regiões do Brasil, com foco em determinar como diferenças de características das populações e a forma diferenciada como essas características se distribuem influenciam resultados educacionais em cada região do país. Para isso, é analisada a população de jovens de 14 a 17 anos, em todo o Brasil, a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Por meio da decomposição da desigualdade entre efeitos de atributos observados, respostas observadas a esses atributos e resíduos das regressões lineares de predição da educação, conclui-se que, para explicar desigualdades entre e intrarregionais, as respostas aos atributos são mais importantes que diferenças nas distribuições de atributos. Há, portanto, a possibilidade de se reverter uma parte da desigualdade educacional por meio de políticas educacionais que promovam uma convergência regional na direção das regiões em melhores condições.27 p.Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)2013-11-20T11:48:07Z2013-11-20T11:48:07Z2013-10Texto para Discussão (TD)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2174ark:/51990/0013000004qfbwww.ipea.gov.brreponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)instacron:IPEABrasilInstituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)É permitida a reprodução deste texto e dos dados nele contidos, desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas.info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, MarceloOliveira, Luis Felipe Batista depor2015-02-13T18:50:26Zoai:repositorio.ipea.gov.br:11058/2174Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ipea.gov.br/oai/requestsuporte@ipea.gov.bropendoar:2015-02-13T18:50:26Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)false
dc.title.none.fl_str_mv Potencial de convergência regional em educação no Brasil
Texto para Discussão (TD) 1888: Potencial de convergência regional em educação no Brasil
Potential regional convergence in Brazilian education
title Potencial de convergência regional em educação no Brasil
spellingShingle Potencial de convergência regional em educação no Brasil
Medeiros, Marcelo
Desigualdade educacional
Resultados educacionais
Estratificação educacional
title_short Potencial de convergência regional em educação no Brasil
title_full Potencial de convergência regional em educação no Brasil
title_fullStr Potencial de convergência regional em educação no Brasil
title_full_unstemmed Potencial de convergência regional em educação no Brasil
title_sort Potencial de convergência regional em educação no Brasil
author Medeiros, Marcelo
author_facet Medeiros, Marcelo
Oliveira, Luis Felipe Batista de
author_role author
author2 Oliveira, Luis Felipe Batista de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Marcelo
Oliveira, Luis Felipe Batista de
dc.subject.por.fl_str_mv Desigualdade educacional
Resultados educacionais
Estratificação educacional
topic Desigualdade educacional
Resultados educacionais
Estratificação educacional
description Este estudo analisa fatores que afetam as desigualdades educacionais entre e dentro de regiões do Brasil, com foco em determinar como diferenças de características das populações e a forma diferenciada como essas características se distribuem influenciam resultados educacionais em cada região do país. Para isso, é analisada a população de jovens de 14 a 17 anos, em todo o Brasil, a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Por meio da decomposição da desigualdade entre efeitos de atributos observados, respostas observadas a esses atributos e resíduos das regressões lineares de predição da educação, conclui-se que, para explicar desigualdades entre e intrarregionais, as respostas aos atributos são mais importantes que diferenças nas distribuições de atributos. Há, portanto, a possibilidade de se reverter uma parte da desigualdade educacional por meio de políticas educacionais que promovam uma convergência regional na direção das regiões em melhores condições.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-20T11:48:07Z
2013-11-20T11:48:07Z
2013-10
dc.type.driver.fl_str_mv Texto para Discussão (TD)
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2174
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/51990/0013000004qfb
url http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2174
identifier_str_mv ark:/51990/0013000004qfb
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)
dc.source.none.fl_str_mv www.ipea.gov.br
reponame:Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
instname:Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron:IPEA
instname_str Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
instacron_str IPEA
institution IPEA
reponame_str Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
collection Repositório Institucional da IPEA (RCIpea)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da IPEA (RCIpea) - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)
repository.mail.fl_str_mv suporte@ipea.gov.br
_version_ 1815173062014795776